sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

SEDUC-CE - Questão 58 - A globalização não é apenas um fenômeno econômico

A globalização não é apenas um fenômeno econômico, ela é responsável pela transformação do espaço e do tempo, não sendo um processo único, mas uma mistura complexa de processos, que frequentemente atuam de maneira contraditória, produzindo conflitos, disjunções e novas formas de estratificação. Anthony Giddens. Para além da esquerda e da direita: o futuro da política radical. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996, p. 13 (com adaptações). Em face do fragmento de texto acima, é correto afirmar que a globalização, no que diz respeito à relação espaço e tempo, 
A) representa, primordialmente, mudanças superestruturais, uma vez que se constroem novos laços de reflexividade social. 
B) é um processo que produz a homogeneidade do sistema mundial ao estabilizar tradições. 
C) é um fenômeno social contraditório que, a despeito de ocorrer em escala planetária, atua na conservação da estrutura hierárquica piramidal da sociedade capitalista. 
D) promove transformações em esferas locais e pessoais, e não apenas mudanças infraestruturais. E gera a manutenção da estratificação social, evidenciando processos complexos e construídos por meio de disfunções estruturais.

Resposta: Letra D.

Nenhum comentário: