terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Aprenda a Fazer um Bingo Geográfico dos Estados Brasileiros

SÉRIES: 5ª e 6ª
Objetivo: Trabalhar com as direções cardeais e colaterais; configuração dos estados brasileiros.
Aplicação: após o conteúdo 

Desenvolvimento:
1) Pedir para os alunos desenhar em um pedaço de papel seda ou plástico transparente a rosa-dos-ventos, com os pontos cardeais e colaterais. Fixar a rosa-dos-ventos em cima do mapa político do Brasil (ambos deve ter o mesmo tamanho, sugere-se o folha A4)


2) Montar as cartelas (16 quadradinhos cada cartela)
3) Colocar o nome do estados Brasileiros no quadro com sua sigla e pedir para os alunos montar sua própria cartela, eles deverão escolher 15 estados e reservar um quadradinho com a palavra bingo (conforme imagem modelo). Aqui também o professor pode entregar as cartelas prontas com os estados definidos só que tem que ser uma diferente da outra.
4) Preparar uma dica para cada estado (veja a abaixo as dicas deste jogo).
5) Escrever as dicas em um pedaço de papel e colocar dentro de uma sacola, para serem sorteadas e cantadas conforme um bingo normal. Para identificar as dicas, o aluno deverá posicionar a sua rosa-dos-ventos no mapa do Brasil, reconhecendo as direções cardeais e colaterais.
6) Aqui você deverá definir como será a sequência de ganhadores. Quem marcar uma coluna.... cartela cheia... etc.

Dicas:
1 – Sul de SC (RS)
2 – norte do RS (SC)
3 – sudeste do MS (PR)
4 – sul do MT (MS)
5 – oeste e noroeste de GO (MT)
6 – sul de TO (GO)
7 – norte e nordeste do PR (SP)
8 – Norte e nordeste de SP (MG)
9 - sudeste de MG (RJ|)
10 – Nordeste do RJ (ES)
11 – oeste do PI (MA)
12 – norte de GO (TO)
13 – nordeste de GO (BA)
14 – leste do MA (PI)
15 – nordeste do PI (CE)
16 – leste do CE (RN)
17 – sul do RN (PB)
18 – sul da PB (PE)
19 – sul de PE (AL)
20 – sul de AL (SE)
21 – noroeste do MA (PA)
22 – Norte do PA (AP)
23 – oeste do PA (AM)
24 – norte do AM (RR)
25 – sudoeste do AM (AC)
26 – sul do AM (RO)

Fonte: Blog - Ensino de Geografia - Reflexão Teórica e Didática.

Nenhum comentário: