sexta-feira, 5 de maio de 2017

O que a língua portuguesa significa para você?

Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura é celebrado nesta sexta-feira, 5 de maio; idioma tem mais de 260 milhões de falantes ao redor do mundo; ONU News conversou com pessoas de todos países onde o português é língua oficial.
Bandeiras dos países de língua portuguesa. Foto: Cplp.
ONU News em Nova Iorque.*

Mais de 260 milhões de pessoas ao redor do mundo celebram nesta quinta-feira, 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura.

Para marcar a data, a ONU News perguntou a pessoas de vários países, onde se fala o português, o que a língua significa para elas.

Fator de união

"Eu sou Xavier Rosa, de Angola. A língua portuguesa para mim significa um fator de união, principalmente para seus falantes. É uma língua muito importante, contribuiu para a nossa coesão, união e coesão entre os falantes da mesma. A sua importância é estratégica porque hoje se repararmos a língua portuguesa, além de elemento de comunicação entre os seus falantes, também já é um instrumento de trabalho em várias organizações."

Raul Cabral, da Guiné-Bissau, também acredita que o idioma una as "diferentes culturas que existem pelo mundo afora" em países onde se fala o português.

"Eu acho que o português é, se calhar, das poucas línguas onde pode-se dizer que existe quer na África, quer na Ásia, na América Latina, na Europa. E é uma língua que hoje não pertence a X ou Y num país, mas pertence a todos. Eu diria que, em muitos casos, é a união dos povos e de culturas."

Migrante

A brasileira Sandra Guy falou da importância da língua em sua experiência vivendo fora do Brasil.

"A língua portuguesa para mim representa tudo porque eu estou vivendo nos Estados Unidos há mais de 30 anos. A língua através da música, da leitura, me liga ao meus país. Eu tenho a oportunidade de conversar com estrangeiros aqui que amam a língua portuguesa, que querem falar comigo em português… Então, fica essa troca de experiências também com os nossos irmãos da África. A gente assim morando fora fica assim uma irmandade, então, a língua é tudo para a gente."

Emoção

A portuguesa Ana Carmo também vive nos Estados Unidos. Ela falou à ONU News sobre a emoção e sonoridade que afirmou estarem presentes no idioma.

"Para mim, a língua portuguesa significa uma certa complexidade porque expressar-me na língua portuguesa é bem diferente, por exemplo, do que falar em inglês, em vivo em Nova Iorque e trabalho em inglês. Para mim, é muito diferente escrever em português do que escrever em inglês porque tem muito mais emoção, eu acho, na língua portuguesa e tenho muito mais facilidade em expressar os meus sentimentos e acho que as palavras têm uma sonoridade bem bonita."

A ONU News conversou com falantes de todos os países de língua portuguesa e os depoimentos estarão disponíveis nesta sexta-feira.

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Cplp, comemora a data na sede das Nações Unidas na próxima semana.

*Apresentação: Laura Gelbert.

Nenhum comentário: