sábado, 28 de janeiro de 2017

UERJ 2013 - A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica


A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica.
O principal fator locacional que explica a posição do Dairy Belt é a presença de:
(A) sistema universitário desenvolvido
(B) mercado consumidor urbano expressivo
(C) rede de transporte propícia à exportação
(D) topografia plana favorável à mecanização

Alternativa correta: (B)

Comentário da questão:
No capitalismo, a localização de uma determinada atividade econômica é essencial para a viabilidade do processo de reprodução ampliada do capital. No caso da agricultura empresarial norte-americana, essa afirmativa é particularmente verdadeira e, por isso, a especialização espacial sempre foi um de seus atributos mais marcantes, ainda que hoje essa característica não seja mais tão acentuada quanto o foi no passado. O Dairy Belt, ou cinturão dos laticínios, está localizado no nordeste dos Estados Unidos. Considerando-se o caráter perecível desse tipo de produto e os altos custos de transporte e estocagem resultantes dessa condição, o fator locacional mais importante para essa atividade é a proximidade do mercado consumidor. Como o nordeste estadunidense reúne a maior concentração de aglomerações urbanas do país, inclusive duas megalópoles – uma de Boston a Washington e outra de Chicago a Pittsburg –, é compreensível o grande número de fazendeiros dedicados à pecuária leiteira nessa porção do país, como demonstra o mapa.

Nenhum comentário: