PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Verão 2009 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Verão 2009 - De acordo com dados do IBGE, menos de 10% da área territorial brasileira é ocupada por lavouras. Esse dado revela que 
a) a modernização conservadora pela qual passou o campo ainda não atingiu todo o território nacional. 
b) diminui a concentração de terras e, portanto, aumenta a produção dos agricultores familiares. 
c) cai o padrão de utilização das terras que, historicamente, sempre foram dedicadas à pecuária. 
d) possivelmente, nos próximos anos, a área dedicada à lavoura deverá triplicar.
e) a existência de grande porcentagem de áreas improdutivas está relacionada à estrutura fundiária concentradora.

Questão 02 - UNISC / Verão 2009 - Um dos traços marcantes do atual período histórico da humanidade é o papel fundamental da informação, atrelada à ciência e à tecnologia. A respeito desse assunto, considere as seguintes afirmativas:
I- A utilização cada vez maior das tecnologias de informação modernas pela sociedade vem sistematicamente extinguindo a manipulação da informação por grupos dominantes com interesses políticos e comerciais, entre outros.
II- No mundo atual, a informação antecede à ação, exercendo papel de destaque nas decisões dos indivíduos, até mesmo no seu cotidiano.
III- O uso das tecnologias de informação modernas vem, de forma geral, reduzindo o tempo necessário para se tomar conhecimento de um fato histórico.
IV- O acesso à informação, por meio das tecnologias modernas, como a Internet, vem provocando uma homogeneização das sociedades em escala mundial, independentemente do nível social e cultural, anulando as tradições de povos adquiridas ao longo dos séculos. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão incorretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 03 - UNISC / Verão 2009 - A América Latina está se tornando uma das regiões mais urbanizadas do planeta. Baseando-se nessa afirmação, o processo de ocupação urbana, apresenta, entre suas características
a) forma difusa, que acompanha o lento êxodo rural, assinalada por uma rede urbana de pequenas cidades.
b) crescimento acelerado, particularmente após a Segunda Guerra Mundial, e forma concentrada em uma rede urbana marcada pela presença de grandes cidades.
c) estrutura homogênea, formando rede de cidades médias conectadas ao desenvolvimento de atividades rurais e mineradoras.
d) função administrativa e portuária, constituindo uma rede litorânea de cidades como suporte das atividades de importação de bens.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Questão 04 - UNISC / Verão 2009 - Responda à questão com base na figura abaixo, que representa, esquematicamente, uma bacia hidrográfica.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação adequada entre os elementos representados na figura e na numeração de 1 a 6.
a) O rio (3) é um afluente da margem esquerda do curso d´água principal, no qual conflui a jusante do curtume (2).
b)A cidade (1) está a leste da nascente (4), distando mais de 40 km da foz (5).
c) O curtume (2) está junto ao rio, a montante da cidade (1), que, por sua vez, está a nordeste da foz do rio principal (5). d)Alinha tracejada (6) representa o divisor de águas, e a bacia tem orientação geral norte-sul.
e) Entre a cidade (1) e a foz (5), o rio principal apresenta meandros, que se formam onde a declividade do rio aumenta.

Questão 05 - UNISC / Verão 2009 - A Lei n° 11.662, de 24/04/2008, modificou a definição oficial dos fusos horários do Brasil. Sobre esta nova definição oficial dos Fusos Horários no Brasil, é incorreto afirmar que
a) o horário de Brasília (horário oficial brasileiro) continua -3 horas em relação à hora GMT (Greenwich Meridian Time). b) em virtude da sua grande extensão territorial, em vez de quatro fusos, o Brasil passa a ter 5 fusos horários oficiais.
c) a mudança atingiu municípios nos Estados do Acre, Amazonas e Pará.
d) a lei reduziu em uma hora a diferença entre o Acre em relação ao horário de Brasília.
e) o território brasileiro, em função da posição a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), contará, oficialmente, com o fuso -2, fuso -3 e fuso -4.

Questão 06 - UNISC / Verão 2009 - O ano de 2008 foi marcado pela redescoberta das riquezas do subsolo no Brasil, ligadas às reservas de petróleo da camada pré-sal (uma área da costa brasileira de 800 quilômetros, a qual se estende do Espírito Santo a Santa Catarina), que deu início a uma batalha, entre União, Estados e municípios, pela compensação financeira paga pelas empresas exploradoras. Quanto à gênese, à extração e ao aproveitamento desse recurso energético, é correto afirmar que
a) essa descoberta comprova que o petróleo é um recurso energético renovável a curto prazo, em razão da sua constante formação geológica.
b) a extração e o aproveitamento do petróleo são atividades não-poluentes, dada sua origem natural. c) a exploração de petróleo é realizada em áreas marinhas, onde também ocorreu a sua gênese pelo acúmulo de sedimentos originados de rochas cristalinas.
d) a gênese do petróleo está ligada ao soterramento de grandes florestas em eras geológicas passadas. e) o petróleo é um recurso não-renovável no tempo histórico, explorado em áreas continentais ou em áreas submarinas.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - B
04 - C
05 - B
06 -  E

Nenhum comentário: