quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Questões de Geografia do COLUNI / UFV 2013 - com gabarito

Questão 01 - COLUNI / UFV 2013 - Observe a imagem a seguir.
Considerando a atual situação de concentração de terras no Brasil, é CORRETO afirmar: 
a) As maiores propriedades se concentram no Norte brasileiro em função das doações de terras feitas pelos indígenas aos produtores rurais da região. 
b) Os estados do Sul têm como característica o pequeno tamanho das propriedades rurais em decorrência do tipo de ocupação que historicamente se estabeleceu nesta área. 
c) O Sudeste e Sul apresentam as menores propriedades rurais, pois as suas áreas são ocupadas por extensas malhas urbanas. 
d) A concentração de terras no Centro-Oeste é moderada e se justifica pela destinação de grandes áreas para fins de preservação ambiental, como o Pantanal.

Questão 02 - COLUNI / UFV 2013 - “O município de Viçosa está situado na região da Zona da Mata de Minas Gerais, dentro do domínio „Mar de Morro‟, denominação derivada da observação do relevo à distância [...]. A região era coberta originalmente por floresta tropical e apresenta substrato predominantemente formado por rochas cristalinas, principalmente gnaisses e granitos”

(FARIA, André Luiz Lopes et al. Atlas Histórico e Geográfico de Viçosa/MG. Viçosa: Geographica, 2010, p. 29).

De acordo com os conhecimentos sobre a ocupação e o desenvolvimento da Zona da Mata mineira, assinale a alternativa CORRETA: a
) A vegetação nativa foi substituída pela cafeicultura e a economia atual se apoia na atividade agropecuária voltada para a agroindústria.
b) A vegetação nativa foi substituída pela lavoura de cana de açúcar e, hoje, sua economia se apoia no agronegócio e na indústria metalúrgica.
c) A vegetação nativa foi substituída pela cafeicultura e, atualmente, a economia é sustentada pelas atividades turística e de lazer.
d) A vegetação nativa foi devastada pela atividade de mineração e a região se transformou em um dos mais modernos polos industriais do país.

Questão 03 - COLUNI / UFV 2013 - Analise o mapa abaixo, que apresenta a divisão do Brasil em Regiões Geoeconômicas.

Sobre a divisão regional representada no mapa, é CORRETO afirmar que:
a) considera o critério político-administrativo, suas fronteiras coincidem com as dos estados e o norte de Minas Gerais pertence à região Nordeste.
b) considera o critério político-administrativo, suas fronteiras não coincidem com as dos estados e o sul de Mato Grosso pertence à região Nordeste.
c) considera os aspectos socioeconômicos, suas fronteiras não coincidem com as dos estados e o norte de Minas Gerais pertence à região Nordeste.
d) considera os aspectos socioeconômicos, suas fronteiras coincidem com as dos estados e o oeste do Maranhão pertence à região Amazônica.

Questão 04 - COLUNI / UFV 2013 - Analise o gráfico abaixo.

Considerando os dados do gráfico e os seus conhecimentos sobre os processos de crescimento demográfico, bem como sobre a urbanização no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Brasil pode ser considerado um país rural até 1980, uma vez que a população rural excedia a população urbana.
b) O processo de urbanização no Brasil se inicia na década de 1950, quando a população urbana ultrapassa a rural.
c) A população rural atualmente apresenta significativo crescimento, embora a maioria da população brasileira resida em cidades.
d) O processo de urbanização, a partir da metade da década de 1960, transformou o Brasil em um país urbano.

Questão 05 - COLUNI / UFV 2013 - O território brasileiro é reconhecido por seu tamanho e variedade de paisagens, com diferentes feições e características do relevo. Observe a imagem a seguir, que representa as configurações do relevo brasileiro.

Considerando a figura e as características naturais do Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A reta 3 vai das áreas baixas do Pantanal até o Oceano Atlântico.
b) A reta 1 passa pelo rio que corre num vale profundo encaixado entre elevadas áreas montanhosas.
c) A reta 2 corta áreas de planaltos e depressões que interferem na dinâmica climática da região.
d) As áreas de planalto estão presentes nas três retas e apresentam variadas altitudes.

Questão 06 - COLUNI / UFV 2013 - Observe as figuras abaixo, que representam as pirâmides etárias da população brasileira:

De acordo com as pirâmides etárias e os conhecimentos sobre a população brasileira, assinale a alternativa CORRETA:
a) O número de jovens diminuiu, ao passo que aumentou a população de idosos, o que representa um progressivo envelhecimento da população.
b) A população de jovens aumentou, ao passo que a população de idosos diminuiu, fato característico em países jovens como o Brasil.
c) A evolução da pirâmide etária permite afirmar que o Brasil vive, atualmente, uma verdadeira explosão demográfica.
d) A evolução da pirâmide etária, entre 1980 e 2010, permite afirmar que o número de jovens aumentou na mesma proporção que o de idosos.

Observe o mapa a seguir:
O Bioma da Caatinga
Com base na área representada no mapa à esquerda e utilizando os conhecimentos geográficos, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A vegetação da caatinga vem sofrendo intervenção humana desde os tempos coloniais.
b) A pecuária é uma atividade econômica que degrada a região, provocando a perda da vegetação original.
c) O clima semiárido estende-se por áreas que não fazem parte do polígono das secas.
d) O processo de desertificação do semiárido brasileiro caracteriza-o como um grande deserto.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - C
04 - D
05 - B
06 - A
07 - D

Nenhum comentário: