PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Pases II / UFV 2011 - com gabarito

Questão 01 - Pases II / UFV 2011 - Atualmente o Japão está se recuperando dos efeitos devastadores do terremoto e da tsunami que atingiram Fukushima e reabriram o debate mundial sobre o modelo energético nessa região. O tipo de energia a que o enunciado acima se refere é: 
a) hidrelétrica. 
b) termoelétrica. 
c) eólica. 
d) nuclear.

Questão 02 - Pases II / UFV 2011 - Em janeiro de 2011, um sistema de tempestades devastou a Região Serrana do Rio de Janeiro. As nuvens despejaram milhões de litros de água no alto dos morros. Essa água encharcou o solo e sobrecarregou córregos e rios. Em menos de uma hora de chuva, riachos de centímetros viraram rios com metros de profundidade, que irromperam pelas encostas tragando terra, rochas, árvores, casas e vidas. Especialistas estimam que a velocidade da água chegou a 100 km/h.

(O Globo, Rio de Janeiro, 14 jan. 2011. Adaptado.)

O texto acima se refere ao que seria o maior desastre natural já ocorrido no Brasil. Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE o evento:
a) Índice pluviométrico elevado em uma região geologicamente instável.
b) Sistema de tempestades ocorrido em uma região de baixa declividade.
c) Quantidade de chuvas imprevistas em uma região de solos profundos.
d) Grande índice de pluviosidade associado à ocupação irregular de encostas.

Questão 03 - Pases II / UFV 2011 - A população brasileira de 190,73 milhões de habitantes computada pelo Censo de 2010 parece bem grande em termos absolutos. A população mais que dobrou desde 1970 e mantém o país em quinto lugar na classificação mundial em termos de população absoluta. Entretanto, mais importante é que ela é menor do que se esperava. A projeção anterior do IBGE era de 193,25 milhões em 2010.

(Revista Carta Capital, São Paulo, 8 dez. 2010, p. 22. Adaptado.)

Sobre o crescimento da população brasileira, assinale a afirmativa CORRETA:
a) O número de filhos tende a cair à medida que um maior número de pessoas, principalmente as mulheres, priorizem os estudos e o trabalho.
b) As projeções do IBGE, baseadas no Censo, sugerem que o crescimento da população brasileira tende a aumentar em meados do século XXI.
c) O Brasil não vai enfrentar os problemas do amadurecimento demográfico devido ao número significativo de jovens em sua população.
d) A natalidade caiu, mas a taxa de mortalidade aumentou muito em razão dos graves desastres ambientais que ceifaram milhares de vidas.

Questão 04 - Pases II / UFV 2011 - A região conhecida como Amazônia legal ocupa 53% do território brasileiro e tem 25 milhões de habitantes distribuídos por 775 municípios. Todavia, essa imensa riqueza potencial, representada pelos recursos naturais, ainda não se reflete na qualidade de vida da população. Os problemas da região derivam da forma de ocupação que, ainda hoje, é responsável pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre 0,50 e 0,70. Sobre os problemas dessa região, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Desde Henry Ford e a aventura da Fordlândia, nos anos de 1920, a Amazônia assistiu a uma imensa variedade de projetos faraônicos.
b) Atualmente 80 milhões de cabeças de gado ocupam cerca de 80% da área desmatada pelas madeireiras ou por empresas agrícolas fracassadas.
c) Nas últimas três décadas, os investimentos na extração de madeira e mineração priorizaram o mercado interno.
d) O agronegócio gera na região apenas 8% do PIB e aparece como responsável por mais de 50% dos gases de efeito estufa emitidos no país.

Questão 05 - Pases II / UFV 2011 - Um terço do território de Minas Gerais pode virar “deserto” em 20 anos, aponta um estudo encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente ao governo mineiro. De acordo com o estudo, as terras não terão mais uso econômico ou social, o que vai afetar 20% da população mineira. A previsão é que 2,2 milhões de habitantes venham a deixar a Região Norte do estado e os vales do Mucuri e do Jequitinhonha no espaço de 20 anos.

(Revista Carta Capital, São Paulo, 8 jun. 2011, p. 43. Adaptado.)

Sobre a relação entre a questão social e a degradação ambiental na Região Norte de Minas e os vales do Mucuri e do Jequitinhonha, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A atividade pecuária em grande escala tem provocado a derrubada da cobertura vegetal e a erosão dos solos, alterando profundamente o modo de vida tradicional na região.
b) A ação da indústria de extração de quartzo e granito vem afetando a cobertura vegetal e provocando o assoreamento dos rios, além de modificar as relações sociais do local.
c) O poder público estadual tem incentivado um modelo de desenvolvimento em pequena escala, dando ênfase à comunidade local e ao manejo dos recursos.
d) O uso de forma insustentável dos recursos hídricos, sobretudo por parte da agricultura comercial e da atividade mineradora, tem transformado o modo de vida da população local.

Questão 06 - Pases II / UFV 2011 - A globalização econômica deve ser entendida em suas diversas localizações e não apenas em termos dos processos amplos, abrangentes e de nível macro que dominam a noção vigente. A cidade global é uma materialização estratégica de localizações múltiplas.

(SASSEN, Saskia. Sociologia da Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2010, p.102.)

Sobre o processo de globalização nas cidades, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A expansão ao redor do planeta de empregos mal remunerados como estratégia de maximização dos lucros das transnacionais vem produzindo um espaço urbano marcado pela desigualdade.
b) O crescimento de empregos precários ocupados por migrantes, cidadãos de minorias e mulheres em situação de desvantagem social tem criado bolsões de miséria mesmo em cidades desenvolvidas.
c) A informalização do trabalho tem produzido grandes impactos sociais, levando a comunidade e o próprio lar dos trabalhadores a se transformarem em espaços econômicos importantes.
d) A regulamentação do trabalho vem garantindo a proteção do trabalhador e o rigoroso controle das atividades das empresas transnacionais tem construído um espaço urbano mais homogêneo.

Questão 07 - Pases II / UFV 2011 - A música do Racionais Mc’s, Castelo de Madeira, denuncia um dos aspectos mais perversos da modernização e urbanização brasileiras.

Castelo de Madeira

Racionais Mc's
Milhões de brasileiros não têm teto não têm chão
Eu sou apenas mais um na multidão
Não vai pra grupo com minha calça, minha peita, minha lupa
Se canto rap aí, não se iluda.
Alá! to vendo a cena vai chover e o rio vai transbordar
E meu castelo de madeira vai alagar.
Isento de imposto eu mesmo abraço com meus prejuízos
Natural sofrer se os cordões são indecisos.

(Disponível em: http://letras.terra.com.br/racionais mc’s. Acesso em: 18 jun. 2011.)

Sobre a urbanização brasileira, assinale a afirmativa CORRETA:
a) O crescimento desordenado das cidades foi o resultado da modernização do campo sem a contrapartida de uma reestruturação fundiária.
b) A demanda por habitação explicitou a ausência de planejamento urbano e a negligência do poder público com as camadas populares.
c) A falta de moradia adequada para a maioria da população reflete a atuação descontrolada do capital sobre o espaço urbano.
d) Os problemas de moradia foram solucionados com os conjuntos habitacionais e a criação de uma periferia integrada às regiões centrais.

Questão 08 - Pases II / UFV 2011 - O atual processo de desenvolvimento da Região Nordeste exemplifica os dilemas do crescimento econômico do país. A caatinga é um bioma cercado por indústrias, comércio e famílias funcionando como um entrave para a agricultura e a pecuária. Hoje, o desmatamento atinge cerca de 45% do território. Assinale a afirmativa que apresenta CORRETAMENTE uma relação equilibrada entre crescimento econômico e preservação da natureza na caatinga:
a) Proibição do corte de lenha utilizada como fonte de energia pelas indústrias locais.
b) Autorização do corte de lenha dividido em lotes pelas famílias de pequenos agricultores e utilização de madeira certificada.
c) Proibição do corte de lenha pelas famílias dos pequenos agricultores, visando à preservação do bioma.
d) Autorização do corte da lenha apenas para as indústrias da região, visando ao controle e à preservação do bioma.

Questão 09 - Pases II / UFV 2011 - Em um referendo aprovado pela população, em outubro do ano passado, o horário oficial do estado do Acre foi fixado em duas horas a menos em relação a Brasília. O resultado já foi homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas desde então as emissoras de tv fazem campanha contra (...) O interesse das emissoras é a adequação de sua grade, tanto em termos da classificação indicativa feita pelo Ministério da Justiça quanto dos programas ao vivo, como os jogos de futebol (...) Já a população do Acre, assim como as entidades dos direitos da infância, consideram o horário de uma hora a menos, como querem as emissoras, incômodo, além de prejudicial às crianças, que são obrigadas a ir para a escola mais cedo, ainda no escuro.

(Revista Carta Capital, São Paulo, 2 mar. 2011, p. 20. Adaptado.)

O texto mostra a importância do horário oficial brasileiro. Em relação ao horário oficial dos estados brasileiros e do país, assinale a afirmativa CORRETA:

a) Tem como referência o horário de Brasília, não pode ser alterado pela população e nem por interesses particulares.
b) Tem como referência o horário de Brasília, no entanto pode ser modificado de acordo com o interesse e as necessidades da população e do poder público. c) Tem como referência o horário de Brasília e o horário internacional de Greenwich e deve respeitar uma lei internacional que não pode ser alterada.
d) Tem como referência o horário de Brasília e o horário internacional de Greenwich, mas pode ser modificado se for do interesse de Londres.

Questão 10 - Pases II / UFV 2011 - O setor de petróleo e gás do Brasil teve em 2010 o ano mais movimentado de sua história. As perspectivas criadas em torno do pré- sal, a decisão do governo de privilegiar os bens de serviços produzidos no País e o apetite dos chineses por ativos estratégicos fizeram com que o número de fusões e aquisições do setor batesse recorde. Entre janeiro e dezembro, registraram-se 34 acordos entre empresas ligadas à cadeia do petróleo.

(Revista Carta Capital, São Paulo, 2 mar. 2011, p. 48. Adaptado.)

O texto mostra as recentes transformações ocorridas na economia brasileira. Sobre essas transformações, assinale a afirmativa CORRETA:
a) O setor energético é dominado por grandes empresas nacionais e transnacionais que atuam de forma complementar na economia nacional.
b) O setor de petróleo e gás é dividido por um grande número de pequenas empresas que, para sobreviverem em um mercado competitivo, buscam a cooperação.
c) O setor energético é altamente competitivo e sua atual conjuntura no país responde a uma necessidade da economia de escala provocada pela globalização.
d) O setor de petróleo e gás não representa para o país uma atividade estratégica, sendo que o grande número de fusões se explica pela competição entre as empresas.

GABARITO
01 - D
02 - D
03 - A
04 - C
05 - C
06 - D
07 - D
08 - B
09 - B
10 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...