PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Inverno 2015 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Inverno 2015 - O município de Caçapava do Sul/RS está localizado em uma formação geológica de escudos cristalinos antigos. Suponha que a prefeitura local pretende estimular a pesquisa e o aproveitamento econômico dessa área. Que minérios poderiam ser encontrados nesse tipo de formação geológica?
a) Granito, ouro, quartzo, carvão mineral.
b) Ouro, cobre, zinco, chumbo. 
c) Carvão mineral, ouro, xisto betuminoso, granito. 
d) Calcário, granito, ouro, carvão mineral.
e) Granito, xisto betuminoso, carvão mineral, chumbo.

Questão 02 - UNISC / Inverno 2015 - Leia o fragmento da notícia abaixo. Sexta-feira é marcada por eclipse solar, equinócio e superlua Esta sexta-feira (dia 20/03/15) é marcada pela coincidência de três eventos astronômicos: o único eclipse solar total de 2015, que pode ser visto em países do Hemisfério Norte; o equinócio; e uma superlua. 

Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planetaciencia/noticia/2015/03/sexta-feira-e-marcada-por-eclipse-solarequinocio-e-superlua-4722592.html Acesso em: 18/04/2015 (Adaptado) 

Sobre os três fenômenos citados acima podemos dizer que
I – o equinócio nessa data marca o fim do verão e a chegada do outono no Hemisfério Sul, quando o dia e a noite tem exatamente a mesma duração (12 horas).
II – o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com a Lua mais próxima da Terra, resulta no fenômeno conhecido como superlua.
III – eclipse é o escurecimento parcial ou total de um corpo celeste, provocado pela interposição de um outro corpo celeste. O eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre toda vez que a Terra fica entre o Sol e a Lua.
IV – o equinócio nessa data marca o fim do verão e a chegada da primavera no Hemisfério Sul. Quando o dia e a noite tem exatamente a mesma duração (12 horas). V– o dia e a hora do início dos equinócios mudam de ano para ano; consequentemente, a duração da estação de cada ano também varia.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e IVestão corretas.
b) Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 03 - UNISC / Inverno 2015 - “O clima é um fator de preocupação constante da humanidade (...). Tornou-se lugar comum, ultimamente, sobretudo nos meios de comunicação, certa ênfase quanto as alterações climáticas. É preciso tomar cuidado com exageros e analisar criteriosamente tais “alterações”, levando sempre em consideração que o clima é cíclico. Para isso, devemos partir da seguinte premissa: o que não é normal na natureza é a constância do tempo; um ano nunca é igual ao outro em termos de tempo”.

Fonte: ADÃO, Edilson; JR. FURQUIM, Laercio. Geografia em Rede. 1º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013, p. 174.
Considerando as informações acima e seus conhecimentos, sobre a temática, analise as afirmativas que se referem à dinâmica do clima.

I – Toda radiação solar, antes de chegar à superfície terrestre, precisa atravessar a atmosfera, que é composta por 4 camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera e ionosfera.
II – A troposfera é a camada que está na zona de transição entre a Terra e o espaço do cosmos.
III – O clima nunca está associado a um único fator; ele é fruto de uma combinação de alguns fatores que interagem. Os fatores determinantes do clima são: latitude, altitude, orografia, continentalidade, maritimidade e massas de ar.
IV – O criptograma é uma forma gráfica de representação do clima. Ele indica as médias térmicas e a pluviosidade de uma determinada localidade no período de um ano.
V– A preocupação para com os fenômenos atmosféricos não é atual, isso ocorre desde os primórdios da civilização humana. Independente do modo de produção, variáveis naturais significativas no processo produtivo são, sem dúvida, provenientes do clima. Sabe-se que o desenvolvimento econômico e tecnológico de uma sociedade transforma o ambiente, mas também não há dúvida, de que também por ele é influenciado. O clima pode ser considerado como um regulador da produção agrícola e um importante componente da qualidade de vida das populações.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I, III, IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 04 - UNISC / Inverno 2015 - O processo de industrialização pode ser considerado um dos principais propulsores da modernização das sociedades. Sobre isso, é importante ressaltar que as dinâmicas industriais passaram por diferentes etapas até se configurarem da maneira como as conhecemos atualmente. Leia as afirmativas que se seguem acerca dessas etapas.
I – Primeira Revolução Industrial: foi a primeira etapa do processo de industrialização, ocorrida entre meados do século XVIII e final do século XIX. O Reino Unido era considerado a grande potência industrial e as técnicas industriais, quando comparadas ao que conhecemos hoje, eram simples. Predominavam questões acerca da máquina a vapor, da indústria têxtil e do carvão mineral como fonte de energia. As empresas da época, em sua maioria, eram de pequeno ou médio porte e davam forma ao contexto do capitalismo concorrencial ou liberal.
II – Segunda Revolução Industrial: teve início a partir das últimas décadas do século XIX. Aos poucos, o Reino Unido foi cedendo seu lugar de liderança a países como Estados Unidos que apresentavam economias mais dinâmicas. Foi uma fase marcada pelas mudanças técnicas e tecnológicas relacionadas ao surgimento da eletricidade e à utilização do petróleo como fontes de energia. Muitas empresas passaram por processos de expansão enquanto o capitalismo monopolista passou a se fortalecer. Neste contexto, emergiu o Fordismo.
III – Terceira Revolução Industrial: também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciou-se em meados do século XX. É uma fase marcada pelo avanço dos conhecimentos e das tecnologias que envolvem as dinâmicas industriais.

Destacam-se, nesta fase, a informática, a robótica, a biotecnologia, entre outros. Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 05 - UNISC / Inverno 2015 - O conceito de _________________ foi criado por especialistas da Organização das Nações Unidas, na década de 1990, com o objetivo de nomear aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de habitantes. Não se trata de um conceito ligado à qualidade de vida das populações urbanas ou à influência econômica destas cidades sobre outras, mas à quantificação de seus habitantes. Marque a alternativa que apresenta o conceito que preenche a lacuna.
a) Cidade Global
b) Metrópole
c) Megacidade
d) Rede Urbana
e) Área Metropolitana

Questão 06 - UNISC / Inverno 2015 - Leia as afirmativas abaixo, acerca de aspectos relacionados à demografia, e preencha os parênteses com (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Transição Demográfica é o nome dado à inversão no número de habitantes entre diferentes países. Ela indica a migração de pessoas em busca de melhores condições de vida, seja por necessidades econômicas ou por contextos naturais que podem colocar em risco a vida de diferentes populações.
( ) Bônus Demográfico ocorre quando a população economicamente ativa supera a inativa em determinados lugares. Desse modo, é considerada uma situação que oportuniza o desenvolvimento da economia. Foi alcançado, no Brasil, nos últimos anos.
( ) O Crescimento Vegetativo é definido pela diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade. Nas situações em que as taxas de natalidade são maiores que as de mortalidade, classifica-se como positivo, caso contrário, negativo. No Brasil, mesmo sendo positivo, o Crescimento Vegetativo está em declínio.
( ) A Mortalidade Infantil é definida por meio do número de crianças que morrem, com menos de 10 anos de vida, a cada 100 ou 1000 nascimentos. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V– V– V– V
b) F – V– V– F
c) F – F – F – F
d) F – V– V– V
e) V– V– V– F

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - C
04 - E
05 - C
06 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...