PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 7 de março de 2017

Questão de História - PUC-RIO 2000 - Para muitos brasileiros que vivenciaram o período regencial (1831-1840)

PUC-RIO 2000 - Para muitos brasileiros que vivenciaram o período regencial (1831-1840), aquele foi um tempo de impasses, mudanças e rebeliões. Sobre esse período, é correto afirmar que:
I - a renúncia inesperada do Imperador D. Pedro I levou à nomeação de uma regência trina e à implantação, em caráter provisório, de um governo republicano.
II - a antecipação da maioridade de D. Pedro II, em 1840, garantiu o restabelecimento da ordem monárquica e a pacificação de todas as revoltas que ameaçavam a integridade territorial do Império.
III - houve uma série de revoltas envolvendo desde elementos das tropas regulares até escravos, destacando-se, entre elas, a Farroupilha, a Cabanagem e a Revolta dos Malês.
IV - a ausência provisória da autoridade monárquica estimulou a proliferação de projetos políticos destinados à reorganização do Estado imperial.
Assinale a alternativa:
(A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
(B) se somente a afirmativa I estiver correta.
(C) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
(D) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Resposta: letra D.

A alternativa correta é a letra D. Nas afirmativas III e IV encontram-se aspectos centrais do período regencial brasileiro: a vacância provisória da autoridade monárquica, a proliferação de projetos de reorganização do Estado e a ocorrência de diversas revoltas sociais e políticas. A afirmativa I está incorreta pois não se pode caracterizar o período regencial como um momento de implantação do governo republicano. A menoridade do Imperador menino D. Pedro II o impossibilitava, interinamente de assumir a chefia do poder executivo imperial. A afirmativa 2 está incorreta pois houve a continuidade de determinadas revoltas mesmo após a antecipação da maioridade – a Farroupilha e a Balaiada, por exemplo. Além disso, outras rebeliões eclodiram, como as Revoltas Liberais, 1842, e a Revolta Praieira em 1848.

Nenhum comentário: