PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UNISC / Inverno 2007 - com gabarito

Questão 01 - UNISC / Inverno 2007 - “... na época do descobrimento do Brasil, uma cobertura florestal praticamente contínua, ainda que muito diversificada em sua constituição fitofisionômica e florística, estendia-se ao longo da costa, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, com amplas extensões para o interior, cobrindo a quase totalidade dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além de partes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, bem como de extensões na Argentina e no Paraguai. Essa imensa floresta heterogênea, que ocupava uma superfície superior a 1.000.000 de quilômetros quadrados, somente no Brasil (cerca de 12 % da superfície do País), embora hoje muito reduzida e fragmentada, justifica uma denominação comum que a considere na sua totalidade.”(CÂMARA, I. G., 1996:18) Identifique, a partir da leitura desse fragmento de texto, a que tipo de cobertura florestal o autor se refere, assinalando a alternativa correta: 
a) Floresta Equatorial Amazônica 
b) Floresta Subtropical 
c) Floresta Atlântica 
d) Floresta de Araucárias 
e) Floresta de Cocais

Questão 02 - UNISC / Inverno 2007 - A que categoria geográfica se refere Milton Santos neste fragmento de texto? “Formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá.” (SANTOS, M., 2004:63). Assinale a alternativa correta:
a) Paisagem
b) Espaço geográfico
c) Território
d) Lugar
e) Região

Questão 03 - UNISC / Inverno 2007 - Na figura a seguir (FERREIRA, M. P., 2007) está representado um dos atuais blocos econômicos que comandam o mercado comercial internacional e a nova divisão internacional do trabalho. Foi organizado em 1967 e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento econômico, social e cultural; salvaguardar a estabilidade econômica e política e ser um fórum para resolver conflitos entre seus 10 países membros. Representa um mercado de 500 milhões de pessoas e um PIB de 800 bilhões de dólares. Indique a sigla que corretamente identifica esse bloco econômico.
a) ALC - Associação Asiática de Livre Comércio
b) CCM - Comunidade e Mercado Comum do Caribe
c) ASEAN - Associação das Nações do Sudeste Asiático
d) ALCA - Área de Livre Comércio das Américas
e) APEC - Associação de Cooperação Econômica do Pacífico

Questão 04 - UNISC / Inverno 2007 - Segundo Tucci (2006), “As ações produzidas pelo homem sobre o ecossistema podem alterar parte do ciclo abaixo representado, quanto à quantidade e qualidade da água”. “... a nível local as obras hidráulicas atuam sobre os rios, lagos e oceanos; o desmatamento atua sobre o comportamento da bacia hidrográfica; a urbanização produz alterações localizadas nos processos comprometendo e alterando este ciclo...”. Assinale a alternativa que identifica este fenômeno essencial à existência da vida no planeta, representado na figura abaixo.
a) Ciclo meteorológico
b) Ciclo do escoamento das águas superficiais
c) Ciclo da reprodução da vida no planeta
d) Ciclo hidrológico global
e) Ciclo das águas subterrâneas

Questão 05 - UNISC / Inverno 2007 - Observando o gráfico abaixo, que título representaria corretamente o fenômeno nele detalhado?

a) Distribuição regional das oleaginosas no Brasil
b) Evolução do biodiesel no Brasil
c) A produção de óleo vegetal no Brasil
d) Evolução da produção de óleo diesel no Brasil
e) Usos do biodiesel no Brasil (% mistura)

Questão 06 - UNISC / Inverno 2007 - Em 25 de Janeiro de 2006, as Nações Unidas apresentaram, no seminário “Situação e perspectivas para a economia mundial”, os principais riscos para a economia mundial. Entre eles, destacaram o ajuste desordenado dos desequilíbrios globais, a elevação do preço do petróleo, a queda no preço das moradias, as pandemias, em especial, as de influência aviária, entre outros. (Nações Unidas, 2006, slide 6). Este fragmento de texto e o gráfico abaixo explicam um dos fenômenos que atingem e que influenciam a economia mundial. Assinale a alternativa que corretamente explica esse fenômeno, descrito e retratado no gráfico abaixo

a) Moderado crescimento da economia dos EUA (1996- 2006)
b) Países com superávit comercial (1996-2006)
c) Déficit fiscal e poupança nos países emergentes (1996-2006)
d) Economia mundial e aceleração econômica (1996- 2006)
e) Desaceleração da economia mundial (1996-2006)

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - C
04 - D
05 - E
06 - E

Nenhum comentário: