PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 10 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2012.1 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2012.1 - Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas: 
A) pedológico, geomorfológico e geológico. 
B) litológico, pedológico e geomorfológico. 
C) geomorfológico, topográfico e fitoecológico. 
D) geológico, geomorfológico e pedológico.

Questão 02 - Uece - 2012.1 - Trata-se de um domínio natural com características tropicais úmidas, com processos de intemperismo químico em rochas cristalinas, com relevos fortemente dissecados em morros, colinas e cristas, e com a ocorrência de processos erosivos acelerados motivados por desmatamentos desordenados.
A área com tais características corresponde ao domínio de
A) terras baixas florestadas equatoriais.
B) áreas mamelonares tropicais-atlânticas florestadas.
C) chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas galerias.
D) planaltos subtropicais com araucárias.

Questão 03 - Uece - 2012.1 - Aos cordões arenosos dispostos paralelamente à linha de costa e que têm formação geológica quaternária, dá-se a denominação de
A) falésia.
B) ria.
C) restinga.
D) baía.

Questão 04 - Uece - 2012.1 - O sítio urbano de Fortaleza tem maiores restrições a ocupações e expansões em áreas de preservação permanente como
A) tabuleiros.
B) maciços residuais.
C) planaltos sedimentares.
D) áreas inundáveis das planícies fluviais.

Questão 05 - Uece - 2012.1 - Tratando-se da questão energética, é INCORRETO afirmar-se que
A) o carvão é uma fonte de combustível fóssil encontrado em rochas cristalinas pré- cambrianas, que é aproveitado, principalmente, em fornos siderúrgicos.
B) as principais dificuldades para o aproveitamento da energia nuclear derivam de riscos associados à segurança, ao armazenamento de resíduos radioativos e à ocorrência eventual de desastres naturais como terremotos.
C) as bacias Amazônica e do Paraná, no Brasil, são respectivamente as que têm maior potencial hidráulico e maior utilização da força energética.
D) no Brasil, a ampliação das reservas e da extração de petróleo tem sido verificada principalmente nos campos submersos da plataforma continental.

Questão 06 - Uece - 2012.1 - Considere as afirmações a seguir no que se referem ao contexto geoecológico da Terra:
I. A floresta das regiões temperadas tem um padrão fisionômico muito homogêneo: é pobre em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes médias, de 35 a 45°.
II. A floresta das regiões tropicais é associada a climas quentes e úmidos: é rica em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes baixas, de 0 a 20°.
III. A floresta secundária, em qualquer região da Terra, resulta de sucessão ecológica, tendo o recrescimento das plantas após a supressão total ou parcial da vegetação primária.
IV. A floresta subtropical tem associações arbóreas pouco diversificadas, muito homogêneas e com grande variedade florística, sendo encontrada em altas latitudes, de 60 a 80°.

É verdadeiro o que se afirma em
A) II, III e IV, apenas.
B) I, II, e III, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) I, II, III e IV.

Questão 07 - Uece - 2012.1 - A distribuição dos biomas brasileiros - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal - tem uma configuração semelhante ou muito próxima às áreas correspondentes a
A) domínios morfoestruturais.
B) bacias hidrográficas.
C) domínios morfoclimáticos.
D) bacias sedimentares

Questão 08 - Uece - 2012.1 - Sobre conceitos e princípios da Geografia Física, é correto afirmar-se que
A) na evolução da natureza e do mecanismo de evolução da superfície da Terra, os processos externos atuam isoladamente, sem conexão entre eles.
B) a estrutura geológica não interfere no mecanismo de origem e de evolução da superfície da Terra. C) climas do passado, também chamados paleoclimas, não deixaram marcas de sua atuação, mesmo em relação a flutuações marinhas ou a ocorrência de ambientes fossilíferos.
D) na evolução da superfície da Terra, os processos externos ou exodinâmicos são dependentes do clima e da vegetação, e atuam de maneira integrada através dos sistemas de erosão.

Questão 09 - Uece - 2012.1 - Tratando-se das condições geoambientais e da ocupação do semi-árido brasileiro, pode-se afirmar que a desertificação é um processo que conduz à degradação irreversível dos solos e dos demais recursos naturais renováveis. Sobre o processo em pauta, assinale a opção que contém a afirmação FALSA.
A) A desertificação tem afetado, principalmente, a área extensivamente recoberta por caatinga em solos rasos de tipos variados.
B) Com a expansão do processo de desertificação, tem ocorrido a desorganização dos sistemas produtivos como a agropecuária e o extrativismo vegetal.
C) A desertificação tem afetado, indistintamente, todos os grandes domínios naturais do Nordeste brasileiro.
D) A desertificação é própria dos climas secos, semi-áridos e subúmidos secos.

Questão 10 - Uece - 2012.1 - Movimentos de transgressão ou de regressão marinha decorrem essencialmente de
A) fases alternadas de aquecimento (interglaciação) ou resfriamento (glaciação).
B) terremotos e manifestações vulcânicas.
C) oscilações de marés.
D) deslocamento de correntes marinhas.

Questão 11 - Uece - 2012.1 - Estes geógrafos, “apontaram a relação entre a Geografia e a superestrutura de dominação de classe, na sociedade capitalista. Desvendaram as máscaras sociais aí contidas, pondo à luz os compromissos sociais do discurso geográfico, seu caráter classista.”

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia Pequena História Crítica. São Paulo, HUCITEC, 1995, p.113-114.

O excerto refere-se a uma corrente da geografia marcada pelo trabalho dos geógrafos
A) pragmáticos.
B) críticos.
C) tradicionais.
D) positivistas.

Questão 12 - Uece - 2012.1 - O somatório de bens e serviços produzidos ao longo de um ano por uma nação corresponde ao/à
A) Produto Nacional Bruto.
B) Produto Interno Bruto.
C) Renda per capta.
D) Índice de Gini.

Questão 13 - Uece - 2012.1 - A crise na Zona do Euro pode afetar severamente a economia mundial e colocar em risco o futuro da moeda e da própria União Europeia. Até agora, as principais medidas de contenção da crise levam à contração fiscal e à redução do crescimento. Dentre as medidas que conduzem a esta situação encontra(m)-se:
A) o corte acentuado dos déficits orçamentários, aumento de impostos e corte de gastos.
B) a exclusão da União Europeia dos países que possuem economia sem liquidez.
C) a atuação coletiva dos países da Zona do Euro e as medidas financeiras para conter a crise.
D) a troca de uma política de cortes orçamentários por outra que objetiva o crescimento econômico.

Questão 14 - Uece - 2012.1 - Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. Espaço geográfico
2. Paisagem
3. Território
4. Lugar
5. Região
( ) Para algumas correntes da geografia, pode ser entendido(a) como uma classe de área, que pode apresentar grande uniformidade interna e grandes diferenças quando comparada a outras áreas.
( ) As relações de poder construídas e estabelecidas são determinantes para a sua definição e delimitação.
( ) É, numa determinada porção do espaço, o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente, uns sobre os outros, fazem da paisagem um conjunto indissociável, em perpétua evolução.
( ) É marcado(a) pelas relações de consenso, conflito, dominação e resistência, onde se cria identidade e onde se vive.
( ) Conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações, que procura revelar as práticas sociais dos diferentes grupos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) 1, 2, 4, 3, 5.
B) 3, 4, 5, 1, 2.
C) 5, 3, 2, 4, 1.
D) 2, 1, 3, 5, 4.

Questão 15 - Uece - 2012.1 - Dentre as medidas mais polêmicas do novo código florestal está
A) a redução das áreas de preservação permanente de 30 metros para 15 metros nas margens de riachos com até 5 metros de largura.
B) o aumento das áreas de APP de 30 para 50 metros nas margens de rios e riachos, independente do seu comprimento e da sua extensão.
C) a transformação das unidades de conservação menores que 10 ha em áreas destinadas exclusivamente à atividade agroindustrial.
D) o fim da exploração e da extração mineral no estado do Pará.

Questão 16 - Uece - 2012.1 - O conceito de desenvolvimento econômico pode ser reservado para designar
A) apenas as mudanças conjunturais de uma economia.
B) somente o crescimento populacional de um país.
C) unicamente o crescimento do setor primário da economia.
D) a transformação estrutural de uma economia.

Questão 17 - Uece - 2012.1 - “Dilma Rousseff foi tão crítica de Washington quanto era possível sem causar uma crise diplomática.” Carta Capital, 28 de setembro de 2011.p.34. O excerto refere-se ao impacto geopolítico do discurso da Presidenta Dilma na abertura da Assembleia Geral da ONU, ocorrida no último dia 21 de setembro. Entre outras questões, a sua fala foi incisiva, porque
A) defendeu com ênfase, a criação do Estado Palestino, lamentando a sua ausência na ONU.
B) reafirmou o apoio às intervenções militares no Oriente Médio, solicitando novamente assento no conselho de segurança da ONU.
C) comunicou que o Brasil não utilizará os instrumentos de controle cambial para se proteger dos impactos da crise econômica atual.
D) contrapõe-se fortemente à essência da política externa praticada durante o governo do Presidente Lula.

Questão 18 - Uece - 2012.1 - Nos estados dessa região do Brasil, a ausência de esgotamento sanitário e água tratada são problemas crônicos, assim como a falta de infraestrutura de transportes, principalmente rodoviários e ferroviários. A densidade demográfica, de forma geral, é bastante pequena em todos os estados, muito embora a população se concentre em sua maioria nas áreas urbanas. Essa descrição refere-se à região
A) Nordeste.
B) Centro-Oeste.
C) Norte.
D) Sul.

Questão 19 - Uece - 2012.1 - Analise as seguintes afirmações que tratam do processo de industrialização no Brasil.
I. No governo de Getúlio Vargas, foram criadas as condições de infra-estrutura necessárias para a industrialização brasileira.
II. O governo de Juscelino Kubitschek priorizou a construção de rodovias e obras para geração de energia.
III. A década de 90 foi marcada pela globalização da economia e pela consolidação do Brasil como grande produtor e exportador de tecnologia. Está correto o que se afirma em
A) III apenas.
B) I e II apenas.
C) II apenas.
D) I e III apenas.

Questão 20 - Uece - 2012.1 - “Fico desesperada quando a comida não dá. Quem está na cozinha é quem sente a dor de cabeça, vendo o povo pra comer e a comida sem dar pra todo mundo. É difícil fazer uma sopa com a metade de um pacote de macarrão para dividir com 8 pessoas. Eu afino a sopa. Afino... mas não tem jeito. Os filhos, de 13 e 15 anos, são comedores, não se conformam com pouco. Aí dá dor de cabeça. A parte da mulher esquenta muito. Se não usar bem com o juízo, se atrapalha. Brigo, reclamo o tempo todo. Reclamo para o marido e para os filhos, porque não vou morrer calada. O marido pergunta: nós vamos fazer o quê? Aí, ele sai pra comprar fiado. Quando ele consegue, fico satisfeita. Só quem sabe o que tá precisando, se a comida vai dar, o que vai faltar, é a mulher. Tem hora que olho pro velho, que tem mais idade do que eu, e digo: tu tá mais novo do que eu. Ele sorri e diz: é, você se aperreia muito.”

(Mulher entrevistada do município de Patos-PB.) Fischer, Izaura Rufino e Albuquerque, Lígia. A mulher e a emergência da seca no Nordeste do Brasil. Trabalhos para Discussão. Nº 139/2002 Julho-2002 - Fundação Joaquim Nabuco. http://www.fundaj.gov.br/tpd

A partir do relato que convida à reflexão sobre o papel da mulher nas famílias que habitam a zona rural do sertão semiárido, sua relação com a seca e o estado de pobreza vivido por estas populações, analise as afirmações a seguir.
I. Geralmente no semiárido rural do Nordeste brasileiro, cabe à mulher a tarefa de gerenciar o alimento cotidianamente e ao homem a função econômico-social de produzi-lo e prover a família.
II. De maneira geral, a mulher chefe de família do semiárido rural brasileiro enfrenta mais dificuldades que os homens, porque assume o núcleo familiar sozinha.
III. Os efeitos dos longos períodos de estio não afetam igualmente a população e o território do semiárido. Está correto o que se afirma em
A) I e II apenas.
B) III apenas.
C) I apenas.
D) I, II e III

Questão 21 - Uece - 2012.1 - Considere as seguintes afirmações que tratam do ambiente em grandes centros urbanos:
I. O aumento da temperatura em face do adensamento de construções, do asfaltamento de ruas e avenidas e da rarefação ou ausência de vegetação tende a gerar as “ilhas de calor”.
II. Em geral, a expansão nos grandes centros urbanos brasileiros tem sido realizada em terrenos ambientalmente estáveis e com baixa vulnerabilidade à ocupação.
III. Comumente, as áreas de risco à ocupação correspondem aos fundos de vales, topos de morros e vertentes íngremes.
IV. Parques, áreas verdes e matas ciliares, contribuem para a melhoria do clima urbano, amenizando os gradientes térmicos.
Está correto o que se afirma em
A) I, II, III e IV.
B) I, III e IV apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e IV apenas.

Questão 22 - Uece - 2012.1 - Considere as afirmações a seguir no que concernem a mapeamento e a questões cartográficas:
I. Nas análises geográficas, a escala de mapeamento está relacionada com a dimensão da área estudada e com o nível de detalhamento que será utilizado.
II. Na geografia, a atual produção de cartografia temática depende da utilização de imagens de sensoriamento remoto e das técnicas de geoprocessamento.
III. Mapas planialtimétricos representam o relevo através das curvas de nível e expõem dados sobre a rede hidrográfica, a malha urbana e demais informações complementares.
IV. A longitude e a latitude correspondem às coordenadas geográficas, representando, respectivamente, o afastamento em graus dos paralelos e dos meridianos. Está correto o que se afirma em
A) I, II, III e IV.
B) II e III apenas.
C) I e IV apenas.
D) I, II e III apenas.

Questão 23 - Uece - 2012.1 - Quando o escoamento fluvial adquire maior velocidade em face ao aumento do declive do perfil longitudinal do rio, pode-se afirmar corretamente que
A) o rio vai acumular sedimentos por perda de energia.
B) haverá maior escavamento do vale por erosão.
C) o leito fluvial será alargado em face do aumento de sedimentação.
D) as planícies fluviais serão progressivamente alargadas.

Questão 24 - Uece - 2012.1 - Na linha do tempo, que abriga a construção da Geografia enquanto ciência, encontra-se uma série de discussões teóricas, conceituais e metodológicas que contribuíram para a sua evolução e para a compreensão dos processos naturais e sociais. Considerando um destes momentos, através da análise da máxima: “A Geografia é uma ciência de contato entre o domínio da natureza e o da humanidade”, é correto afirmarse que esta máxima
A) tenta encobrir o profundo naturalismo presente no pensamento geográfico tradicional positivista.
B) apresenta o principal fundamento da geografia crítica com um profundo direcionamento para a análise marxista.
C) exprime os fundamentos conceituais do método geossistêmico e demonstra a sua importância analítica dentro das ciências sociais.
D) manifesta uma profunda preocupação da geografia em fazer uma análise crítica das relações de poder e dominação de classe na sociedade capitalista.

Questão 25 - Uece - 2012.1 - As recentes projeções sobre o crescimento global da economia apontam para um cenário de redução em 2011 e 2012. O FMI também alerta que a estabilidade da economia mundial pode ser ameaçada
A) pelo agravamento da crise da dívida na economia europeia.
B) pela redução dos gastos públicos nos países do MERCOSUL.
C) pelo impacto econômico da super safra de soja e milho nos EUA em 2011.
D) pela redução da dívida nas economias americana e japonesa.

Questão 26 - Uece - 2012.1 - A partir do conhecimento produzido que move as reflexões sobre o entendimento do espaço urbano, analise as afirmações a seguir:
I. “O espaço urbano é produzido através das aspirações e necessidades de uma sociedade de classes.” II. “O modo de ocupação de um determinado lugar da cidade se dá a partir da necessidade de realização de determinada ação (...)”
III. “O espaço urbano aparece como movimento historicamente determinado num processo social (...) que hoje está associado à propriedade privada da Terra.”
A) I e II apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - C
04 - D
05 - A
06 - B
07 - C
08 - D
09 - C
10 - A
11 - B
12 - B
13 - A
14 - C
15 - A
16 - D
17 - A
18 - C
19 - B
20 - D
21 - B
22 - D
23- B
24 - A
25 - A
26 - D

Nenhum comentário: