PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Vestibular UFPR / 2012 - com gabarito

Questão 01 - UFPR 2012 - Os gráficos abaixo representam as pirâmides etárias da população brasileira das décadas de 1980 e 2000 e projeções para 2020 e 2040. 
Brasil: pirâmides etárias, 1980-2040.
Com base nessas pirâmides etárias, considere as seguintes afirmativas: 
1. Nas ordenadas estão o contingente populacional e nas abscissas os grupos de idade. 
2. A base larga da pirâmide em todo o período analisado revela que o Brasil continuará a ser um país de jovens e reforça a necessidade do incremento de políticas públicas de atenção a tais camadas da população brasileira. 
3. A estrutura etária da população representada nos gráficos tem relação com a economia e mostra a transformação da população economicamente ativa, definida como aquela que compreende o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada. 
4. As transformações nas pirâmides no Brasil ao longo do tempo revelam a transição demográfica, explicada pela combinação de fatores como baixas taxas de natalidade, redução das taxas de mortalidade, elevação na expectativa de vida, redução na taxa de fecundidade e maior acesso e assistência à saúde. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Questão 02 - UFPR 2012 - Em 18 de julho de 2000, foi publicada a lei 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. De acordo com essa lei, Unidade de Conservação:
a) é o espaço territorial situado nas margens de rios e lagos, cuja abrangência de proteção depende da largura de cada corpo hídrico e da declividade do terreno localizado às margens desses corpos.
b) é o espaço territorial situado em topos de serras, montanhas e outras formações cujo relevo exige garantias legais de proteção.
c) são as áreas frágeis situadas em biomas bastante degradados, a exemplo da floresta Atlântica, cujo pouco que restou precisa ser conservado.
d) é o espaço territorial e seus recursos, com características naturais relevantes, instituídos pelo poder público com objetivos e limites definidos, ao qual se aplicam garantias de proteção.
e) são as áreas de propriedade pública, como Parques, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, Florestas Nacionais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável, entre outras, nas quais a extração de recursos é proibida.

Questão 03 - UFPR 2012 - Para orientar o deslocamento da sede do município A (latitude 25º27’ S e longitude 49º32’ W. Gr.) para a sede do município B (situado a noroeste do município A), um aparelho de GPS automotivo apresentaria em sua tela um ponto com as seguintes coordenadas: a) Parque Municipal L (latitude 25º21’ S e longitude 49º20’ W Gr.).
b) Parque Municipal X (latitude 25º26’ S e longitude 50º03’ W Gr.).
c) Parque Municipal Y (latitude 25º19’ S e longitude 49º17’ W Gr.).
d) Parque Municipal Z (latitude 25º35’ S e longitude 49º37’ W Gr.).
e) Parque Municipal W (latitude 25º05’ S e longitude 50º10’ W Gr.).

Questão 04 - UFPR 2012 - O termo BRICS tem sido utilizado para designar os países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sobre esses países, é correto afirmar que:
a) formam um bloco econômico que, a exemplo do Mercosul e da União Europeia, estão estabelecendo um conjunto de tratados e acordos visando a integração da economia.
b) são considerados países emergentes, embora possuam diferenças expressivas entre si, no que diz respeito a população, território, recursos naturais e industrialização.
c) sua importância como bloco econômico e político tem reformulado a geopolítica mundial e rivalizado com outras entidades supranacionais, a exemplo da ONU.
d) Uma das suas características é a semelhança no regime político adotado, mostrando que o mundo ainda se divide por questões de natureza ideológica.
e) sua emergência como bloco foi consequência da alta capacidade em articular necessidades globais com interesses regionais, acima dos interesses econômicos e políticos.

Questão 05 - UFPR 2012 - O Estado do Paraná apresenta uma geologia com grande variedade de tipos de rochas formados em diferentes idades. A figura ao lado apresenta de modo simplificado cinco grupos litológicos.
Com base nessa figura, considere as afirmativas a seguir sobre a distribuição no tempo geológico dos tipos de rochas do Paraná:
1. O grupo 1 é composto por depósitos sedimentares da Era Cenozoica.
2. O grupo 2 constitui as porções do Paraná com as rochas mais jovens, predominantemente da Era Proterozoica. Esse grupo apresenta as áreas com as maiores elevações do estado e é formado na maior parte por rochas sedimentares.
3. O grupo 3 é predominantemente constituído por rochas sedimentares da Era Paleozoica, que foram depositadas em diferentes tipos de ambientes.
4. O grupo 4 é formado por rochas ígneas vulcânicas. Sua origem se dá por uma sucessão de derrames de lavas da Era Mesozoica, que representou um dos mais significativos eventos de vulcanismo do mundo.
5. O grupo 5 é formado por rochas metamórficas, cuja gênese do alto grau de metamorfismo está associada ao evento de separação dos continentes sul-americano e africano, na Era Mesozoica. Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.

Questão 06 - UFPR 2012 - Utilizando o celular e um programa de acesso a mapas on line, você localizou um ponto de interesse a aproximadamente 2,5 cm de distância do local onde se encontrava. Considerando que o programa indicava a escala aproximada de 1:3.000, calcule a distância a ser percorrida em linha reta até esse ponto de interesse.
a) 125 m.
b) 120 m.
c) 75 m.
d) 65 m.
e) 35 m.

Questão 07 - UFPR 2012 - No dia 11 de março de 2011, ocorreu na região central da Serra do Mar paranaense um conjunto de escorregamentos, desencadeados em virtude de elevados índices pluviométricos concentrados nesse dia, associados à umidade acumulada dos dias antecedentes. Os escorregamentos, predominantemente, situaram-se nas posições superiores e íngremes das encostas. O volume de material desprendido nesse episódio, por meio dos escorregamentos, consistiu de blocos rochosos, solo e troncos de árvores, que foram transportados e seguiram caminho de fluxo em direção às áreas de planície, resultando em mortes e grandes danos por destruição total ou parcial de casas, ruas, estradas, pontes e lavouras. Sobre esse evento ocorrido na Serra do Mar do estado do Paraná, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Os solos nas posições superiores das encostas da Serra do Mar paranaense apresentam-se pouco espessos, característica que contribuiu para os escorregamentos, levando a uma rápida saturação hídrica pelo evento de chuva, o que promoveu o desencadeamento dos processos.
( ) Um dos fatores que agravou a ocorrência dos escorregamentos nesse evento na Serra do Mar paranaense foi a ocupação urbana nas áreas mais elevadas, pois exercem grande peso nas encostas.
( ) A declividade da encosta afeta diretamente na sua estabilidade frente aos processos de escorregamento, motivo pelo qual a maior parte deles ocorreu nas áreas mais declivosas.
( ) Consensualmente, sabe-se, no meio científico, que, devido ao aquecimento global promovido pela ação do homem, os valores de precipitação aumentarão na Serra do Mar, ampliando cada vez mais a ocorrência desses processos e a sua área de influência. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V.
b) F – V – V – V.
c) V – F – V – F.
d) F – F – F – V.
e) V – V – F – F.

Questão 08 - UFPR 2012 - O estudo dos climas compõe um importante capitulo da ciência, e seu conhecimento é de suma importância para a organização e desenvolvimento das sociedades humanas. Os climas da Terra expressam, devido às suas diferenças, aspectos geográficos particulares. Nesse sentido, é correto afirmar:
a) Os elementos do clima (temperatura, umidade e pressão atmosférica) apresentam diferenciações espaciais devido à influência dos fatores geográficos (latitude, longitude, altitude e maritimidade).
b) Os climas da Terra são definidos tanto por fatores astronômicos quanto por fatores estáticos, como as mudanças climáticas globais, dentro das quais sobressaem-se eventos catastróficos, como as tsunamis.
c) A circulação atmosférica da Terra é definida pela atuação das massas de ar, cuja dinâmica é controlada pela atuação do El Niño e do La Niña, eventos que resultam, respectivamente, do menor e do maior fluxo de calor nas águas do Oceano Pacífico.
d) A diferenciação geográfica dos climas da Terra decorre da interação entre os elementos e fatores geográficos do clima, tanto estáticos quanto dinâmicos. As mudanças climáticas globais indicam alterações nos climas do planeta, em escala secular (temporal) e global (geográfica), embora seja no âmbito das áreas urbano-industriais que os efeitos das atividades humanas sobre o clima sejam mais perceptíveis.
e) Os climas do Brasil apresentam, em sua totalidade, aspectos flagrantes de tropicalidade, expressos nas elevadas amplitudes térmicas diárias e sazonais, notadamente na porção mais ao norte do país. Nessa região – Domínio Amazônico –, na qual são registrados os mais fortes contrastes térmicos e pluviométricos do território nacional, a exuberância da floresta e o expressivo caudal dos rios atestam essa característica climática.

Questão 09 - UFPR 2012 - Um site da internet que trata de atualidades divulgou que a Câmara Federal, no mês de julho de 2011, aprovou um projeto de lei pelo qual o estado do Acre, localizado no norte do Brasil, passaria a ter menos 5 horas em relação a Greenwich e, portanto, menos duas horas em relação ao horário de Brasília, capital federal. Sobre essa notícia e a divisão dos fusos horários, é correto afirmar:
a) Os fusos são definidos por acordo internacional, o que impossibilita um país de mudar o horário dos estados que o compõem, tornando inválida essa lei.
b) O mundo foi dividido em 24 fusos horários distintos, usando como base de referência dois movimentos: o de rotação, isto é, aquele em que a terra gira sobre seu próprio eixo, e o de translação, isso é, aquele em que a terra gira em torno do Sol.
c) O meridiano de Greenwich, usado como referência para contagem das horas, coincide com a LID (linha internacional da data), dividindo a terra em Ocidente e Oriente;
d) A diferença de fusos entre os estados brasileiros ocorre nos meses de outubro a fevereiro, período em que vigora o “horário de verão”.
e) O Brasil tem seu território situado na porção ocidental da Terra e, considerando sua extensão leste-oeste, possui quatro fusos horários atrasados em relação ao meridiano de Greenwich.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - E
04 - B
05 - D
06 - C
07 - C
08 - D
09 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...