PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do Pases I / UFV 2010 - com gabarito

Questão 01 - Pases I / UFV 2010 - Considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) As florestas tropicais úmidas são as mais ricas e produtivas dos biomas terrestres. 
( ) A floresta tropical decídua quase sempre ocorre em planícies quentes, fora da zona equatorial. 
( ) As savanas tropicais são biomas dominados por fitomassa de gramíneas xerofíticas perenes. 
( ) A caatinga é um bioma, caracterizado por ser um ambiente com chuvas bem distribuídas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) V, V, V, V. 
b) F, F, V, V. 
c) F, V, F, V. 
d) V, V, V, F.

Questão 02 - Pases I / UFV 2010 - Leia o diagrama ombrotérmico ao lado, que demonstra o comportamento sazonal da temperatura do ar e da pluviosidade.

Com base na leitura, é CORRETO afirmar que o clima definido pela variabilidade anual apresentada é:
a) tropical semiárido.
b) tropical de altitude.
c) tropical continental.
d) tropical litorâneo.

Questão 03 - Pases I / UFV 2010 - Em uma bacia hidrográfica, uma das funções da cobertura vegetal é:
a) combater a interceptação de parte da precipitação pelo armazenamento da água nas copas arbóreas.
b) favorecer a infiltração da pluviosidade, através da matéria orgânica, funcionando como esponja.
c) converter a energia erosiva da chuva em energia potencial, favorecendo o aumento da vazão dos rios.
d) proteger as vertentes contra o processo erosivo, como a voçoroca, iniciado pelo agente eólico.

Questão 04 - Pases I / UFV 2010 - Leia o texto abaixo: [...] O rio Amarelo [...], em 1972, não chegou ao mar pela primeira vez na história. Naquele ano a seca ocorreu por 15 dias. Em todos os anos seguintes, a seca durou períodos mais longos. O rio Amarelo não chegou ao mar durante 226 dias em 1997. A história é semelhante em todos os rios da China [...].
(BARLOW, M; CLARKE, T. Ouro Azul: Como as grandes corporações estão se apropriando da água doce do nosso planeta. São Paulo: M. Books, 2003. p. 26. Adaptado.)

Dentre as consequências advindas do processo de mudança dos tipos de uso da terra em uma bacia hidrográfica, é CORRETO afirmar que:
a) as bacias hidrográficas apresentam uma maior área de captação da água da chuva no verão.
b) há uma redução da vazão do canal fluvial a partir da ampliação do plantio de árvores exóticas.
c) o aumento das superfícies impermeáveis favorece a redução da permanência da água doce.
d) em períodos de estiagem é possível ocorrer enchentes após um evento de chuvas fracas.

Questão 05 - Pases I / UFV 2010 - Leia o texto abaixo: A análise geográfica dos fenômenos requer objetivar os espaços na escala em que eles são percebidos. Este pode ser um enunciado ou um ponto de partida para considerar, de modo explícito, que o fenômeno observado, articulado a uma determinada escala, ganha um sentido particular
[...]. (CASTRO, I. E. O problema da escala. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 120. Adaptado.)

Com relação ao conceito de Escala, analise as afirmativas abaixo:
I. A realidade aparece diferente de acordo com a escala dos mapas e com os níveis de análise.
II. A escala é, na realidade, a medida que confere visibilidade ao fenômeno.
III. A escala é um artifício analítico que dá visibilidade ao real.
IV. A escala cartográfica é sinônimo de escala geográfica.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I, II e IV.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.

Questão 06 - Pases I / UFV 2010 - A compartimentação topográfica corresponde à individualização de um conjunto de formas com características semelhantes, o que leva a se admitir que tenham sido elaboradas em determinadas condições morfogenéticas ou morfoclimáticas que apresentam relações litoestratigráficas ou que tenham sido submetidas a eventos tectodinâmicos. Com base nessas informações sobre compartimentação topográfica, analise as seguintes afirmativas:
I. O relevo do tipo dômico corresponde a uma estrutura de forma ravinada, resultante de atividade intrusiva que provocou arqueamento da paleomorfologia, com consequente elaboração de abóbada topográfica.
II. O relevo apalacheano caracteriza-se pelo paralelismo de cristais e vales, originados a partir de total aplainamento da estrutura dobrada.
III. O relevo cárstico resulta do processo de carbonatação, com rochas carbonatadas, altamente solubilizadas na presença do ácido carbônico, formado a partir da combinação do dióxido de carbono com água.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.

Questão 07 - Pases I / UFV 2010 - Cada vez mais usinas hidrelétricas são construídas no Brasil, consideradas pelo poder público como necessárias ao desenvolvimento do país. No entanto, sua construção afeta diretamente uma parcela da população, que deve ser deslocada. A população atingida se organiza para resistir ao deslocamento forçado. O conflito de interesses descrito acima, em alguns casos, opõe o poder público às populações locais. A partir da leitura do texto, assinale o conceito geográfico que serve de base para a fundamentação da argumentação de resistência da população atingida:
a) Espaço.
b) Paisagem.
c) Território.
d) Região.

Questão 08 - Pases I / UFV 2010 - Quanto à utilização, o espaço agrário brasileiro encontra-se em boa parte condicionado pelo mercado externo. Algumas lavouras, como as de soja, laranja, café, cana-de-açúcar e cacau, ocupam cerca de 40% da área de terra plantada. Sobre a agricultura no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A agricultura comercial atende às necessidades básicas do mercado interno.
b) A agricultura comercial atende principalmente às necessidades da agroindústria.
c) A agricultura familiar dedica-se à produção de gêneros de primeira necessidade.
d) A agricultura familiar se destaca por atender às necessidades básicas da população.

Questão 09 - Pases I / UFV 2010 - A instalação de uma empresa no meio rural ocasiona modificações nas relações de trabalho no campo, ao introduzir uma nova forma de produção nas atividades agropecuárias e também novas tecnologias. A partir da instalação de um complexo agroindustrial, verificam-se impactos nos sistemas de produção, circulação, distribuição e consumo, que atingem tanto o meio rural quanto o urbano. Considerando os impactos do setor agroindustrial no campo, assinale a alternativa que apresenta as repercussões nos sistemas de circulação e consumo, respectivamente:
a) Aumento do tráfego de veículos pesados e redução dos preços dos produtos agrícolas.
b) Redução do tráfego de veículos pesados e aumento dos preços dos produtos agrícolas.
c) Redução do tráfego de veículos pesados e redução dos preços dos produtos agrícolas.
d) Aumento do tráfego de veículos pesados e aumento dos preços dos produtos agrícolas.

Questão 10 - Pases I / UFV 2010 - Leia o texto abaixo: A preocupação com a qualidade ambiental vem crescendo com a evolução da sociedade. Paulatinamente, à medida que os problemas se tornam cruciais e exigem soluções, esse panorama se destaca dada a importância do comprometimento com o propósito firme de se criar condições propícias à qualidade de vida, preservando o meio ambiente em prol das gerações futuras e criando soluções adequadas, não predatórias, voltadas à conservação e ao controle dos recursos naturais [...] ao mesmo tempo em que fomenta o crescimento econômico, gera a necessidade de implementação de mecanismos de controle à própria ação predatória humana. Assim, o alastramento global dos problemas ambientais deu ensejo ao incremento de legislações ambientais elaboradas pela comunidade internacional a fim de se discutir acerca dos recursos ambientais

[...]. (RAULINO, A. L. P.; NÓBREGA, B. F. C.; COSTA, P. C. P. A massificação da exploração dos recursos ambientais em oposição às tendências de preservação ecológica. In: II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. Disponível em: http://www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20080922_093627_MEIO-007.pdf. Acesso em: 20 jul. 2010.)

O texto acima mostra a necessidade de marcos regulatórios sobre a massificação da exploração de recursos naturais. Sobre esses marcos regulatórios, é CORRETO afirmar que:
a) inibem o desenvolvimento econômico dos países em desenvolvimento.
b) reforçam os problemas decorrentes da desigualdade na distribuição de renda nos países.
c) favorecem o desenvolvimento sustentável dos países que exploram os recursos.
d) aumentam os laços de dependência econômica no contexto de uma economia globalizada.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - B
04 - C
05 - D
06 - D
07 - C
08 - A
09 - D
10 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...