PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Verão 2012 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Verão 2012 - Moradores de Maringá sentiram um tremor na manhã de sexta-feira, 2 de setembro de 2011, por volta das 11h, reflexo do terremoto de 6,7 graus na escala Richter que atingiu a região de Santiago Del Estero, no Norte da Argentina, a cerca de 1.550 Km de Maringá, ao Norte do Paraná, conforme mapa abaixo. Esta distância é representada no mapa por 4 cm. Determine a escala dessa representação. 
a) 1 : 6.200 
b) 1 : 62.000 
c) 1 : 387.500 
d) 1 : 620.000 
e) 1 : 38.750.000

Questão 02 - UNISC / Verão 2012 - Um congresso internacional, com sede em Tübingen, uma pequena cidade do estado de BadenWürttemberg, na Alemanha, realizou uma videoconferência online com início às 20h do dia 12 de outubro de 2011. Sabendo-se que a cidade de Santa Cruz do Sul-RS fica a 60º W de Tübingen, e que entre 27 de março e 30 de outubro a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que a videoconferência começou a ser transmitida em tempo real, em Santa Cruz do Sul-RS, às:
a) 11h.
b) 15h.
c) 12h.
d) 16h.
e) 18h.

Questão 03 - UNISC / Verão 2012 - O domínio dos planaltos de araucárias apresenta, como clima predominante, o __________________. As chuvas ocorrem durante o ano todo; durante o verão, são provocadas pela massa de ar Tropical Atlântica. No inverno, é frequente a penetração da massa Polar Atlântica, ocasionando__________________, precipitação causada pelo encontro da massa quente (mTa) com a fria (mPa). Os índices pluviométricos variam de 1.250 a 2.000 mm anuais. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
a)tropical úmido; chuvas convectivas.
b)subtropical úmido; chuvas orográficas.
c)tropical seco-úmido; chuvas de relevo.
d)subtropical úmido; chuvas frontais.
e) equatorial úmido; chuvas térmicas.

Questão 04 - UNISC / Verão 2012 - Geopolítica: “Pela primeira vez desde 1880, os países ricos representam menos de 50% da produção mundial e o centro da gravidade da economia global toma o rumo sul”. (Carta na Escola, nº 39, setembro de 2009). Um dos movimentos geopolíticos atuais e que dá sentido à afirmação acima refere-se aos BRICs.

De acordo com o texto e com o gráfico, assinale a alternativa incorreta a respeito dos BRICs.
a) É o conjunto dos países chamados emergentes que vêm apresentando crescimento econômico significativo nestes últimos anos.
b) É formado por Índia, Rússia, China e Brasil, países dotados de grande população e extensão territorial, mais a África do Sul, que se associou ao grupo recentemente.
c) Os países que os constituem possuem, em comum, disponibilidade de recursos naturais, atração de investimentos e forte mercado consumidor.
d) Trata-se de um novo Bloco Político-Econômico de poder, que atualmente supera os países ditos desenvolvidos no contexto econômico mundial.
e) Constituem um rearranjo da geopolítica, em que os países que os integram reivindicam maior influência e uma realocação de suas posições no plano mundial, tanto sob a perspectiva econômica quanto na perspectiva política.

Questão 05 - UNISC / Verão 2012 - Observe a tabela abaixo referente às maiores aglomerações urbanas do mundo nos respectivos períodos. As 10 maiores aglomerações urbanas do mundo Populações das áreas metropolitanas, em milhões de habitantes.

Considere as seguintes afirmativas:
I- Em 1950, as maiores aglomerações urbanas do mundo ficavam concentradas em países desenvolvidos. Hoje, cada vez mais, elas se localizam em países em desenvolvimento.
II- Metrópoles desenvolvidas como Tóquio, Nova York e Paris apresentaram crescimento populacional em todos os anos indicados.
III- Megacidades são cidades ou áreas metropolitanas com mais de 10 milhões de habitantes. O aumento do número de cidades nessas condições, no período analisado, é inexpressivo no contexto global.
IV- Entre as cidades que apresentaram crescimento significativo no período analisado, estão Cidade do México, Mumbai e São Paulo.
V- Atualmente, parcela significativa das aglomerações urbanas mundiais está localizada no continente europeu.
Assinale a alternativa que contém somente as afirmativas corretas.
a) I, II, III.
b) I, III, V.
c) II e V.
d) III e IV.
e) I e IV.

Questão 06 - UNISC / Verão 2012 - O Brasil possui diversas regionalizações no seu território. Observe os mapas I, II, III e IV abaixo:

Respectivamente, os mapas acima representam as seguintes regionalizações:
a) administrativa – geoeconômica – domínios morfoclimáticos – bacias hidrográficas.
b) geoeconômica – bacias hidrográficas – administrativa – domínios morfoclimáticos.
c) domínios morfoclimáticos – administrativa – bacias hidrográficas – geoeconômica.
d) bacias hidrográficas – domínios morfoclimáticos – geoeconômica – administrativa.
e) geoeconômica – domínios morfoclimáticos – administrativa – bacias hidrográficas.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - D
04 - D
05 - E
06 - B

Nenhum comentário: