PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Pases I / UFV 2012 - com gabarito

Questão 01 - Pases I / UFV 2012 - [...] Ele só se torna um conceito utilizável para a análise social quando o consideramos a partir do seu uso, a partir do momento em que o pensamos juntamente com aqueles atores que dele se utilizam. A globalização amplia a importância desse conceito. Em parte por causa da competitividade, cujo exercício, levando a uma busca desesperada de uma maior produtividade, depende de condições oferecidas nos lugares da produção, nos lugares da circulação, nos lugares do consumo. [...] 

(SEABRA, Odette; CARVALHO, Mônica; LEITE, José Corrêa. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2. ed., 2000, p. 22.) 

Na entrevista acima, o professor Milton Santos se refere a um conceito utilizado pela geografia cujo uso é fundamental para o entendimento do processo de globalização. O conceito da geografia que explica o papel dos atores sociais no atual processo de globalização é: 
a) Lugar. 
b) Região. 
c) Paisagem. 
d) Território.

Questão 02 - Pases I / UFV 2012 - Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado em virtude das novas condições técnicas [...]. Consideramos, em primeiro lugar, a emergência de uma dupla tirania, a do dinheiro e a da informação [...]. Ambas, juntas, fornecem as bases do sistema ideológico que legitima as ações mais características da época [...]. A competitividade, sugerida pela produção e pelo consumo, é a fonte de novos totalitarismos [...]. Há um verdadeiro retrocesso quanto à noção de bem público e de solidariedade, do qual é emblemático o encolhimento das funções sociais e políticas do Estado com a ampliação da pobreza e os crescentes agravos à soberania, enquanto se amplia o papel político das empresas na regulação da vida social.

(SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 37 e 38.)

O texto acima apresenta os impactos da globalização no mundo moderno. Sobre o processo de globalização, é CORRETO afirmar que:
a) reduz o papel do Estado e amplia a ação das empresas.
b) reduz a ação das empresas e amplia o papel do Estado.
c) amplia tanto o papel das empresas quanto o do Estado.
d) reduz tanto o papel das empresas quanto o do Estado.

Questão 03 - Pases I / UFV 2012 - A concentração industrial mais pesada do século XIX no Brasil ficava em Minas Gerais: em meio a alguns dos antigos campos auríferos, oficinas e fundições exploravam enormes jazidas superficiais de ferro que chegava a 50% de pureza. [...] Todas essas forjas e oficinas fundiam sua matéria-prima com carvão vegetal, geralmente fabricado a partir de madeira de suas próprias matas. [...] As matas em torno dessas forjas eram, na época, quase todas de florestas secundárias, já que a floresta original fora sacrificada na busca do ouro. Pode-se dizer que tenham contido cerca de [...] 100 toneladas de madeira por hectare. No auge de meados de 1860, portanto, essas forjas exigiam o desmate de pelo menos quarenta km² por ano, ou mais de 2 mil km desde a independência até a república.

(DEAN, Warren. A Ferro e fogo: a história e a devastação da mata atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 212 e 213.)

O texto acima mostra que a questão ambiental acompanhou o processo de ocupação em Minas Gerais desde o século XIX até os dias atuais. Sobre a questão ambiental em Minas Gerais, assinale a afirmativa CORRETA:
a) O crescimento econômico está associado à preservação ambiental.
b) O crescimento econômico está desvinculado da preservação ambiental.
c) A preocupação com o ambiente orientou as políticas públicas.
d) A preservação ambiental orientou o crescimento econômico.

Questão 04 - Pases I / UFV 2012 - Atualmente, verifica-se no Brasil uma queda nos índices de natalidade e mortalidade. Sobre a queda desses índices, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Os índices de natalidade estão em queda em função do custo menor para se criar os filhos.
b) A queda dos índices de natalidade se verifica pelo maior acesso a métodos anticoncepcionais.
c) Os índices de natalidade decrescem em função do trabalho feminino extradomiciliar.
d) A queda dos índices de mortalidade é devido à assistência médica e ao saneamento básico.

Questão 05 - Pases I / UFV 2012 - No começo do século XXI, pelo menos 600 milhões de citadinos nos países em desenvolvimento sobrevivem em assentamentos de ocupantes. [...] Esses assentamentos [...] representam a maior parte de todo o novo crescimento no mundo em desenvolvimento. Gastando mais de três quartos de suas rendas exíguas em alimentação, muitos desses moradores de favelas subsistem às margens da economia formal.

(KOTKIN, Joel. A cidade: uma história global. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012, p.181.)

O trecho acima se refere ao atual crescimento da população das cidades do mundo capitalista, incluindo as cidades brasileiras de uma maneira geral. Sobre a questão urbana, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a realidade atual dos centros urbanos brasileiros:
a) Crescem de forma planejada mesmo com a chegada de migrantes.
b) Crescem de maneira harmoniosa devido à construção de novos bairros.
c) Oferecem serviços públicos básicos para toda a população.
d) São altamente bifurcados devido à segregação socioespacial.

Questão 06 - Pases I / UFV 2012 - A partir dos anos 90 do século XX, houve uma abertura no mercado brasileiro de bens de consumo e de produção, facilitada pela redução de impostos e pela abertura à iniciativa privada. No setor automobilístico, verificou-se um significativo aumento do número de instalações industriais e uma forte transformação no trabalho. De acordo com os conhecimentos sobre a indústria automobilística no Brasil, no final do século XX, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Houve aumento no número de trabalhadores por unidade fabril e no número de instalações industriais.
b) Ocorreu diminuição no número de trabalhadores por unidade fabril e de instalações industriais.
c) Ocorreu diminuição de trabalhadores por unidade fabril e aumento no número de instalações industriais.
d) Houve aumento de trabalhadores por unidade fabril e diminuição no número de instalações industriais.

Questão 07 - Pases I / UFV 2012 - Atualmente, o álcool combustível foi reintroduzido no Brasil como uma fonte de energia alternativa. Além disso, desde 2002, a indústria automobilística passou a produzir carros com motores bicombustíveis. No entanto, embora o álcool etílico tenha se mostrado uma fonte de energia eficiente, sua utilização tem consequências sociais e ambientais. De acordo com os conhecimentos sobre o álcool como fonte de energia e suas consequências socioambientais, assinale a afirmativa CORRETA:
a) A utilização do álcool como combustível agravaria o problema fundiário, incentivando a monocultura em detrimento da produção de gêneros alimentícios.
b) A utilização do álcool não agravaria o problema fundiário, já que o setor sucroalcooleiro investiu em novas tecnologias e modernizou a produção.
c) O setor sucroalcooleiro não afetaria diretamente a produção de gêneros alimentícios em função de utilizar como “regiões produtivas” terras degradadas.
d) A utilização de álcool como combustível não afetaria a produção de gêneros alimentícios por se organizar em pequenas propriedades.

Questão 08 - Pases I / UFV 2012 - No Brasil, nas últimas três décadas, a agricultura comercial tem aumentado consideravelmente o índice de produtividade. Tal fato tem ocorrido em função da(o):
a) Utilização de técnicas de correção dos solos, uso de biotecnologia e grande utilização de agrotóxicos.
b) Uso de solos de elevada fertilidade, uso de técnicas tradicionais e utilização de adubos orgânicos.
c) Ocupação de solos nas regiões desérticas, uso de técnicas modernas e utilização de fertilizantes.
d) Utilização de solos da região Amazônica, uso de técnicas tradicionais e utilização de agrotóxicos.

Questão 09 - Pases I / UFV 2012 - As décadas de 70 e 80 foram um conturbado período de reestruturação econômica e de reajustamento social e político. No espaço social criado por todas essas oscilações e incertezas, uma série de novas experiências nos domínios da organização industrial e da vida social e política começou a tomar forma.

(HARVEY, David. A Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1992, p. 140.)

De acordo com os conhecimentos sobre a organização industrial mundial, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Houve reestruturação e intensificação do controle do trabalho.
b) Surgiram novas linhas de produtos que utilizavam muita mão de obra.
c) Houve dispersão geográfica para regiões periféricas do sistema capitalista.
d) Ocorreram estratégias corporativas como fusões e aquisições de empresas.

Questão 10 - Pases I / UFV 2012 - A água efetivamente se converteu no bem mais precioso para muitas sociedades do planeta, e em especial para as sociedades pobres, mas não só. Como vêm insistindo muitos governantes, a água pode ser a principal fonte de conflitos no Oriente Médio [...]. Mas também, a Califórnia, a Austrália ou a Espanha têm ou terão problemas internos derivados da escassez de água.

(FONT, Joan Nogué; RUFI, Joan Vicente. Geopolítica, identidade e globalização. São Paulo: Annablume, 2006, p. 255.)

O texto se refere ao uso da água como recurso natural que vem se tornando escasso. Sobre a utilização dos recursos naturais no planeta, é CORRETO afirmar que:
a) são utilizados de maneira racional em todos os países.
b)têm o uso controlado, sobretudo nos países pobres.
c) estão sujeitos ao uso cooperativo entre os diversos países.
d) são alvos de disputa desigual entre os países ricos e pobres

GABARITO
01 - D
02 - A
03 - B
04 - A
05 - D
06 - C
07 - A
08 - A
09 - B
10 - D

Nenhum comentário: