PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2017.1 - Uece - 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2017.1 - Atente à seguinte notícia: A média de chuvas no Estado para esse quadrimestre, medida entre os anos de 1981 e 2010, é de 600,7 mm. Neste ano, a média de chuvas ficou em 329,3 mm, caracterizando a oitava pior quadra chuvosa já registrada no Ceará. Em 2016, o Estado apresentou um quadro de chuvas pior do que em 2015, quando teve desvio de -30,3%. Seca de 2016 no Ceará está entre as piores da história; veja a lista. Previsão da Funceme se confirmou, e todas as regiões do Estado tiveram precipitações inferiores à normalidade 13.06.2016
Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regi onal/online/seca-de-2016-no-ceara-esta-entre-as-pioresda-historia-veja-a-lista-1.1565486

Os ciclos de estio no semiárido brasileiro representam um fenômeno natural que tem uma forte relação com 
A) a atuação e intensidade do fenômeno El Ninõ. 
B) a presença da ZCIT entre fevereiro e maio na região. 
C) o desenvolvimento de sistemas de tempestade na região. 
D) a atuação da Célula de Ferrel nas latitudes entre 30° e 60°.

Questão 02 - Uece - 2017.1 - Observe a seguinte descrição de uma parcela da compartimentação geoambiental do Ceará: “O relevo cearense tem uma predominância muito significativa de terras situadas abaixo do nível de 200 m. Os compartimentos serranos de maciços residuais e de planaltos sedimentares acima de 700 m têm extensões restritas. No litoral, além dos campos de dunas modelados em sedimentos atuais, os depósitos mais antigos são entalhados incipientemente pela drenagem superficial, isolando interflúvios tabulares que representam os tabuleiros pré-litorâneos inaparentes”.
Souza, M. J. N. de. Compartimentação Geoambiental do Ceará. Ceará um novo olhar geográfico. Borzacchiello, J. et. al. Ed. Demócrito Rocha. Fortaleza. 2007. p. 131.
Considerando a unidade planície litorânea, podem ser apontados como elementos de risco a ocupação e
A) o desmatamento das áreas de mangue que promovem a lixiviação dos solos.
B) a erosão de vertentes em função dos desmatamentos.
C) o desequilíbrio no balanço sedimentológico do litoral.
D) a contaminação química dos solos por agrotóxicos.

Questão 03 - Uece - 2017.1 - O eclético grupo de pessoas que Donald Trump está considerando para sua equipe de política externa mostra que o presidente eleito dos Estados Unidos não tem uma visão de mundo definida — pelo menos não aquela que Washington e os aliados da América estavam acostumados a ver. A questão então passa a ser: isso é uma coisa boa ou ruim?

Visão indefinida de Trump sobre o mundo é algo novo para Washington e seus aliados Por Gerald F. Seib - The Wall Street Journal
Disponível em:
http://br.wsj.com/articles/SB1109484472246691 3615704582451063904441038?tesla=y

As implicações geopolíticas da nova política externa norte-americana são anciosamente aguardadas por vários países do mundo. O posiciomanento, já declarado, do Presidente eleito dos EUA em relação à Russia é de
A) combater as ações deste país na Síria, inclusive com o envio de tropas.
B) diminuir as importações de produtos russos como forma de fortalecer a indústria interna.
C) restringir a atuação russa no Conselho de Segurança da ONU.
D) atuar de forma conjunta ao Governo de Moscou em áreas de interesse mútuo.

Questão 04 - Uece - 2017.1 - Entre 2000 e 2014, o crescimento médio da América Latina foi de 3,3%. O Brasil, representando cerca de 38% do Produto Interno Bruto - PIB - da região em 2014, teve o mesmo crescimento médio. Observando as taxas de crescimento desde o início dos anos 2000, após baixo crescimento no início do período, houve anos de crescimento relativamente alto[...].
IBGE. Síntese dos indicadores sociais. Uma analise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro. 2015. p. 80.

Quando há condição de crescimento econômico dos países, geralmente, também há variação dos índices econômicos e sociais desses países. Considerando o trecho do documento do IBGE, acima, pode-se concluir acertadamente que entre os anos 2000 e 2014
A) a economia de alguns países da América Latina cresceu, mas no Brasil houve um significativo aumento do desemprego.
B) a desigualdade de rendimentos mostrou queda com diminuição do índice de Gini.
C) ocorreu um processo de desindustrialização no Brasil, com o fechamento de indústrias e fábricas.
D) a instabilidade política e as oscilações da economia global levaram o Brasil a uma das maiores recessões de sua história.

Questão 05 - Uece - 2017.1 - Atente ao seguinte excerto: “O espaço entendido como espaço social, vivido, em estreita correlação com a prática social não deve ser visto como espaço absoluto, [...] O espaço também não é um instrumento político, um campo de ações de um indivíduo ou grupo, ligado ao processo de reprodução da força de trabalho através do consumo”.
Corrêa, R. L. Espaço, um conceito-chave da geografia. Geografia: conceitos e temas. Castro, I. E. et. al. Rio de Janeiro. 1995. p. 25.

Partindo dessa concepção de espaço, de acordo com a Geografia Crítica, é correto afirmar que espaço pode ser entendido como
A) um espaço absoluto que forma um conjunto de pontos independentes de qualquer coisa.
B) uma relação excludente entre a noção de planície isotópica e sua representação matricial.
C) um ponto fixo, ou o lugar da hierofania.
D) o locus da reprodução das relações sociais de produção.

Questão 06 - Uece - 2017.1 - Assinalar a extemporaneidade da expressão agrobusiness, comumente atrelada a esse modelo de exploração, não deixa de ser pertinente, já que parece bastante impróprio utilizá-la para referendar a comparação a que se propõe. [...] flagra-se a realidade em que foi originalmente forjado e a brasileira. Portanto é inegável a sua descontextualização, ainda que se queira destacar setores do campo tido como modernos.
Paulino, E. T. Por uma geografia dos camponeses. Unesp. 2006. p. 104.
O pensamento da autora em relação à questão agrária brasileira demonstra que o setor agrário
A) é linear e homogêneo em todo o país.
B) é mais desenvolvido nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
C) apresenta diferenças sociais, culturais e econômicas.
D) tem experimentado um crescimento igual ao dos países desenvolvidos.

Questão 07 - Uece - 2017.1 - Os solos não hidromórficos que têm limitações para a agricultura e que ainda apresentam horizonte A diretamente sobre a rocha original, podendo ser eutróficos ou distróficos, e que recobrem aproximadamente 19% do semiárido nordestino são conhecido como
A) litossolos.
B) gleissolos.
C) cambissolos.
D) argissolos.

Questão 08 - Uece - 2017.1 - O “poder” corresponde à habilidade humana de não apenas agir, mas de agir em uníssono, em comum acordo. O poder jamais é propriedade de um indivíduo; pertence ele a um grupo e existe apenas enquanto o grupo se mantiver unido. Arendt, H. Da violência. Brasília. Ed. UNB. 1985. A ideia de poder proposta pelo autor está intrinsicamente ligada à concepção de
A) lugar.
B) paisagem.
C) território.
D) método

Questão 09 - Uece - 2017.1 - Suponha que, devido a uma condição técnica, um mapa de geodiversidade do semiárido cearense, elaborado na escala de 1:100.000, com 90 cm de comprimento e 60 cm de largura, necessite ser reduzido quatro vezes da sua escala original. Após essa redução, a escala, o comprimento e a largura do mapa serão, respectivamente,
A) 1:400.000, 30 cm e 20 cm.
B) 1:400.000, 22,5 cm e 15 cm.
C) 1:10.000, 70 cm e 40 cm.
D) 1:5.000; 50 cm e 30 cm.

Questão 10 - Uece - 2017.1 - Os deslizamentos são, assim como os processos de intemperismo e erosão, fenômenos naturais contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre.
Fernandes, N. F. e Amaral, C. P. Movimentos de massa: uma abordagem geológico-geomorfológica. Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro. 1996. p. 124.
Existem vários tipos e processos ligados à movimentação de massa. Entretanto, os deslizamentos de encostas ganham maior notoriedade por reunirem elementos como
A) o desmatamento da vegetação ciliar nas planícies fluviais e eventos extremos de precipitação.
B) a diminuição da velocidade do escoamento vertical de água no solo em virtude das ações de reflorestamento nas encostas.
C) a forte presença e atuação humana nas áreas de encosta associadas às precipitações.
D) a presença de solos muito rasos e ausência de vegetação primária nas áreas de encostas secas.

Questão 11 - Uece - 2017.1 - Erosão é um processo natural presente nos mais diversos ambientes do planeta. Relacione corretamente os tipos de erosão com os respectivos locais de ocorrência, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) 3, 1, 2, 4.
B) 3, 2, 4, 1.
C) 1, 2, 3, 4.
D) 2, 1, 4, 3.

Questão 12 - Uece - 2017.1 - A soja brasileira representa um dos mais importantes produtos para a economia nacional. Analise as seguintes afirmações sobre esse grão:
I. A soja é uma planta originalmente nativa do Brasil. Contudo, durante a colonização do território foi levada para a Europa, sendo introduzida mais tarde na Ásia e EUA.
II. A partir da década de 1960 surgem as primeiras lavouras comerciais no Brasil, que se integraram rapidamente no sistema de rotação com milho e em sucessão às culturas do trigo, cevada e aveia.
III. Dentre os fatores responsáveis pela difusão da soja no Brasil, está a política de incentivo ao plantio do grão visando à autossuficiência nacional, estabelecendo a soja como cultura economicamente importante para o Brasil.
Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III

Questão 13 - Uece - 2017.1 - A velocidade do ciclo hidrológico varia de uma era geológica para outra, assim como as proporções da soma total de águas doces e de águas marinhas. Tundisi. J. G. Água no século XXI. Enfrentando a escassez. São Paulo. Rima. 2005. p. 6. Considerando o comportamento variável das quantidades de água doce líquida em períodos de glaciação, é correto afirmar que, durante esses períodos, os volumes de água doce líquida
A) aumentam.
B) permanecem inalterados.
C) perdem-se para o espaço.
D) diminuem.

Questão 14 - Uece - 2017.1 - Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA –, uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz, significativamente, riscos ambientais e escassez ecológica é classificada como economia
A) mista.
B) centralizada.
C) verde.
D) macroeconomia.

Questão 15 - Uece - 2017.1 - Considerando a fisiografia fluvial, os canais meandrantes têm dentre suas características
A) o fato de serem encontrados em áreas úmidas com a presença de vegetação ciliar, descrevendo curvas sinuosas e harmônicas entre si.
B) o grande volume de carga de fundo e os múltiplos canais que se subdividem separados por ilhas assimétricas e barras arenosas.
C) o formato retilíneo em segmentos de canais curtos, excetuando-se aqueles que têm controle tectônico.
D) a sua configuração ramificada semelhante à de uma árvore é típica de regiões onde predominam rochas de resistência heterogênea.

Questão 16 - Uece - 2017.1 - Observe o seguinte enunciado: “Naquele ano, em 2014, a família viajou de férias para a Turquia, e o grande assunto ali era a guerra civil na vizinha Síria. Naquele verão, o foco estava sobre um homem com aparência austera falando para as massas: Abu Bakr al-Baghdadi, que se proclamava líder, ou califa, de um grupo chamado ‘Estado Islâmico’. Para muitos, o surgimento desse grupo era apenas mais um capítulo de uma guerra civil que parecia interminável”.
Meu filho me deu um colar de diamantes e depois se juntou ao Estado Islâmico. Por Dominic Casciani, BBC.
Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/meufilho-me-deu-um-colar-de-diamantes-e-depois-se-juntouao-estado-islamico.ghtml Os grupos extremistas ainda espalham o horror da violência e da intolerância pelo mundo. Atente ao que se diz a seguir sobre esses grupos:
I. O Estado Islâmico possui o mesmo ideal de Guerra Santa de outros terroristas, como a Al-Qaeda, tendo dentre os seus objetivos a expansão do modelo teocrático radical islâmico pelo mundo.
II. O Boko Haram é um grupo terrorista que tem forte atuação na Nigéria e regiões vizinhas, destacando-se como um dos grupos extremistas mais violentos.
III. O Estado de Israel considera o Hamas como sendo uma organização terrorista e um braço político do Islã. Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.

Questão 17 - Uece - 2017.1 - As precipitações geralmente são classificadas de acordo com sua origem ou com o processo responsável pela formação das massas de ar. As precipitações orográficas ocorrem quando
A) formam-se células convectivas com movimentos verticais.
B) o relevo atua como uma barreira física à advecção do ar.
C) o ar úmido ascende de forma forçada ao longo de suas rampas.
D) formam-se células de alta pressão com movimentos verticais descendentes.

Questão 18 - Uece - 2017.1 - Na linguagem simbólica utilizada nas ciências biogeográficas sucedem-se termos para designar “ilhas” de vegetação aparentemente anômalas, identificadas nos corredores dos grandes domínios morfoclimáticos e fitogeográficos. Entre tais
expressões conceituais, pode-se listar quatro mais comuns: relictos, enclaves, redutos e refúgios. Ab’Sáber, A. N. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo. Ateliê Editorial. 2003. p. 145. A ocorrência dos enclaves de sistemas ecológicos de porte médio, como descrito acima, é explicada
A) pela dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas durante o Quaternário.
B) por atividades vulcânicas e circulação atmosférica durante o Carbonífero.
C) pela formação das bacias sedimentares interiores no Cretáceo.
D) pela deriva dos continentes que favoreceu a disseminação dessas espécies no Fanerozoico.

Questão 19 - Uece - 2017.1 -  Formações como poliés, uvalas e dolinas são formas geralmente negativas e deprimidas associadas ao relevo
A) cristalino.
B) cárstico.
C) marinho.
D) apalachiano

Questão 19 - Uece - 2017.1 - A crosta continental e a crosta oceânica da Terra têm uma significativa atividade responsável por vários processos internos e externos. Considerando esses ambientes e a estrutura interna do planeta, analise as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As rochas metamórficas e as rochas plutônicas estão expostas atualmente na superfície terrestre pela ação combinada de forças geológicas internas.
( ) A crosta continental apresenta uma espessura muito regular e homogênea em todo o planeta, em torno de 30 km de profundidade.
( ) O manto superior situa-se abaixo da descontinuidade de Mohorovicic e estendese até a primeira das descontinuidades mantélicas abruptas.
( ) A interface manto-núcleo está situada a aproximadamente 2.900 km de profundidade e é conhecida como descontinuidade de Gutenberg. A sequência correta, de cima para baixo, é
A) V, F, F, F.
B) F, V, V, F.
C) F, V, F, V.
D) V, F, V, V.

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - D
04 - B
05 - D
06 - C
07 - A
08 - C
09 - B
10 - C
11 - A
12 - B
13 - D
14 - C
15 - A
16 - D
17 - B
18 - A
19 - B
20 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...