PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Verão 2007 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Verão 2007 - Segundo AB'SABER (1975), podemos conceituar domínio morfoclimático como “um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial, de centenas de milhares 2 a milhões de Km de área, onde existam semelhanças de formas de relevo, tipos de solos, formações vegetais e condições climático-hidrológicas”. Considerando esse conceito, assinale a alternativa que apresenta somente exemplos de domínios morfoclimáticos do Brasil: 
a) Floresta Amazônica, Florestas Costeiras, Pantanal Matogrossense, Pradarias e Coxilhas Mistas, Planaltos de Araucárias e Mata Subtropical. 
b) Pradarias e Coxilhas Mistas, Planaltos de Araucárias e Mata Subtropical, Taiga, Tundra e Desertos. 
c) Tundra, Planaltos de Araucárias e Mata Subtropical, Taiga, Florestas Costeiras e Floresta Amazônica. 
d) Planaltos de Araucárias e Mata Subtropical, Pantanal Mato-grossense, Pradarias e Coxilhas Mistas, Desertos e Tundra. 
e) Tundra, Taiga, Floresta Amazônica, Florestas Costeiras e Pantanal Mato-grossense.

Questão 02 - UNISC / Verão 2007 - Observando a tabela abaixo, assinale a alternativa que, incorretamente, analisa as características do processo de urbanização que ocorre no Brasil.

a) A década de 60 marcou o momento de inversão de país eminentemente rural para urbano. Essa tendência prosseguiu até o final do século XX, alcançando, em 2000, 81,3%, o que torna o país um dos mais urbanizados do mundo. 
b) O processo de urbanização da sociedade brasileira é indissociável do avanço da industrialização que ocorreu no país, especialmente a partir dos anos 1950, quando as grandes aglomerações urbanas se tornaram atrativas para um contingente cada vez maior de migrantes, em função do aumento de demanda de força de trabalho por parte das atividades produtivas. 
c) Nos anos 70, ocorreu, no Brasil, um avanço do processo de metropolização no crescimento relativamente veloz das cidades com mais de um milhão de habitantes, estabelecendo, assim, o topo da hierarquia urbana nacional - aqueles espaços urbanos que apresentam a maior oferta de bens e serviços no país, possuindo, dessa maneira, vastas áreas de influência sobre o território. 
d) A urbanização e o êxodo rural ganharam novo ímpeto nos anos 90, em virtude do grande crescimento econômico do país no período e da ampla e difusa modernização da agricultura, poupadora de mão-de-obra no campo. 
e) Todas as alternativas estão incorretas.

Questão 03 - UNISC / Verão 2007 - De acordo com informações do Ministério da Previdência Social (MPS) e da Secretaria de Previdência Social (SPS, 2004), “O aumento do percentual de idosos na população total (...) ocorreu em todas as regiões do País. A região onde há maior quantidade de idosos é a Sudeste, com 9,3%, e a Região Norte concentra o menor contingente, da ordem de 5,5%”. Baseando-se nessas informações e observando a figura abaixo, qual será o título correto para este gráfico?

a) Participação das mulheres idosas no total da população do Brasil (1991-2000). 
b) Participação dos jovens no total da população, por regiões do Brasil (1991-2000). 
c) Participação dos idosos no total da população, por regiões do Brasil (1991-2000). 
d) Participação da população economicamente ativa, por regiões (1991-2000). 
e) Participação de mulheres e homens no total da população, por regiões (1991-2000).

Questão 04 - UNISC / Verão 2007 - No III Congresso sobre a Imigração na Espanha (Granada, 2002), debatiam-se alternativas para evitar um dos principais problemas enfrentados pelas populações migrantes no mundo, em especial, na União Européia. Este problema é, descrito neste fragmento de texto: “... é um dosprejuízoscomoomedo, oódio, a fobia eorechaço contra os estrangeiros, ou, em geral, contra os grupos étnicos diferentes, ou contra pessoas cuja fisionomia social e cultural se desconhece. Na última década do século XX se manifestou muito agressivamente em todas as sociedades e em lugares onde co-habitam diferentes grupos étnicos, que não estão nem misturados nem integrados nas comunidades locais. Como o racismo, é uma ideologia de rechaço e exclusão de toda identidade cultural alheia à do lugar. Se diferencia deste por proclamar a segregação cultural e aceitar aos estrangeiros e imigrantes somente mediante sua assimilaçãosociocultural”. A que problema e ideologia se refere esse fragmento de texto, retirado das conclusões do III Congresso sobre a Imigração na Espanha (Granada, 2002)? 
a) Assimilacionismo. 
b) Xenofobia. 
c) Interculturalismo. 
d) Multiculturalismo. 
e) Todas as alternativas estão corretas.

Questão 05 - UNISC / Verão 2007 - No mapa a seguir, retratamos os COREDES (Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul). Identifique, entre as alternativas abaixo, aquela que corretamente nomeia os COREDES de números 2, 6, 10, 20 e 22.

a) 2- COREDE Campanha; 6- COREDE Fronteira Oeste; 10- COREDE Missões; 20- COREDE Vale do Rio Pardo; 22- COREDE Metropolitano Delta do Jacuí. 
b) 2- COREDE Campanha; 6- COREDE Fronteira Noroeste; 10- COREDE Missões; 20- COREDE Vale do Rio Pardo; 22- COREDE Metropolitano Delta do Jacuí. 
c) 2- COREDE Campanha; 6- COREDE Fronteira Oeste; 10- COREDE Missões; 20- COREDE Vale do Caí; 22- COREDE Metropolitano Delta do Jacuí. 
d) 2- COREDE Vale do Rio Pardo; 6- COREDE Fronteira Oeste; 10- COREDE Missões; 20-COREDE Campanha; 22- COREDE Metropolitano Delta do Jacuí. 
e) 2- COREDE Campanha; 6- COREDE Fronteira Oeste; 10- COREDE Missões; 20- COREDE Vale do Rio Pardo; 22- COREDE Vale do Rio dos Sinos.

Questão 06 - UNISC / Verão 2007 - Na figura abaixo podem ser identificadas as principais fases do ciclo hidrológico para renovação da água existente na natureza. Cada letra, na figura, corresponde a uma dessas fases. Assinale a opção que, corretamente, apresenta as principais fases do ciclo de renovação das águas na natureza.

a) P- Evaporação; E- Precipitação; S- Escoamento superficial; T- Transpiração; I- Infiltração; B- Escoamento subterrâneo 
b) P- Precipitação; E- Evaporação; S- Escoamento subterrâneo; T- Transpiração; I- Infiltração; B - Escoamento superficial 
c) P- Precipitação; E- Evaporação; S- Escoamento superficial; T- Infiltração; I- Transpiração; B- Escoamento subterrâneo 
d) P- Precipitação; E- Escoamento superficial; S - Evaporação; T- Transpiração; I- Infiltração; B - Escoamento subterrâneo 
e) P- Precipitação; E- Evaporação; S- Escoamento superficial; T- Transpiração; I- Infiltração; B - Escoamento subterrâneo

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - C
04 - B
05 - A
06 - E

Nenhum comentário: