PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2015.1 - Uece - 1ª Fase

Questão 01 - Uece - 2015.1 - Adotando o positivismo lógico como método de conhecimento da realidade, esse novo paradigma da geografia buscava leis ou regularidades representadas sob a forma de ordenamentos espaciais. Empregava-se o uso de técnicas estatísticas e modelos matemáticos como método de apreensão do real, assumindo uma pretensa neutralidade científica para o ordenamento espacial. A corrente do pensamento geográfico que se relaciona com o enunciado acima é denominada 
A) Possibilismo. 
B) Geografia Crítica. 
C) Nova Geografia. 
D) Determinismo Ambiental.

Questão 02 - Uece - 2015.1 - Atente para o seguinte texto:
Serra da Boa Esperança, esperança que encerra
No coração do Brasil um punhado de terra
No coração de quem vai,
no coração de quem vem
Serra da Boa Esperança meu último bem
Parto levando saudades, saudades deixando
Murchas caídas na serra lá perto de Deus
Oh minha serra eis a hora do adeus vou-me embora
Deixo a luz do olhar no teu olhar
Adeus

(Lamartine Babo)

O conceito de lugar foi utilizado durante muito tempo na geografia para expressar o sentido de localização de um determinado sítio. Atualmente, este conceito vai além da simples localização de fenômenos geográficos, expressando uma contextualização simbólica que compreende um conjunto de significados. Portanto, com base no texto acima e na perspectiva atual de lugar, pode-se afirmar corretamente que
A) para o autor do texto, a serra representa uma dimensão da paisagem na qual o sentimento de posse está relacionado a sua perspectiva econômica.
B) a simbologia representada pela serra é motivada por laços emocionais que foram construídos na dimensão do espaço vivido.
C) a relação sujeito-lugar é percebida na perspectiva de uma relação simplesmente natural envolvendo apenas os elementos da natureza.
D) a serra constitui-se enquanto aspecto morfológico como um espaço vazio de conteúdo, sem história, refletindo apenas uma porção da natureza desprovida de afetividade.

Questão 03 - Uece - 2015.1 - Leia os textos abaixo.
TEXTO 1
Uma das principais características das regiões metropolitanas é o crescimento dos tecidos urbanos. Com o crescimento das cidades limítrofes, antigas áreas pertencentes às diversas municipalidades que não eram ocupadas anteriormente passam a compor uma unicidade no tecido metropolitano produzindo assim uma unidade espacial de escala e complexidade distinta da inicial.

TEXTO 2
Um sistema integrado de cidades que passa a estabelecer fluxos sociais, econômicos, políticos e culturais. Forma-se, portanto, um sistema de múltiplas espacialidades nas quais as cidades são conectadas por fluxos populacionais, serviços, informações e capitais, constituindo “nós” que entrelaçam as ligações entre esses lugares. Aqueles fluxos seguem uma hierarquização que é sempre comandada por cidades maiores e que disponibilizam, sobretudo, serviços para as outras cidades.

Os textos 1 e 2 indicam respectivamente fenômenos relacionados à
A) metropolização e à gentrificação.
B) desconcentração urbana e à periferização.
C) metropolização e à endourbanização.
D) conurbação e à rede urbana.

Questão 04 - Uece - 2015.1 - “É evidente que o Conservacionismo numa área subdesenvolvida e dotada de elevadas taxas demográficas encontra obstáculos, às vezes, intransponíveis. O próprio grau de dependência funcional, de que são possuidores os constituintes da biosfera, representa empecilho imediato.”

SOUZA, Marcos José Nogueira de. Subsídios para uma Política Conservacionista dos Recursos Naturais Renováveis do Ceará. p. 81. Terra Livre 5. O Espaço em questão. AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros. Ed. Marco Zero. 1988.

Considerando o excerto, assinale a única alternativa que apresenta elementos para uma política de conservação da natureza.
A) Construção de açudes e adutoras como suporte às atividades industriais e agroindustriais.
B) Monitoramento de efluentes, exploração dos solos argilosos e abertura de novas áreas de pastagem.
C) Retirada da vegetação ciliar no bioma da caatinga e construção de barragens subterrâneas.
D) Manejo dos solos, proteção das áreas de nascentes e controle do desmatamento.

Questão 05 - Uece - 2015.1 - Analise as afirmações que versam sobre a geomorfologia fluvial e demais processos associados. Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os rios são poderosos agentes de transformação da paisagem em virtude da sua capacidade de erodir, transportar e depositar.
( ) Diversos rios que drenam litologias cristalinas podem ser classificados como rios antecedentes.
( ) As bacias de drenagem apresentam áreas muito pequenas que juntas compõem a bacia hidrográfica de um rio.
( ) Os processos aluviais podem compreender erosão, transporte e sedimentação, também em leques aluviais.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) V, V, F, V.
B) V, F, V, V.
C) F, F, V, V.
D) F, V, F, F.

Questão 06 - Uece - 2015.1 - “A delimitação dos domínios climáticos é um dos principais desafios para a classificação climática. Seria cômoda a adoção de valores numéricos com espaçamentos constantes, como nos mapas de isotermas e de isoietas [...].”

MENDONÇA, Francisco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo. Oficina de Textos. 2007. p. 127.

Considerando o excerto, analise as afirmações que tratam sobre os grandes domínios climáticos do planeta.
I. O mecanismo de variação espacial da temperatura faz com que a distribuição dos tipos de clima no planeta não obedeça rigorosamente à posição latitudinal.
II. As mudanças mais profundas da paisagem não ocorrem em virtude da variação dos valores médios, mas sim na definição do comportamento dos grandes controles climáticos.
III. O domínio climático equatorial úmido corresponde à área de atuação da ZCIT e encontra-se compreendido entre os climas das altitudes médias. Está correto o que se afirma somente em
A) III.
B) II e III.
C) I e II.
D) II.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - D
04 - D
05 - A
06 - C

Nenhum comentário: