PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Verão 2010 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Verão 2010 - O Airbus 330-200 da Air France, que fazia o voo 447 do Rio de Janeiro para Paris, desapareceu dos radares na madrugada de segunda-feira (01/06/2009). O último contato do voo da Air France foi a 1020km de Natal e 780km de Fernando de Noronha, no Oceano Atlântico. (ÉPOCA, Acidente de Avião, Voo 447. Disponível em: http://colunas.epoca.globo.com/ acidentedeaviao-voo447/. Acesso em 21 set. 2009). Estas distâncias são representadas no mapa, respectivamente, por 10,2cm e 7,8cm. Sabendo-se que o mapa é uma redução do espaço real, determine a escala dessa representação. 
a) 1:1.000 
b) 1:10.000 
c) 1:100.000
d) 1:1.000.000 
e) 1:10.000.000

Questão 02 - UNISC / Verão 2010 - Observando o mapa abaixo, pode-se afirmar que se trata de uma representação da cartografia temática do tipo
a) quantitativa.
b)topográfica.
c) qualitativa.
d) orográfica.
e) anamorfose.

Questão 03 - UNISC / Verão 2010 - Leia a fábula abaixo.

O LOBO E O CORDEIRO
Na água limpa de um regato,
matava a sede um cordeiro,
quando, saindo do mato,
veio um lobo carniceiro.

Tinha a barriga vazia,
não comera o dia inteiro.
– Como tu ousas sujar a água que estou bebendo?
– rosnou o Lobo a antegozar
o almoço. - Fica sabendo
que caro vais me pagar!

– Senhor - falou o Cordeiro -
encareço a Vossa Alteza
que me desculpeis mas acho
que vos enganais: bebendo,
quase dez braças abaixo
de vós, nesta correnteza,
não posso sujar-vos a água...

Fonte: Tradução e adaptação: Ferreira Gullar. La Fontaine - Fábulas, Rio de Janeiro: Revan. Segundo a fábula e relacionando-a à dinâmica dos rios, identifique a resposta certa:
a) O Cordeiro estava bebendo água no rio a jusante do Lobo.
b)Jusante é tudo que está acima do ponto de referência e em direção a nascente do rio.
c) O Cordeiro estava bebendo água do rio a montante do Lobo.
d) O Lobo estava a jusante do Cordeiro.
e) Montante é tudo que está abaixo do ponto de referência e em direção à foz do rio.

Questão 04 - UNISC / Verão 2010 - Em relação a alguns indicadores demográficos de uma dada população, assinale a alternativa correta.
a) A taxa de crescimento vegetativo é calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, em um período determinado. b) A taxa de mortalidade corresponde à somatória da taxa de mortalidade infantil e dos índices gerais de mortalidade.
c) A taxa de natalidade corresponde à somatória da taxa de fecundidade e da taxa de crescimento demográfico.
d) A taxa de expectativa de vida é medida pelo número total de anos que um indivíduo adulto pode viver.
e) Ataxa de fecundidade corresponde ao número total de filhos por grupo de cada 100 mulheres.

Questão 05 - UNISC / Verão 2010 - Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I- Em relação ao processo de urbanização do espaço geográfico brasileiro, pode-se dizer que, até o século XIX, o país não apresentava um processo de urbanização, mas, basicamente, a criação de cidades subordinadas à dinâmica econômica colonial da agricultura comercial e da exploração mineral, com fracas relações espaciais entre os lugares.
II- A partir da década de 1920, com o crescimento industrial e a modernização da agricultura, tem-se uma urbanização crescente no conjunto do território.
III- No presente, a rede urbana brasileira apresenta a cidade de São Paulo como principal metrópole nacional. Esta, além de manter a primazia de sua função industrial, assume, também, a função de metrópole informacional.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 06 - UNISC / Verão 2010 - O processo de globalização da economia trouxe consigo a integração seletiva de lugares e de países através da constituição de um conjunto variado de blocos e agrupamentos regionais. A esse respeito, é incorreto afirmar que
a) tais organizações regionais podem ser classificadas, basicamente, como áreas ou zonas de livre comércio, uniões aduaneiras, mercados comuns, e uniões econômicas e monetárias.
b) de modo geral, os países participantes de blocos econômicos têm buscado principalmente acordos regionais para facilitar o fluxo de capitais, serviços e de mercadorias, enquanto a livre circulação de pessoas tem ficado em segundo plano.
c) a união aduaneira, além de proporcionar a abertura de mercados inteiros, também regulamenta o comércio dos países-membros com nações externas ao bloco. Já o mercado comum garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.
d) um dos mais recentes agrupamentos regionais criados é a UNASUL (União das Nações Sul-Americanas), cujos principais objetivos dizem respeito à coordenação política, econômica e social entre os 12 países que a integram, sob a liderança do Brasil.
e) a União Europeia, criada em 1993, é uma zona de livre comércio, com uma política comercial comum, sob a liderança da Inglaterra.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - A
04 - A
05 - C
06 - E

Nenhum comentário: