PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Verão 2014 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Verão 2014 - Os morcegos estão entre os mamíferos mais especializados que existem atualmente. São os únicos com a capacidade do voo verdadeiro, possuem um sistema de ecolocalização altamente desenvolvido. Esses morcegos geram sons em altas frequências (ultrassons) pela laringe e os emitem através do nariz ou da boca aberta. Esses sons variam entre frequências de 14.000 até 100.000 hertz (Hz). As vocalizações emitidas pelos microquirópteros forma um amplo feixe de som que é utilizado para escanear o ambiente de forma semelhante a um radar militar. 

(Adaptado de: http://historiasnaturais.wordpress.com/2013/05/ 26/bat-sinal/#more-437) 

Analisando o texto acima e relacionando-o com o Sensoriamento Remoto, leia as afirmativas abaixo. 
I- O radar, através de seu sensor, emite um fluxo de radiação em determinada faixa espectral que interage com os alvos na superfície da Terra e a parte que é refletida é, então, captada por ele. 
II- Se o sistema sensor possui uma fonte de radiação, isto é, não depende de uma fonte externa para irradiar o alvo, ele é chamado de ativo. 
III- Os sensores do tipo radar, por produzirem uma fonte de energia própria na região de micro-ondas, podem obter imagens tanto durante o dia como à noite e em qualquer condição meteorológica. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa I está correta. 
b) Somente a afirmativa III está correta. 
c) Todas as afirmativas estão corretas. 
d) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
e) Somente a afirmativa II está correta.

Questão 02 - UNISC / Verão 2014 - O aquecimento da superfície da Terra controla o aquecimento do ar sobrejacente. Portanto, para entender variações nas temperaturas do ar, deve-se examinar as propriedades das várias superfícies, que refletem e absorvem energia solar em quantidades diferentes. O quadro abaixo mostra que as variações nas amplitudes médias anuais de temperatura são consideravelmente menores no Hemisfério Sul que no Hemisfério Norte

Sobre as diferenças nas amplitudes médias anuais da temperatura podemos dizer que I- As localidades longe da costa, embora situadas praticamente à mesma latitude, ostentam curvas com amplitudes muito maiores que as litorâneas. Essa influência é chamada efeito de continentalidade. II- O Hemisfério Norte é coberto, aproximadamente por 61% de água; a terra ocupa os outros 39%. O Hemisfério Sul tem apenas 19% de terra, com 81% de água. Logo, o mar atua como um regulador da temperatura do ar, tendendo a suavizar as flutuações e, portanto, a reduzir a sua amplitude anual. III- A amplitude térmica é a soma da temperatura máxima do ar com a temperatura mínima do ar dividida por dois. Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Questão 03 - UNISC / Verão 2014 -  Apesar do final de semana de clima nada atraente, com chuva, vale o registro de que a primavera começa às 17h44min deste domingo (22/09/2013). Após um inverno com três ocorrências de neve e temperatura abaixo da média, a próxima estação chega com características mais amenas, típicas de um período de transição entre épocas de extremos no ano. Em outubro, as mínimas devem ficar acima do normal.

(Adaptado de http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/09/ cinco-coisas-que-voce-deve-saber-sobre-a-primavera-quecomeca-neste-domingo-4276702.html)

Podemos dizer, de forma correta, que a partir do início da primavera temos a ocorrência do __________, onde,__________ficam cada vez mais__________e __________mais __________.
A sequência correta de preenchimento das lacunas, respectivamente, é
a) solstício, as noites, longas, os dias, curtos.
b) equinócio, as noites, curtas, os dias, longos.
c) solstício, os dias, curtos, as noites, longas.
d) equinócio, os dias, longos, as noites, curtas.
e) solstício, as noites, curtas, os dias, longos.

Questão 04 - UNISC / Verão 2014 -  A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de Filosofia 2016, que acontecerão no Brasil, deram início a uma série de projetos de revitalização direcionados a determinadas zonas urbanas em cidades como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM). Um dos possíveis efeitos disto diz respeito ao enobrecimento dessas zonas por meio da especulação imobiliária que ocasionará, em muitos casos, a valorização de terrenos, casas e apartamentos. Consequentemente, poderá haver uma transformação, pautada em condições econômicas, no perfil das pessoas que passarão a viver e a consumir serviços em tais áreas. Qual alternativa apresenta o nome deste processo?
a) Conurbação.
b) Macrocefalia urbana.
c) Gentrificação.
d) Verticalização.
e) Urbanização

Questão 05 - UNISC / Verão 2014 - Em relação ao conceito de “cidade global”, assinale a alternativa incorreta.
a) O número de habitantes nas cidades globais, necessariamente, é igual ou superior a 10 milhões.
b) As cidades globais são classificadas e distribuídas, ao menos, em três grupos: ‘Alfa’, ‘Beta’e ‘Gama’.
c) São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de cidades globais. d) As cidades globais também podem ser chamadas de cidades Alfa ou de centros mundiais.
e) As mais de 50 cidades globais formam uma rede que abrange todos os continentes, exceto a Antártica.

Questão 06 - UNISC / Verão 2014 - Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I- A agricultura de subsistência é caracterizada pelo baixo investimento em recursos técnicos e pela baixa produção. Ela é praticada em pequenas propriedades rurais e visa a contemplar as necessidades do agricultor e de sua família.
II- A agricultura de produção progressiva é praticada em pequenas e médias propriedades. Frequentemente é desenvolvida pelo proprietário da terra e por sua família. A produtividade inicia baixa e vai se tornando alta em função do investimento em novas técnicas de plantio.
III- O plantation é caracterizado por ser praticado em grandes latifúndios que visam a exportar um determinado tipo de cultura. Historicamente é caracterizado pelo trabalho escravo ou pela baixa remuneração dos agricultores que trabalham para os donos dos latifúndios.
Nos dias de hoje ainda é praticado, especialmente, em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - ANULADA
04 - C
05 - A
06 - C

Nenhum comentário: