PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2013.1 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2013.1 - A parte sólida e a parte com material em estado de fusão da Terra correspondem, respectivamente, à
A) criosfera e à litosfera. 
B) litosfera e ao magma. 
C) hidrosfera e ao magma. 
D) troposfera e à criosfera.

Questão 02 - Uece - 2013.1 - Em um rio, quando o volume e a velocidade da água aumentam de maneira considerável, a atividade predominante que o curso fluvial tende a apresentar em seu leito é de A) erosão linear e aprofundamento do vale.
B) acumulação de sedimentos e abertura do vale.
C) acumulação de sedimentos e alargamento da planície fluvial.
D) erosão lateral e aumento da alteração das rochas pelo intemperismo.

Questão 03 - Uece - 2013.1 - As formações vegetais que vivem em solos profundos, em áreas submetidas à influência de climas úmidos correspondem à
A) vegetação de estepes, com pequena variação florística.
B) floresta equatorial, rica em biodiversidade.
C) vegetação xerófila, rica em cactáceas.
D) floresta temperada, com grande variação florística.

Questão 04 - Uece - 2013.1 - Tsunamis ou grandes marés oceânicas são decorrentes de
A) pequena profundidade oceânica nos locais em que elas se originam, provocando o deslocamento súbito das águas oceânicas para o talude continental.
B) abalos sísmicos em que o epicentro se localiza em distantes áreas continentais.
C) sismos em áreas oceânicas, motivando o deslocamento das ondas na direção da costa, onde menor é a profundidade e aumentando o atrito das águas com o fundo do mar.
D) erupções vulcânicas continentais, cujo deslocamento do material magmático se orienta na direção do litoral.

Questão 05 - Uece - 2013.1 - Sabe-se que para localizar-se corretamente qualquer fato geográfico são necessários conhecimentos essenciais sobre pontos cardeais, colaterais, hemisféricos, rede de coordenadas, entre outros. Sobre esse aspecto, é correto afirmar-se que a cidade de Fortaleza localiza-se
A) no hemisfério boreal, próximo da linha equatorial.
B) no hemisfério norte, ao sul do trópico de Capricórnio.
C) no hemisfério sul, a leste da linha equatorial.
D) no hemisfério austral, a oeste do meridiano de Greenwich.

Questão 06 - Uece - 2013.1 - Assinale a alternativa que corresponde ao ecossistema fluviomarinho, muito rico em biodiversidade.
A) matas ciliares
B) dunas fixas
C) manguezais
D) plataforma continental

Questão 07 - Uece - 2013.1 - Atente para o que se diz a respeito das características geológicas, geomorfológicas e pedológicas do Nordeste brasileiro.
I. Os dois grandes conjuntos morfoestruturais do Nordeste correspondem ao embasamento cristalino e à bacia sedimentar do Parnaíba.
II. As coberturas sedimentares Terciárias e Quaternárias, com tabuleiros, dunas e planícies preponderam no litoral.
III. Os solos mais férteis e com maior espessura são localizados nas depressões pediplanadas semiáridas.
IV. Os enclaves úmidos do domínio morfoclimático das caatingas decorrem de níveis altimétricos elevados das serras e chapadas. Está correto o que se afirma em
A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e IV apenas.

Questão 08 - Uece - 2013.1 - Dentre os tipos climáticos abaixo relacionados, assinale o único que não é encontrado no Brasil.
A) subtropical
B) monções
C) equatorial
D) tropical, com estações alternadas

Questão 09 - Uece - 2013.1 - Assinale a alternativa que contém apenas Áreas de Preservação Permanente (APP’s), conforme o Código Florestal Brasileiro em vigor.
A) tabuleiros, matas ciliares e florestas restauradas
B) dunas fixas, manguezais e nascentes fluviais
C) chapadas, topos de morros e encostas íngremes
D) dunas móveis, interflúvios tabulares e faixas de praias

Questão 10 - Uece - 2013.1 - Leia as afirmações a seguir, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As rochas sedimentares permoporosas têm alto potencial de águas subterrâneas.
( ) A descarga ou débito de um rio deriva do volume pluviométrico menos a evaporação e a infiltração.
( ) As fontes de energia eólica, solar e hídrica são altamente poluentes.
( ) O petróleo é um combustível fóssil encontrado em plataformas oceânicas e bacias sedimentares. A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) V, V, F, V.
B) F, V, V, F.
C) F, F, V, F.
D) V, F, F, V.

Questão 11 - Uece - 2013.1 - A energia renovável presente nos ciclos naturais e que também pode ser gerada a partir do metano, como produto da decomposição de resíduos orgânicos, é denominada de
A) energia geotérmica.
B) energia eólica.
C) energia de biomassa.
D) energia hidráulica.

Questão 12 - Uece - 2013.1 - “Nova York, 25 Set (Reuters) - O presidente do Egito, Mohamed Mursi, disse [...] que a liberdade de expressão precisa ser exercida com responsabilidade, pois pode colocar em risco a paz e a estabilidade. O filme semiamador, produzido nos EUA e difundido pela internet, provocou reações em vários países islâmicos, [...]. Na Líbia, um protesto no consulado dos EUA em Benghazi terminou com a morte do embaixador norteamericano no país e de outros três funcionários diplomáticos.”

Reuters Brasil, 25 de setembro de 2012. Liberdade de expressão acarreta responsabilidade. Edith Honan e Leah Schnurr. http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE88O0AU 20120925

A geopolítica global parece tornar o Oriente Médio ainda mais complexo e conflituoso. Depois da “primavera árabe” uma nova onda de violentos protestos assola a região. Sobre estes conflitos, analise as afirmações a seguir.
I. Na maioria dos países islâmicos há uma profunda ligação entre Estado e religião. Este é um dos fatores que pode ser apontado como agravante desses conflitos.
II. O filme recentemente produzido nos EUA, em que é destacada a figura do Profeta Maomé, também foi utilizado de forma oportunista por grupos radicais armados para justificar os protestos violentos ao redor do mundo.
III. A globalização e principalmente a internet contribuíram para espalhar rapidamente as imagens do filme "A Inocência dos Muçulmanos" e acentuar os protestos no mundo islâmico. Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.

Questão 13 - Uece - 2013.1 - Elaborando um trabalho sobre geografia urbana, estudantes de uma escola definiram a localização de uma área no seu bairro, estabeleceram seus limites e delimitaram-na a partir de um mapa. Fazendo isso, utilizaram um princípio geográfico proposto por Ratzel, conhecido como princípio da
A) causalidade.
B) extensão.
C) atividade.
D) conexidade.

Questão 14 - Uece - 2013.1 - A entidade informal constituída por países desenvolvidos, presidida pelo Tesouro Francês e que tem por finalidade renegociar as dívidas de países em dificuldades financeiras é o
A) Fundo Monetário Internacional.
B) Banco Interamericano de Desenvolvimento.
C) Clube de Paris.
D) Clube de Roma.

Questão 15 - Uece - 2013.1 - “A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.”

RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço - problemática ambiental urbana. Ed. Hucitec, 1998, p.8.

A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem
A) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.
B) nas relações de consumo e não nas relações de produção.
C) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
D) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo.

Questão 16 - Uece - 2013.1 - O Conselho de Segurança é um dos seis principais órgãos da ONU. É composto por cinco membros permanentes e 10 países não permanentes. Sobre as atribuições desta entidade, analise as afirmações a seguir.
I. O Conselho de Segurança da ONU pode investigar qualquer questão que possa vir a se transformar em um conflito internacional.
II. Em determinadas situações, o Conselho de Segurança poderá recomendar à Assembleia Geral da ONU a eleição de um novo Secretário-Geral.
III. O Conselho de Segurança não poderá, em nenhuma hipótese, solicitar aos países da ONU que apliquem sanções econômicas a outros países para deter alguma agressão. É INCORRETO o que se afirma somente em
A) I e II.
B) II.
C) III.
D) II e III.

Questão 17 - Uece - 2013.1 - “Hoje é evidente que a Era de Ouro pertenceu essencialmente aos países capitalistas desenvolvidos (...).”

HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX; 1914-1991. São Paulo, Companhia das Letras, 2a Edição 1995.

A afirmação feita por um dos maiores intelectuais do nosso tempo refere-se ao período que se inicia após a Segunda Guerra Mundial e se estende até o final do século XX. Considerando esta janela na linha do tempo, analise as afirmações sobre as características do capitalismo.
I. Neste espaço temporal houve uma reestruturação do capitalismo, notada a partir do avanço da globalização e da internacionalização da economia.
II. A industrialização neste período proporcionou o aumento gradual do campesinato, esvaziando as cidades e aumentando o número de pessoas no campo, fortalecendo a agroindústria.
III. O processo de produção inicialmente baseado no fordismo levou a sociedade a uma padronização da tecnologia e ao consumo de forma global. Está correto o que se afirma apenas em
A) I.
B) II e III.
C) II.
D) I e III.

Questão 18 - Uece - 2013.1 - No Brasil há uma elevada concentração de terras. Os latifúndios predominam, ocupando a maior parte da área enquanto os minifúndios têm pouca expressividade percentual. Sobre as características da estrutura fundiária brasileira, é correto afirmar-se que
A) nas grandes concentrações fundiárias, geralmente existem grandes parcelas de terras ociosas.
B) os pequenos produtores não têm problemas de endividamento no campo, em virtude das linhas de crédito oferecidas pelo Governo Federal.
C) a mecanização das lavouras nas grandes propriedades tem contribuído para a fixação do homem no campo.
D) no Brasil as maiores áreas de tensão e conflitos por disputa de terras estão localizadas na região Sul.

Questão 19 - Uece - 2013.1 - Japão e China completaram 40 anos de relações diplomáticas, que recentemente foram abaladas, gerando um clima de tensão entre os dois países em virtude da
A) disputa territorial por um pequeno conjunto de ilhas que os chineses chamam de Diaoyu.
B) entrada maciça de diversos produtos chineses no mercado japonês.
C) disputa comercial entre os dois países pelo mercado mundial de eletrônicos.
D) discordância do Japão ao regime imposto na China pelo Partido Comunista Chinês – PCC.

Questão 20 - Uece - 2013.1 - A região conhecida como África Subsaariana é tida por alguns pesquisadores como uma das ultimas fronteiras do capitalismo. Sobre esta região, analise as afirmações abaixo e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Esta região está sendo disputada pelos grandes grupos econômicos mundiais, pelo fato de possuir uma classe média dominante que anseia pelas comodidades proporcionadas pelo capital.
( ) Muitos desses países têm governos que são incapazes de cumprir com suas obrigações econômicas e sociais, fato que os fragiliza ainda mais frente ao capitalismo global.
( ) A África subsaariana é um espaço que ainda não está totalmente inserido na dinâmica da globalização, portanto muito susceptível às manobras neoliberais da economia global.
( ) Nesta região estão alguns países que ainda têm conflitos étnicos internos, além de profundos problemas sociais e econômicos que demandam ajuda humanitária de outros países. A sequência correta, de cima para baixo, é
A) F, F, F, V.
B) V, F, F, F.
C) F, V, V, F.
D) V, V, V, V.

Questão 21 - Uece - 2013.1 - “A concepção filosófica e metodológica” sobre a qual está a base do pensamento geográfico tradicional é o
A) possibilismo.
B) marxismo.
C) determinismo.
D) positivismo.

Questão 22 - Uece - 2013.1 - Diversos pensadores contemporâneos afirmam que o processo e a prática da globalização atual têm suas bases fundamentadas na relação entre
A) ciência, religião e técnica.
B) capital, cultura e filosofia.
C) técnica, ciência e capital.
D) agroindústria, consumo e renda

Questão 23 - Uece - 2013.1 - As grandes metrópoles brasileiras apresentam profundas desigualdades sociais e econômicas que têm contribuído para o aumento da segregação espacial. Sobre estas questões presentes no tecido urbano brasileiro, considere as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nas metrópoles brasileiras há uma infraestrutura que prima pela mobilidade urbana eficiente e pela sustentabilidade.
( ) Apesar das políticas públicas, a violência urbana, de forma geral, tem aumentado e se apresenta como um tema central na discussão do espaço urbano.
( ) Com a redução da desigualdade econômica, a população urbana de baixa renda tem dependido cada vez menos dos serviços públicos, para melhoria da qualidade de vida.
( ) Nos últimos oito anos, os programas governamentais de distribuição de renda reduziram em quase 80% a desigualdade nas grandes cidades brasileiras. A sequência correta, de cima para baixo, é
A) F, V, F, F.
B) F, F, V, V.
C) V, V, F, V.
D) V, F, V, F.

Questão 24 - Uece - 2013.1 - Considere as seguintes afirmações concernentes às características naturais do litoral e da zona costeira:
I. As baías são áreas de águas abrigadas e de baixa energia, favoráveis à instalação de portos.
II. Grandes portos brasileiros, como os portos de Santos, do Rio de Janeiro, de Salvador e de Paranaguá, estão localizados em baías.
III. Nos países escandinavos da Europa Setentrional, as áreas portuárias estão situadas em fiordes.
IV. Baías e fiordes são formados por influências exclusivamente tectônicas. Está correto o que se afirma em
A) I, II, III e IV.
B) I, II e IV apenas.
C) III e IV apenas.
D) I, II e III apenas.

Questão 25 - Uece - 2013.1 - Um geossistema decorre das relações mútuas entre fatores do potencial ecológico (fatores abióticos) e da exploração biológica (fatores bióticos) e destes com a ação antrópica. Com base na concepção geossistêmica, é correto afirmar-se que
A) clima, relevo, águas superficiais e subterrâneas integram o potencial ecológico.
B) a ação antrópica não interfere no comportamento da dinâmica ambiental do geossistema.
C) recursos hídricos, solos, vegetação e pluviometria integram a exploração biológica.
D) mantos de intemperismo e solos não têm necessariamente interferência biológica ou orgânica, integrando o potencial ecológico do geossistema.

Questão 26 - Uece - 2013.1 - Solos aluviais, ou neossolos flúvicos, são profundos, têm alta fertilidade natural, concentração de matéria orgânica e textura muito variada. Sobre esses solos, é correto afirmar-se que
A) se desenvolvem nas superfícies interfluviais e em topos de morro.
B) são depositados nas margens dos rios e têm planícies fluviais recobertas por matas ciliares.
C) derivam de alterações locais das rochas sem mobilização de sedimentos por influência da gravidade.
D) se localizam no litoral em áreas de dunas fixas.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - B
04 - C
05 - D
06 - C
07 - D
08 - B
09 - B
10 - A
11 - C
12 - D
13 - B
14 - C
15 - A
16 - C
17 - D
18 - A
19 - A
20 - D
21 - D
22 - C
23 - A
24 - D
25 - A
26 - B

Nenhum comentário: