PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2017.1 - Uece - 1ª Fase

01. Uece - 2017.1 - O método é uma das principais questões para a Geografia. Por meio dele floresce todo o conhecimento produzido por esta ciência. Considerando as diversas correntes metodológicas existentes, analise os seguintes enunciados: “O foco de sua análise é baseada na essência, que renuncia a dedução.” (Rocha, 2002); “Os componentes individuais da natureza se encontram numa relação sistêmica uns com os outros.” (Sotchava, 1978); “É preciso conhecer a sociedade e seus aspectos para trabalhar na superação das desigualdades sociais.” (Pereira e Francioli, 2011). 

Os enunciados acima correspondem respectivamente às seguintes correntes metodológicas: 
A) romantismo, filosofia da natureza e funcionalismo. 
B) fenomenologia, geossistemas e materialismo histórico. 
C) hermenêutica, positivismo e pluralismo. 
D) neopositivismo, dialética e ecletismo

02. Uece - 2017.1 - Atente à seguinte descrição: “Conjunto de correntes que caracterizou a geografia no período que se estende de 1870 aproximadamente, quando a geografia tornou-se uma disciplina institucionalizada nas universidades europeias, à década de 1950, quando se verificou a denominada revolução teorético-quantitativa [...]”. Correa, Roberto Lobato. Espaço um conceito chave da Geografia. p. 17. In: Geografia: conceitos e temas. 1995. Essa descrição se refere ao conceito de geografia 
A) tradicional. 
B) cultural. 
C) crítica. 
D) agrária.

03. Uece - 2017.1 - Grande parte dos ventos que atuam sobre os depósitos eólicos no litoral do Ceará possuem direções predominantes entre E e ESE. Considerando esse ponto subcolateral ESE, pode-se afirmar corretamente que ele se encontra posicionado entre as direções 
A) S-SSE. 
B) S-SE. 
C) E-SE. 
D) SE-SSE.

04. Uece - 2017.1 - O “banco do Brics” ou o New Development Bank – NDB – é uma iniciativa dos países que compõem esse grupo. Dentre os seus objetivos está o auxílio aos países em desenvolvimento. Uma de suas mais importantes iniciativas foi a recente 
A) compra de campos de petróleo e gás no Brasil e no Oriente Médio. 
B) criação de uma linha de crédito para o financiamento da agroindústria em Cuba e na América Latina. 
C) ajuda financeira às vitimas do furacão Matthew no Haiti. 
D) concessão de empréstimos para projetos sobre energias renováveis.

05. Uece - 2017.1 - Os climas equatorial e subtropical úmido têm características próprias de temperatura, umidade e pressão, e são controlados respectivamente pelos seguintes sistemas dinâmicos: 
A) MEC, MEA, ZCIT e MTC, MPA, MTA. 
B) MTA, MTC e ZCIT, MEC. 
C) ZCIT, MPA, MTC e MPA, MTC, MEC. 
D) MPA, MTC e MPA, MTC.

06. Uece - 2017.1 - A Região Metropolitana de Fortaleza — RMF — concentra alguns municípios com grande importância econômica para o estado do Ceará. Atente ao que se diz a seguir sobre a RMF. 
I. Segundo o IBGE, 2010, a população de Fortaleza é de mais de 2 milhões e 400 mil habitantes, dos quais 87,6% vivem na área urbana da cidade enquanto 12,4% da população vivem na sua área rural. 
II. Nos últimos anos, o município de Eusébio tem experimentado uma significativa expansão do seu mercado imobiliário, consequência de sua proximidade com Fortaleza e de ser o maior município em área espacial da RMF. 
III. O município de Maracanaú encontra-se delimitado entre os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Pacatuba. 
Está correto o que se afirma apenas em 
A) I e II. 
B) II e III. 
C) III. 
D) I.

07. Uece - 2017.1 - Atente à seguinte descrição: “É um tipo de metamorfismo que se desenvolve em grandes extensões e em grandes profundidades; é responsável pela formação da grande maioria das rochas metamórficas da Terra. Outra característica deste processo é o fato de que o fluxo de calor pode ser intenso enquanto as transformações metamórficas ocorrem pela ação da temperatura e pressão dirigida e litoestática”. O tipo de processo acima descrito é conhecido como metamorfismo 
A) cataclástico. 
B) regional. 
C) hidrotermal. 
D) dinâmico.

08. Uece - 2017.1 -Os estuários são ambientes de importância inequívoca para a manutenção da vida marinha e para diversas espécies de animais e plantas. No Ceará esses ambientes ocorrem em toda a extensão do litoral. Analise as seguintes afirmações sobre os estuários cearenses: 
I. Lançamento de efluentes e desmatamento são impactos comuns nos estuários do Ceará. 
II. Os estuários urbanos dos rios Cocó, Ceará e Pacotí encontram-se bem preservados e não apresentam grandes impactos ambientais. 
III. Atividades como a carcinicultura e a extração de sal não exercem nenhum tipo de impacto ou risco aos sistemas estuarinos. 

Está correto o que se afirma somente em 
A) I e II. 
B) II e III. 
C) I. 
D) III.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - C
04 - D
05 - A
06 - C
07 - B
08 - C

Nenhum comentário: