PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2014.1 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2014.1 - Ao processo de aumento do nível do mar, motivado por diminuição das áreas cobertas por geleiras, em face das fases de aquecimento global, dá-se a denominação de
A) transgressão marinha.
B) eustatismo negativo.
C) glaciação.
D) tectonismo.

Questão 02 - Uece - 2014.1 - Considerando os sistemas ambientais naturais que caracterizam o sítio urbano de Fortaleza, as áreas avaliadas como de preservação permanente, com alta vulnerabilidade à ocupação e com rica biodiversidade são 
A) os tabuleiros costeiros. 
B) as dunas móveis. 
C) as planícies fluviomarinhas com manguezais. 
D) as faixas de praias.

Questão 03 - Uece - 2014.1 - O mais extenso compartimento de relevo do Ceará abrange 
A) a planície litorânea. 
B) a depressão sertaneja. 
C) os planaltos sedimentares. 
D) as serras do embasamento cristalino.

Questão 04 - Uece - 2014.1 - Sobre o ciclo da água, é correto afirmar-se que 
A) o ciclo, através das chuvas, contribui para aumentar a umidade do ar e dos solos, alimentar os lençóis de água subterrânea e o escoamento fluvial. 
B) a infiltração da água tende a ser maior em terrenos impermeáveis e de rochas pouco porosas pertencentes ao embasamento cristalino. 
C) a descarga fluvial, ou débito de um rio, é sempre igual à pluviosidade total que incide sobre a região da bacia hidrográfica. 
D) a evaporação e a evapotranspiração tendem a um decréscimo em regiões de baixas latitudes, aumentando, consideravelmente, nas regiões de altas latitudes.

Questão 05 - Uece - 2014.1 - Com referência às ações erosivas na superfície da Terra, assinale a afirmação correta. 
A) As ações erosivas pluviais são mais eficazes, em função da alta densidade da cobertura vegetal e da existência de relevos com baixas declividades. 
B) Nos climas secos ou semiáridos, há ação predominante do intemperismo químico que decompõe os minerais constituintes das rochas. 
C) Nos climas úmidos, a evolução da superfície terrestre decorre da primazia do intemperismo físico e do baixo entalhe dos vales pela rede de drenagem. 
D) Nas ações fluviais, quanto maiores forem o volume da água e a velocidade do escoamento, maior será a capacidade dos rios de escavar os seus vales.

Questão 06 - Uece - 2014.1 - Em se tratando do meio ambiente e da conservação e/ou degradação dos recursos naturais, é verdadeiro afirmar-se que 
A) conservação e preservação são termos sinônimos e presumem a não utilização dos recursos naturais disponíveis em uma região. 
B) a degradação da biodiversidade e dos demais recursos naturais renováveis, em ambientes semiáridos e subúmidos secos, conduz à expansão da desertificação. 
C) o domínio das caatingas é muito pouco utilizado como fonte produtora de energia e não integra a matriz energética da região semiárida. 
D) os enclaves úmidos de florestas ombrófilas do domínio morfoclimático das caatingas são bem preservados e têm muito baixa utilização agrícola.

Questão 07 - Uece - 2014.1 - No que diz respeito às questões de natureza geocartográfica, assinale a afirmação INCORRETA. 
A) Todos os globos e mapas representam as características da superfície da Terra, em um tamanho muito menor do que possuem na realidade. 
B) A latitude de um lugar é a linha medida em graus entre esse lugar e o equador. 
C) Os meridianos têm sua máxima separação no equador e convergem para um ponto em cada polo. 
D) Plantas urbanas devem sempre ser organizadas em escalas muito pequenas como, por exemplo, 1:500.000.

Questão 08 - Uece - 2014.1 - Sobre a Geografia Física, seus métodos, procedimentos e abordagens, assinale a afirmação FALSA. 
A) A Geografia Física resulta do estudo unificado de algumas ciências da Terra, dando uma percepção geral do meio em que vive o homem e onde se adaptam os demais seres vivos. 
B) Os estudos da Geografia Física visam à análise dos elementos que compõem a natureza, não por si mesmos, mas, principalmente, por conexões. 
C) Na composição do geossistema ‒ objeto formal de estudo da Geografia Física ‒ estuda-se a natureza por meio dos seus componentes isolados, sem se preocupar com os espaços antropizados. 
D) O geossistema é para a Geografia Física o mesmo que o ecossistema é para a Ecologia.

Questão 09 - Uece - 2014.1 - Em se tratando de alguns conceitos básicos relacionados com as Unidades de Conservação do Brasil, assinale a afirmação INCORRETA. 
A) Proteção integral requer a manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitindo apenas o uso indireto dos seus atributos naturais. 
B) Zoneamento ambiental é a definição de setores ou zonas, em uma unidade de conservação, com objetivos de manejo e normas específicas, proporcionando os meios e as condições para que todos os objetivos de uma unidade possam ser alcançados. 
C) O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza ‒ SNUC ‒ é composto de dois grupos: (1) Unidades de Proteção Integral e (2) Unidades de Uso Sustentável. 
D) Parques, estações ecológicas, monumentos naturais e áreas de refúgio da vida silvestre compõem as Unidades de Uso Sustentável.

Questão 10 - Uece - 2014.1 - Os mapas de importância para a indicação de reservas minerais e para o planejamento agrícola são, respectivamente, o 
A) geomorfológico e o geológico. 
B) geológico e o pedológico. 
C) pedológico e o fitoecológico. 
D) geológico e o geomorfológico.

Questão 11 - Uece - 2014.1 - As indústrias que possuem várias filiais espalhadas por diversos países são as chamadas indústrias globais ou mundiais. Estes conglomerados industriais têm, dentre as suas características, 
A) um pequeno investimento em pesquisa, alta produtividade e elevada lucratividade. 
B) o desenvolvimento de tecnologias acessíveis para os países nos quais estão instalados. 
C) a garantia do desenvolvimento tecnológico dos países subdesenvolvidos. 
D) a atuação em diversos setores da economia, como os setores financeiro e comercial, além do industrial.

Questão 12 - Uece - 2014.1 - O Proálcool foi um programa governamental que teve dentre as suas metas produzir um combustível que ajudasse o Brasil a conseguir sua autonomia energética. Atente para as seguintes afirmações relacionadas a essa iniciativa. 
I. O álcool tem um elevado custo de produção, em virtude das extensas áreas de plantio de cana-de-açúcar. 
II. Este programa conseguiu reduzir em quase 90% o consumo atual de gasolina e diesel nas cidades brasileiras. 
III. O Proálcool promoveu o desenvolvimento de uma tecnologia inteiramente nacional, além de gerar um combustível menos poluente do que a gasolina. É correto o que se afirma somente em 
A) I e II. 
B) I e III. 
C) III. 
D) II.

Questão 13 - Uece - 2014.1 - O momento, iniciado em meados do século XX, em que a sociedade tornou-se global e que imprimiu novas técnicas e maneiras de produzir é conhecido como 
A) revolução técnico-científica-informacional. 
B) crise da economia mundial. 
C) revolução industrial. 
D) macroeconomia de mercado.

Questão 14 - Uece - 2014.1 - Produtos de base, em estado bruto, considerados como matéria-prima, provenientes de cultivo ou extração são conhecidos como 
A) bens duráveis. 
B) bens estratégicos. 
C) commodities. 
D) recursos energéticos

Questão 15 - Uece - 2014.1 - “A sociedade desloca-se e desloca as mercadorias que ela mesma produz, desloca, portanto, o espaço real - mercadorias - e o espaço simbólico.” 

RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção e consumo do e no espaço, problemática ambiental urbana. Editora Hucitec, 1998. p.62. 

Analisando o excerto acima, percebe-se que o deslocamento de mercadorias produzidas pela sociedade também pode provocar a desigualdade. Portanto, pode-se concluir acertadamente que 
A) as desigualdades sociais relacionam-se com a sociedade e com o espaço produzido. 
B) as desigualdades relacionam-se apenas com o espaço e nunca com a sociedade. 
C) não há relação entre desigualdade, espaço e sociedade, mas sim com a renda. 
D) a desigualdade social relaciona-se apenas com o consumo nos países capitalistas subdesenvolvidos.

Questão 16 - Uece - 2014.1 - O conceito de Gênero de Vida, entre outras coisas, abrange o conjunto de técnicas e costumes construídos e passados socialmente, exprimindo uma relação entre a população e os recursos. Esta ideia foi proposta por 
A) La Blache. 
B) Hartshorne. 
C) Ratzel. 
D) Humboldt.

Questão 17 - Uece - 2014.1 - Apartheid é um termo que define a política de segregação racial e territorial que tem como objetivo separar as diferentes “raças” existentes em um território. Até o início da década de 1990, o país em que esta política prevaleceu fortemente foi o (a) 
A) Sudão. 
B) África do Sul. 
C) Namíbia. 
D) República Popular do Congo.

Questão 18 - Uece - 2014.1 - O Kibutz é um sistema agrícola coletivo criado em Israel. Sobre este sistema, analise as afirmações a seguir. 
I. Nesse sistema, a comunidade toma decisões de forma coletiva. 
II. As áreas de cultivo se localizam na região periférica das comunidades. 
III. Cada kibutz oferece aos seus integrantes moradia, educação e alimentação. 

Está correto o que se afirma em 
A) I apenas. 
B) II e III apenas. 
C) I, II e III. 
D) II apenas.

Questão 19 - Uece - 2014.1 - O Censo demográfico de 2010 do IBGE informa que o Brasil ultrapassou 190 milhões de habitantes. Analise as seguintes afirmações sobre as características da população brasileira: 
I. A população brasileira está irregularmente distribuída em seu território. 
II. A região nordeste é a segunda mais populosa do País, no entanto, a sua densidade demográfica é baixa. 
III. O processo de industrialização da região sudeste não contribuiu para que esta seja a mais populosa do País. Esta correto o que se afirma em 
A) I e III apenas. 
B) II e III apenas. 
C) I, II e III. 
D) I e II apenas.

Questão 20 - Uece - 2014.1 - O Mercosul tem um importante papel no contexto econômico e político latino-americano. Recentemente, o Paraguai, um dos países que compõem este bloco econômico, teve a sua atuação suspensa. Dentre as causas que levaram a esta suspensão está 
A) a cassação do então presidente Fernando Lugo, pelo Senado paraguaio. 
B) o descumprimento do acordo de importação e exportação firmado com os demais países do Mercosul. 
C) a falta de fiscalização dos produtos paraguaios nas zonas de fronteira dos países do Mercosul. 
D) a ausência das autoridades paraguaias nas duas últimas reuniões com os chefes de Estado dos países que compõem o Mercosul.

Questão 21 - Uece - 2014.1 - Sobre o problema de degradação do meio ambiente, pode-se afirmar corretamente que 
A) a degradação dos vegetais não tende a interferir no ciclo hidrológico. 
B) as perdas de matéria orgânica nos solos ocorrem, principalmente, nos horizontes subsuperficiais em contato com a rocha matriz. 
C) a capacidade de reserva de água no solo, ou disponibilidade hídrica, independe da vegetação. 
D) com o desmatamento, há aceleração do escoamento superficial e remoção dos horizontes superficiais dos solos.

Questão 22 - Uece - 2014.1 - Em se tratando dos sistemas ambientais ou ecossistemas costeiros, assinale a afirmação FALSA. 
A) A zona costeira corresponde ao espaço geográfico de interação do ar, do mar e da terra, incluindo seus recursos ambientais. 
B) Os ecossistemas costeiros são limitados por um espaço físico onde interagem fatores abióticos e bióticos, caracterizando determinadas estruturas e funções. 
C) Lagunas, estuários, planícies fluviomarinhas e baías são sistemas costeiros por excelência, têm estabilidade ambiental antiga, do ponto de vista de tempo geológico, e baixa vulnerabilidade à ocupação. 
D) As baías e os estuários são importantes vias de transporte, têm águas abrigadas e são, também, importantes fontes de nutrientes.

Questão 23 - Uece - 2014.1 - Considere as seguintes afirmações a respeito do desenvolvimento sustentável, ou de sustentabilidade ao desenvolvimento: 
I. A construção sustentável requer, como pontos de partida simultâneos, além do econômico, o social, o político e o ambiental. 
II. O desenvolvimento sustentável requer, como premissa exclusiva e fundamental, aquela que diz respeito ao crescimento econômico. 
III. A Agenda 21 foi um dos marcos fundamentais da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. 
IV. A concepção de sustentabilidade deve ser pautada, essencialmente, nas disponibilidades e na abundância de recursos naturais de um país. Está correto o que se afirma em 
A) I, II, III e IV. 
B) I e III apenas. 
C) I, II e IV apenas. 
D) II, III e IV apenas.

Questão 24 - Uece - 2014.1 - A ferrovia norte-sul é uma obra que tem o objetivo de ampliar a capacidade de escoamento da produção de mercadorias no Brasil. Sobre esta obra estratégica, analise as afirmações a seguir. 
I. Apresenta-se como uma alternativa mais econômica para o transporte de mercadorias e cargas de longa distância. 
II. Algumas das principais mercadorias a serem transportadas são: derivados de petróleo, cimento, grãos, açúcar e álcool. 
III. Interligará os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Tocantins, Maranhão e Roraima, integrando o país inteiro a uma rede de logística. É correto o que se afirma apenas em 
A) I. 
B) III. 
C) II e III. 
D) I e II.

Questão 25 - Uece - 2014.1 - Dentre os caminhos que levam o mínimo de sustentabilidade às áreas urbanas, estão a criação, a aplicação e o cumprimento efetivo das leis e normas que regulamentam o uso de seus espaços, tanto pelo poder público quanto por seus cidadãos. Sobre os rios urbanos de Fortaleza, analise as afirmações a seguir. 
I. Além do rio Cocó, os rios Ceará e Pacoti drenam a cidade de Fortaleza, e todos estes corpos hídricos têm elevado comprometimento ambiental em suas respectivas bacias. 
II. Nas bacias dos rios Ceará, Cocó e Pacoti existem diversas áreas ocupadas irregularmente por invasões que se encontram em área de risco. 
III. A bacia do rio Ceará é a que apresenta as melhores condições de preservação ambiental e total adequação à legislação ambiental vigente. Está correto o que se afirma somente em 
A) II e III. 
B) I e II. 
C) II. 
D) III.

Questão 26 - Uece - 2014.1 - O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura ‒ Plano ABC ‒ é um dos planos setoriais do Governo Federal que têm, dentre as suas ações e programas, 
A) a recuperação de pastagens degradadas e a integração entre lavoura, pecuária e floresta. 
B) o sistema de plantio direto e a redução das áreas de floresta para aumentar a produção de grãos. 
C) o aumento das florestas plantadas e a redução gradativa das áreas de soja na região CentroOeste. 
D) a adaptação às mudanças climáticas, reduzindo as áreas de floresta e aumentando as áreas de cana-de-açúcar para fabricação de etanol.

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - B
04 - A
05 - D
06 - B
07 - D
08 - C
09 - D
10 - B
11 - D
12 - B
13 - A
14 - C
15 - A
16 - A
17 - B
18 - C
19 - D
20 - A
21 - D
22 - C
23 - B
24 - D
25 - B
26 - A

Nenhum comentário: