PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UFV / 2011 - com gabarito

Questão 01 - UFV 2011 - Sobre o conceito de megalópole, assinale a afirmativa CORRETA: 
a) É o conjunto formado por duas ou mais cidades próximas em que ocorre interação física e funcional entre elas. 
b) É o conjunto de metrópoles interligadas, abrangendo extensas áreas geográficas dentro de um mesmo país, podendo se estender por países vizinhos. 
c) É um grande espaço urbanizado, formado por municípios adjacentes, integrados funcional e socioeconomicamente a uma metrópole. 
d) É um espaço, normalmente a capital de um país, com elevada concentração humana em relação ao número total de habitantes desse país.

Questão 02 - UFV 2011 - Leia o texto abaixo:
[...] a “apropriação” de certos espaços públicos por grupos específicos, como os nordestinos nos fins de semana na Praça Saens Peña (no bairro da Tijuca), na cidade do Rio de Janeiro, e a ocupação das calçadas de certos logradouros públicos por camelôs. Ambos são casos interessantes por se revestirem de uma dimensão de conflitualidade entre esses usuários do espaço [...] e um ambiente que os discrimina: no caso dos nordestinos, em grande parte moradores das favelas próximas, temos a apropriação de uma praça por um grupo que tenta, por algumas horas, reproduzindo o espaço de convívio em um meio estranho e não raro hostil e segregador [...] manter um pouco de sua identidade. [...] No caso dos camelôs estamos diante do conflito de interesses entre os chamados setores formal e informal, cuja explosividade já se manifestou no Rio de Janeiro em diversos incidentes violentos envolvendo, de um lado, lojistas e a polícia, e, de outro, os camelôs.

(CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 91. Adaptado.)

É CORRETO afirmar que o texto ilustra o conceito geográfico de:
a) paisagem.
b) território.
c) espaço.
d) redes.

Questão 03 - UFV 2011 - Leia o texto abaixo, que reflete a essência do saber geográfico, ou seja, a intrínseca relação entre o homem e o meio que o cerca, resultando desta a produção do espaço. A extensão pela qual se interessam os geógrafos não é a superfície abstrata do mapa onde reportam os resultados de suas pesquisas: ela é feita de meios de vida com os quais os homens estabelecem as necessárias relações ecológicas. Estas impõem condicionantes – o calor, o frio, o árido, a rigidez das declividades, os manguezais, e as montanhas – mas também lhes fornecem alimento, bebida e materiais com os quais moldam seu universo instrumental. Em toda parte, a beleza e a generosidade da natureza tanto quanto a potência de seus cataclismas surpreendem as populações e inspiram seus sonhos...

(CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: EDUFSC, 2001. p. 219-220.)

Sobre o espaço acima referido, é CORRETO afirmar que ele se caracteriza pelo resultado da relação entre o homem e o meio ambiente:
a) independentemente das diferentes tecnologias.
b) determinada pelos distintos meios.
c) independentemente das características do meio.
d) mediada pelas tecnologias disponíveis.

Questão 04 - UFV 2011 - Leia o poema abaixo, de autoria de João Cabral de Mello Neto, musicado por Chico Buarque de Holanda:

O texto revela a situação histórica da divisão de terras no Brasil. Quanto à forma da estrutura fundiária brasileira a que o texto se refere, é CORRETO afirmar que ela é baseada:
a) em médias propriedades e destinada a atender ao mercado externo.
b) em pequenas propriedades e destinada a atender ao mercado interno.
c) nas grandes propriedades e destinada a atender ao mercado externo.
d) nas grandes propriedades e destinada a atender ao mercado interno.

Questão 05 - UFV 2011 - Leia o texto a seguir: A reorganização de tempo e espaço, os mecanismos de desencaixe e a reflexividade da modernidade supõem propriedades universalizantes que explicam a natureza fulgurante e expansionista da vida social moderna em seus encontros com práticas tradicionalmente estabelecidas. A globalização da atividade social que a modernidade ajudou a produzir é de certa maneira um processo de desenvolvimento de laços genuinamente mundiais – como aqueles envolvidos no sistema global de estados-nações ou na divisão internacional do trabalho. Entretanto, de modo geral, o conceito de globalização é melhor compreendido como expressando aspectos fundamentais do distanciamento entre tempo e espaço.

(GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. p. 27.)

Com base no texto e em conhecimentos sobre o tema, é CORRETO afirmar que o processo de globalização:
a) integrou harmoniosamente as realidades tradicionais locais e as necessidades dos fluxos econômicos internacionais.
b) acirrou o conflito entre as realidades tradicionais locais e as necessidades dos fluxos econômicos internacionais.
c) desintegrou completamente as realidades tradicionais locais frente aos interesses dos fluxos econômicos internacionais.
d) domesticou os interesses dos fluxos econômicos internacionais frente aos interesses das realidades tradicionais locais.

Questão 06 - UFV 2011 - A escassez de água no mundo torna esse recurso um foco de interesses internacionais e de conflitos. A água tem se transformado em arma de guerra. De acordo com o poder dos diferentes grupos, ela se torna propriedade cada vez mais privada e menos comum, gerando graves conflitos distributivos. Com base em conhecimentos sobre recursos hídricos e sua distribuição na Terra, assinale a alternativa em que a bacia hidrográfica indicada apresenta conflito:
a) Bacia do rio Nilo, envolvendo o Egito, o Sudão e a Etiópia.
b) Bacia Platina, envolvendo o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
c) Bacia do rio Jordão, envolvendo o Líbano, a Síria, Israel e a Jordânia.
d) Bacia do rio Reno, envolvendo a Alemanha, a França e os Países Baixos.

Questão 07 - UFV 2011 - Analise o gráfico abaixo, referente ao crescimento da população brasileira.
Após análise, é CORRETO afirmar que o fenômeno que explica o atual estágio da população brasileira é:
a) a explosão demográfica.
b) a aceleração demográfica.
c) a desaceleração demográfica.
d) a transição demográfica.

Questão 08 - UFV 2011 - A expressão Terceira Revolução Industrial ganhou validade a partir do uso dos avanços científicos e tecnológicos na indústria. No entanto, ela também abrange os progressos ocorridos em outras áreas. De uma forma ou de outra, quase todos os setores da economia e da sociedade se beneficiaram das novas conquistas do conhecimento humano. Em relação à Terceira Revolução Industrial, é INCORRETO afirmar que ela:
a) provocou um novo equilíbrio na economia mundial na medida em que reduziu a distância entre os paises centrais e os países periféricos.
b) teve como um dos seus efeitos o deslocamento cada vez mais significativo do poder decisório da esfera pública para os interesses da esfera privada.
c) aprofundou a crise nos empregos tradicionais, inclusive nos países centrais, gerando o chamado desemprego estrutural e uma forte terceirização da economia.
d) provocou uma crescente internacionalização da produção capitalista e uma reconcentração do capital pelos conglomerados transnacionais.

Questão 09 - UFV 2011 - Leia o texto abaixo: Acusado por um comitê das Nações Unidas de tratar os roma (ciganos) de forma racista e xenófoba, o governo francês permanece impassível. Até o fim deste mês Paris pretende “enviar” 700 roma para seus países de origem, Romênia e Bulgária [...] O governo prefere o termo “enviar”, e não “expulsar”, porque os ciganos seriam, insiste a administração pública, voluntários. Até o fim de outubro, 300 acampamentos ciganos e de “gente de viagem”− vários desses cidadãos são franceses – serão desmantelados.

(CARTA, Gianni. Nada como um bode expiatório. Carta Capital, São Paulo, ano XVI, n. 610, 25 ago. 2010, p. 58.)

O trecho acima, embora se refira ao contexto francês, representa uma tônica da atual política da União Europeia em relação àqueles cidadãos pouco integrados ao sistema político e econômico tradicional. Neste caso, percebem-se os impactos da globalização na atual política de migração da União Europeia. Sobre os efeitos do processo de globalização em populações que representam minorias, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A desarticulação do socialismo real no Leste Europeu, no final do século XX, provocou a incorporação de vários países à União Europeia, porém a discriminação aos trabalhadores dessa região permanece.
b) O aumento do desemprego estrutural na Europa Ocidental, graças ao investimento maciço em novas tecnologias, gerou uma onda de discriminação que atinge as minorias étnicas e religiosas em toda a Europa.
c) A implantação de um sistema de economia de mercado nos países do Leste Europeu, que tinham economias planificadas, desestruturou antigos sistemas produtivos e gerou um fluxo migratório em direção ao Ocidente.
d) A política de imigração da União Europeia objetiva corrigir históricas desigualdades regionais e o retorno de imigrantes às regiões de origem é o primeiro passo de uma política de investimentos regionais.

Questão 10 - UFV 2011 -Leia o texto abaixo, que se refere à construção do espaço urbano e mostra a cidade como uma criação humana que reflete as diferenças de classes sociais, os conflitos e os interesses divergentes: O espaço foi formado, modelado, a partir de elementos históricos ou naturais, mas politicamente [...] A produção do espaço não pode se comparar à produção de tal ou qual objeto particular, de tal ou qual mercadoria. E, no entanto, existem relações entre a produção de coisas e a produção do espaço. E isso devido à existência de grupos particulares que se apropriam do espaço para administrá-lo e explorá-lo.

(LEFÈBVRE, Henri, citado por AUZELLE, Robert in: A Chave do Urbanismo, p.115-116 apud: ADAS, Melhem. Panorama Geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2001. p. 7.)

Assinale a alternativa que NÃO se aplica ao espaço urbano atual:
a) O uso do solo pelos poderes públicos segundo os interesses da população e o investimento em intervenções urbanas orientadas para a convivenciabilidade.
b) A proliferação de espaços urbanos de exclusão social e reduto de mão de obra barata, como as favelas, os cortiços e os bairros periféricos degradados.
c) O avanço dos espaços de consumo sofisticado, como os shopping centers e as lojas de artigos de luxo em detrimento dos espaços de confraternização e lazer.
d) A multiplicação dos ambientes de autossegregação, como condomínios fechados com grandes investimentos em segurança e áreas de lazer.

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - D
04 - C
05 - B
06 - C
07 - D
08 - A
09 - D
10 - A

Nenhum comentário: