PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UFV / 2003 - com gabarito

Questão 01 - UFV 2003 - O Programa Nacional do Álcool (Proálcool) foi criado em 1975, como uma forma encontrada pelo governo brasileiro para enfrentar as crises do petróleo, iniciadas em 1973. Sobre o Proálcool, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Baseou-se em uma forte política de subsídios e financiamento a juros baixos aos grandes usineiros, agravando ainda mais o problema fundiário no país. 
b) Contribuiu para atenuar a crise do setor açucareiro brasileiro na década de 70, devido aos baixos preços internacionais do açúcar. 
c) Possibilitou a abertura de novas fronteiras agrícolas, evitando investimentos em plantações e usinas já existentes. 
d) Representou uma fonte de desenvolvimento de tecnologias “limpas” por aproveitar a cana-de-açúcar como fonte de energia renovável. 
e) Ocasionou uma série de problemas ambientais pela dificuldade de aproveitamento e armazenamento dos resíduos da produção de álcool.

Questão 02 - UFV 2003 - Com relação às características dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O fenômeno La Niña está relacionado com a diminuição da temperatura do Oceano Pacífico.
b) O fenômeno El Niño provoca enchentes no sul e secas no nordeste e norte do Brasil.
c) São fenômenos climáticos caracterizados por mudanças periódicas na temperatura do Oceano Pacífico.
d) O sudeste brasileiro apresenta inverno com temperaturas muito baixas em anos de El Niño.
e) Uma das conseqüências sócio-ambientais de tais fenômenos é a desestruturação da produção agrícola.

Questão 03 - UFV 2003 - Durante boa parte da década passada, as maquiladoras representaram o símbolo do suposto milagre econômico do México, após seu ingresso no North American Free Trade Agreement (Nafta), com os Estados Unidos e o Canadá. O pico da expansão das maquiladoras foi alcançado em 2000, quando no norte do México, ao longo da fronteira com os EUA, chegaram a funcionar cerca de 3.600 fábricas desse tipo, com 1,3 milhão de funcionários, que exportaram o equivalente a US$ 70 bilhões em mercadorias. De lá para cá, o milagre parece ter começado a perder seu brilho. Nos dois últimos anos, pelo menos 500 maquiladoras fecharam suas portas, pondo no olho da rua mais de 300 mil trabalhadores. Somente no primeiro trimestre de 2002, o nível de emprego nas maquiladoras diminuiu 17,7% em relação ao mesmo período do ano precedente. (Carta Capital, 17 jul. 2002, p. 20.)

O texto acima se refere a um dos aspectos do processo de integração do México ao Nafta. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma conseqüência deste processo para o México.
a) O país ficou dependente da intensidade e do padrão de consumo de outros países.
b) As maquiladoras, além de recolherem poucos impostos, geram sérios impactos ambientais.
c) A renda produzida pelas empresas maquiladoras não promoveu a ampliação do mercado consumidor interno.
d) A presença das maquiladoras no norte do país gerou um intenso deslocamento da população naquela direção.
e) Após a instalação das maquiladoras, a indústria de base do país experimentou intenso desenvolvimento.

Questão 04 - UFV 2003 - Observe o mapa abaixo, representativo das bacias hidrográficas brasileiras, e analise as afirmativas que se seguem:

I - A bacia 1 possui o maior potencial hidrelétrico disponível do país, mas um pequeno número de usinas instaladas.
II - A bacia 3 apresenta grandes rios navegáveis que compõem importante hidrovia, responsável pelo escoamento da produção de grãos da região.
III - O principal rio da bacia 4 contribuiu na formação histórico-social do espaço brasileiro e, atualmente, enfrenta sérios problemas ambientais.
IV  - As bacias 2 e 7 compõem a Bacia Platina, que possui o maior potencial hidrelétrico instalado no país, além de boa navegabilidade.
V - Grande parte dos rios da bacia 5 são intermitentes, o que dificulta o seu aproveitamento econômico.
VI - Os rios das bacias 6 e 8 são muito utilizados na produção de energia elétrica e constituem as maiores hidrovias do país.
Assinale a opção que contém as afirmativas CORRETAS:
a) I, II, III e IV.
b) I, III, IV e V.
c) II, III e IV.
d) IV, V e VI.
e) I, II, III, IV e V.

Questão 05 - UFV 2003 - Observe o mapa do continente africano e leia as afirmativas que se seguem, numerando-as de acordo com a região a que se referem.

( ) A região possui uma economia baseada no comércio e na exploração mineral, principalmente o petróleo. É uma das regiões com maior desenvolvimento no continente.
( ) O país viveu, recentemente, o fim do regime de segregação racial. Apresenta o maior desenvolvimento econômico do continente, embora sofra com graves problemas de saúde pública.
( ) A região é conhecida como chifre da África. Sofreu com uma agricultura comercial predatória e é uma das regiões mais pobres do mundo, alvo de campanhas mundiais contra a fome.
( ) A região é marcada por vários problemas sociais, agravados pelas condições climáticas, devido à predominância dos climas semi- árido e desértico.
( ) É uma região de climas tropical úmido e equatorial, com vegetação predominante de florestas. É marcada por conflitos étnicos nos vários países, em conseqüência da colonização européia. Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA:
a) 5, 3, 4, 2 e 1.
b) 3, 5, 2, 4 e 1.
c) 2, 5, 1, 4 e 3.
d) 5, 4, 1, 3 e 2.
e) 3, 5, 1, 4 e 2.

Questão 06 - UFV 2003 - Considerando a organização do espaço industrial norte-americano, analise as afirmativas abaixo, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A concentração industrial na região nordeste está relacionada à ocorrência de recursos naturais e fontes de energia, e aos volumosos investimentos ingleses.
( ) O Vale do Silício é uma região de industrialização recente, que abriga um complexo de indústrias de alta tecnologia, empregando mão-de-obra altamente qualificada.
( ) A região dos Grandes Lagos, de vital importância para a indústria norte-americana, vem diminuindo a sua participação na produção industrial do país.
( ) A região centro-sul (Dallas, Houston e Atlanta) vem despontando nos setores industriais químico e aeroespacial, devido aos investimentos governamentais e à ocorrência de jazidas petrolíferas. Assinale a seqüência CORRETA:
a) F, V, F, V.
b) V, F, V, V.
c) F, V, V, V.
d) F, V, V, F.
e) V, V, F, F.

Questão 07 - UFV 2003 - A vegetação dominante em áreas de cerrado compõe-se de espécies com troncos e galhos retorcidos, casca grossa e raízes profundas, geralmente de baixo porte. Nos últimos 30 anos, o avanço da fronteira agrícola brasileira para o oeste promoveu a intensificação do uso dessas áreas. O aspecto natural que determina o padrão típico da vegetação de cerrado é o que dificultou, por muito tempo, a sua utilização na agricultura intensiva, e, atualmente, sua superação representa a maior parte dos custos da agricultura nessas áreas. Das alternativas abaixo, o aspecto natural a que o texto se refere é:
a) a predominância de latossolos pobres e ácidos.
b) a baixa precipitação pluviométrica e escassez de recursos hídricos.
c) o relevo acidentado, que dificulta a mecanização agrícola.
d) a elevada amplitude térmica ao longo de todo o ano.
e) a presença de camada compactada em baixa profundidade nos solos.

Questão 08 - UFV 2003 - A estrutura geológica e a evolução geomorfológica condicionam a ocorrência e a distribuição dos recursos minerais na Terra. A presença de recursos minerais em determinada área, por sua vez, promove ocupação e industrialização específicas. Considerando o Brasil, assinale a correspondência INCORRETA:
a) Rochas sedimentares – petróleo – Pólo Petroquímico de Camaçari.
b) Depósitos residuais de minerais secundários – bauxita – Complexo Albrás-Alunorte.
c) Rochas sedimentares – carvão – Usinas Termelétricas de Canoas e Candiota.
d) Rochas ígneas extrusivas – pedras preciosas – Pólo Joalheiro da Bahia.
e) Rochas pré-cambrianas da Formação Itabira – minério de ferro – Vale do Aço.

Questão 09 - UFV 2003 - Com o crescimento econômico ocorrido durante o século XX, o Brasil pode ser considerado um país industrializado, embora os males do subdesenvolvimento continuem presentes. O processo de industrialização brasileiro contou com um agente de fundamental importância: o Estado Nacional. Sobre o papel do Estado no processo de industrialização brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
a) Foi responsável pela construção dos setores de infraestrutura e transporte, pelo investimento direto no setor industrial e pela criação de uma legislação trabalhista.
b) Foi responsável pelos investimentos em infra-estrutura e transporte, porém não participou dos investimentos diretos no setor industrial e se omitiu na criação de uma legislação trabalhista.
c) Agiu na criação de uma legislação trabalhista, porém não participou dos investimentos em infra-estrutura e transportes, bem como dos investimentos diretos no setor industrial.
d) Foi responsável pelos investimentos diretos no setor industrial, porém, por falta de recursos, deixou a cargo das empresas privadas os investimentos na criação de infra-estrutura e transportes.
e) Abriu mão do papel de empreendedor, não participando dos investimentos diretos no setor industrial, nem dos investimentos em infra-estrutura.

Questão 10 - UFV 2003 - Considere duas localidades A e B. A localidade A está situada a 40º de longitude Leste e a localidade B está situada a 45º de longitude Oeste. No momento em que o relógio estiver marcando 15 horas na localidade A, a hora na localidade B será:
a) 21 horas e 40 minutos.
b) 09 horas e 40 minutos.
c) 21 horas e 20 minutos.
d) 09 horas e 50 minutos.
e) 09 horas e 20 minutos.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - E
04 - B
05 - E
06 - C
07 - A
08 - D
09 - A
10 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...