PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Inverno 2011 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Inverno 2011 - Na cartografia, escala é a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real. Em relação ao uso da escala, é incorreto afirmar que 
a) escala numérica indica a relação entre os comprimentos de uma linha no mapa e o correspondente comprimento no terreno, em forma de fração com a unidade para numerador. 
b) escala gráfica é a representação gráfica de várias distâncias do terreno sobre uma linha reta graduada. 
c) o uso da escala gráfica é indicado no uso de mapas que são ampliados ou reduzidos, pois a escala permanece correta. 
d) a escala 1/100000 apresenta maior detalhamento que a escala 1/1000. 
e) a escala gráfica nos permite realizar as transformações de dimensões gráficas em dimensões reais sem efetuarmos cálculos.

Questão 02 - UNISC / Inverno 2011 - O bioma pampa vem sofrendo, nas últimas décadas, significativa diminuição na sua vegetação original, em decorrência da implantação de um novo polo econômico no Estado do Rio Grande do Sul, em especial, na metade sul. A figura abaixo indica os projetos desses empreendimentos licenciados junto à FEPAM.
A atividade econômica em questão trata-se de
a) orizicultura.
b) pecuária extensiva.
c) silvicultura.
d) pecuária intensiva.
e) fruticultura.

Questão 03 - UNISC / Inverno 2011 - ____________ pode ser qualquer área geográfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas características, um recorte temático no espaço. Pode ser delimitada em diversas escalas de acordo com os critérios de análise geográfica. Sua configuração é formada por aspectos físicogeográficos, socioeconômicos e culturais. A palavra que preenche, adequadamente, a lacuna do texto é
a) Lugar.
b) Território.
c) Paisagem.
d) Redes.
e) Região.

Questão 04 - UNISC / Inverno 2011 - Acerca da teoria demográfica de Thomas Robert Malthus, publicada em 1798, são feitas as seguintes afirmativas:
I - Baseou-se na lei dos rendimentos decrescentes, segundo a qual o ingresso de trabalhadores no processo de produção de alimentos nunca resulta num excedente de alimentos proporcional a esse ingresso: ele é sempre inferior. Dessa forma, os alimentos tendem a não acompanhar o crescimento geométrico da população.
II - O ritmo de crescimento da produção de alimentos seria mais acelerado que o ritmo de crescimento populacional.
III  - O crescimento da produção de alimentos ocorreria apenas em progressão geométrica e não possuiria limite de produção, por depender de um fator fixo: a própria extensão territorial dos continentes.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 05 - UNISC / Inverno 2011 - Tsunami causado por terremoto no Japão deve atingir a costa da América do Sul.
Segundo centro de alertas, onda pode chegar ao Chile, Peru, Equador e Colômbia - 11/03/2011 | 07h52min

O forte terremoto que atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira, seguido por um enorme tsunami, causou a morte de pelo menos 40 pessoas, segundo a imprensa local. O tremor de terra atingiu 8,9 graus de magnitude na escala Richter e, segundo a CNN, as ondas chegaram a sete metros de altura. O tremor aconteceu por volta das 14h45min (horário local) e teve epicentro no Oceano Pacífico, a 130 km da península de Ojika, a uma profundidade de 10 quilômetros. Imagens de televisão mostraram inundações em várias aldeias ao longo da costa japonesa. Dezenas de carros, barcos e edifícios foram levados pela força da água.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br, acesso em 24/04/2011.

Sobre o assunto, é afirmar que
a) a diferença principal entre os grandes terremotos e os pequenos tremores é o tamanho da área de ruptura, o que determina a intensidade das vibrações emitidas.
b) o local de origem do terremoto é chamado de epicentro.
c) a magnitude Richter não tem um limite inferior nem superior. Tremores muito pequenos (microtremores) podem ter magnitude negativa.
d) terremotos são movimentos naturais da crosta terrestre que se propagam por meio de vibrações, podendo ser percebidos diretamente com os sentidos ou por meio de instrumentos.
e) o ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de hipocentro.

Questão 06 - UNISC / Inverno 2011 - Leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Em relação à rede e à hierarquia urbanas, pode-se dizer que as redes urbanas de países desenvolvidos são mais densas e articuladas por causa dos altos índices de industrialização e de urbanização, da economia diversificada e dinâmica, dos mercados internos e da alta capacidade de consumo.
II  - No atual estágio informacional do capitalismo, já é possível falar da existência de uma nova hierarquia urbana, dentro da qual a relação da vila ou da cidade local pode se dar com o centro regional, com a metrópole regional ou, até mesmo, com a metrópole nacional diretamente.
III - Com a entrada do capitalismo em sua etapa informacional, com o advento da globalização e a consequente aceleração de fluxos no espaço geográfico, já se pode falar numa rede urbana mundial, cujos nós são as cidades globais.

a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente a afirmativa III está correta.
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
e) todas as afirmativas estão corretas.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - E
04 - A
05 - B
06 - E

Nenhum comentário: