PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2011.1 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2011.1 - Assinale a alternativa que contém apenas ambientes de preservação permanente. 
A) tabuleiros costeiros, planícies fluviais e mangues 
B) dunas fixas, nascentes fluviais e mangues 
C) dunas móveis, planícies flúvio-marinhas e tabuleiros costeiros 
D) falésias, planícies fluviais e planaltos sedimentares

Questão 02 - Uece - 2011.1 - Tratando-se de questões cartográficas, pode-se afirmar corretamente que 
A) os mapas altimétricos representam as variações topográficas e de altitudes através das curvas de nível. 
B) em uma escala numérica de 1:500 000, cada centímetro no mapa equivale a 50 quilômetros na superfície real. 
C) paralelos e meridianos representam, respectivamente, as longitudes e latitudes. 
D) em uma escala numérica de 1:250 000, cada centímetro no mapa equivale a 250 quilômetros na superfície real.

Questão 03 - Uece - 2011.1 - Às áreas planas oriundas da combinação de processos de deposição fluvial e marinha, geralmente sujeitas a inundações periódicas, sendo revestidas por mangues, dá-se o nome de 
A) planície fluvial. 
B) planície flúvio-lacustre. 
C) planície flúvio-marinha. 
D) planície de erosão.

Questão 04 - Uece - 2011.1 - O termo tectônica ou tectonismo designa 
A) movimentos internos verticais e horizontais que deformam a litosfera. 
B) processo que conduz ao derramamento de lavas na superfície da terra. 
C) movimentos transgressivos e regressivos do nível do mar. 
D) processo de desagregação física e química das rochas.

Questão 05 - Uece - 2011.1 - Na estrutura organizacional dos sistemas ambientais ou dos geossistemas o clima, o relevo e os recursos hídricos são considerados como fatores do(a) 
A) exploração biológica. 
B) interface entre componentes abióticos e bióticos. 
C) potencial ecológico ou componentes abióticos. 
D) biota.

Questão 06 - Uece - 2011.1 - Tratando-se de assuntos pertinentes às mudanças climáticas, aquecimento global e desenvolvimento sustentável e outros temas relacionados ao equilíbrio global, assinale a afirmação verdadeira. 
A) O desenvolvimento sustentável é um processo exclusivo de crescimento econômico sem implicações na melhoria das condições sociais. 
B) O aquecimento global motivado pelo efeito estufa decorre da emissão de gases e aumento da concentração de CO2 na atmosfera, contribuindo para as mudanças climáticas. 
C) As mudanças que se pronunciam não tenderão a repercutir na ocorrência de transgressões ou de regressões marinhas. 
D) O desenvolvimento sustentável requer, de modo exclusivo, a preservação da natureza e a intocabilidade e manutenção da qualidade dos recursos naturais.

Questão 07 - Uece - 2011.1 - Tratando-se de estudos pertinentes à geografia física, assinale a afirmação INCORRETA. 
A) O estudo das condições hidroecológicas da superfície da terra avalia o potencial dos recursos hídricos que são dependentes do clima em termos de definição dos regimes fluviais, de permanência do escoamento e da recarga dos aquíferos. 
B) No campo do estudo pedológico avalia-se a distribuição dos tipos de materiais rochosos, associando-a às demais condições geoambientais. 
C) No nível fitogeográfico ou da vegetação, analisa-se a distribuição dos biomas associando-a aos componentes abióticos dos ecossistemas. 
D) No campo geológico apresenta-se a distribuição dos principais tipos de rochas agrupando-os em formações e em ordem cronológica e estratigráfica.

Questão 08 - Uece - 2011.1 - Ao processo de decomposição química que motiva o desenvolvimento de relevos de rochas calcárias (modelado karstico) dá-se o nome de 
A) desagregação mecânica. 
B) esfoliação. 
C) dissolução. 
D) intemperismo físico.

Questão 09 - Uece - 2011.1 - Assinale a afirmação INCORRETA sobre o semi-árido brasileiro. 
A) Sob o ponto de vista geoambiental, além das vulnerabilidades climáticas, grande parte dos solos encontra-se degradada. 
B) Os processos de uso da terra têm induzido à degradação dos solos, da biodiversidade e da perda da produtividade da agricultura tradicional. 
C) A disponibilidade de água não é mais um fator crítico, pois, com a construção de grandes açudes, atende-se plenamente à população e às atividades que ela pratica. 
D) O fator limitante mais importante para a vida humana e animal e para as atividades produtivas agropecuárias é a escassez de recursos hídricos.

Questão 10 - Uece - 2011.1 - Aos processos de desagregação física ou decomposição química das rochas e ao desgaste e remoção dos solos e das formações superficiais da terra, dá-se as denominações respectivas de 
A) intemperismo e erosão. 
B) erosão e regolito. 
C) pedogênese e intemperismo. 
D) tectonismo e erosão.

Questão 11 - Uece - 2011.1 - A derrubada em grande escala da caatinga provoca, entre outros efeitos, 
A) o aumento da absorção de matérias orgânicas pelo solo. 
B) o aumento dos processos de desertificação. 
C) o aumento das chuvas durante o ano. 
D) o aumento exagerado da evapotranspiração.

Questão 12 - Uece - 2011.1 - O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Em 2009, o Brasil apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Para responder considere os itens: 
I. Expectativa de vida II. Renda per Capita 
III. Taxa de Exportação 
IV. Taxa de Importação 
V. Educação As três variáveis básicas que compõem o IDH são as dos itens 
A) I, III e V. 
B) I, II e IV. 
C) I, II e V. 
D) II, III e V.

Questão 13 - Uece - 2011.1 - Analisando a área do litoral cearense, é correto afirmar que 
A) observa-se um aumento da concentração humana relacionada ao aumento das atividades de comércio e serviços ligados ao turismo. 
B) apresenta uma economia semelhante ao restante do litoral nordestino, caracterizada pelo crescimento do turismo e o cultivo de cana-de-açúcar. 
C) está encoberta, em grande parte, por Mata Atlântica, idêntica à existente na Bahia, graças aos verões secos e aos invernos chuvosos. 
D) apresenta, na maior parte do ano, clima com temperaturas baixas devido às correntes marítimas provenientes do sul do país.

Questão 14 - Uece - 2011.1 - Nos últimos 20 anos, os estados nordestinos ofereceram boas oportunidades para investimentos nacionais e estrangeiros, resultantes de políticas de isenção de impostos, subsídios e empréstimos especiais. Os três estados nordestinos que apresentaram o maior crescimento no período indicado foram 
A) Sergipe, Piauí e Ceará. 
B) Alagoas, Piauí e Sergipe. 
C) Bahia, Maranhão e Pernambuco. 
D) Ceará, Pernambuco e Bahia.

Questão 15 - Uece - 2011.1 - As regiões brasileiras são agrupamentos das unidades da federação com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual. Há também outra forma de regionalização não oficial, criada por especialistas em geografia, na qual o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos. Assinale, nas opções abaixo, aquela que apresenta, de forma correta, os três complexos geoeconômicos. 
A) Amazônia, Centro-Sul e Pantanal 
B) Centro-Sul, Nordeste e Pantanal 
C) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul 
D) Nordeste, Sudeste e Centro-Sul

Questão 16 - Uece - 2011.1 - Rede urbana é um espaço integrado de cidades e da população que nelas vive e que, com o tempo, vai se hierarquizando, em função da influência que as cidades maiores exercem sobre as menores. A este respeito, analise as afirmações a seguir sobre a rede urbana no Ceará e assinale a afirmação verdadeira. 
A) A existência de uma rede urbana no Ceará parte do princípio de que não é necessária uma intensa urbanização acompanhada por uma industrialização. 
B) O Ceará, estado de economia em fase de industrialização, apresenta uma rede urbana forte, característica de região em desenvolvimento. 
C) No Ceará nota-se a presença de uma rede urbana mais hierarquizada, resultante de maiores índices de urbanização. 
D) Forquilha-Sobral-Fortaleza é exemplo de hierarquia da rede urbana cearense, monopolizada pela Metrópole Nacional Recife.

Questão 17 - Uece - 2011.1 - A diminuição do ritmo de crescimento da população brasileira, a partir dos anos de 1980, teve como causa fundamental a 
A) disseminação da prática do aborto, em conformidade com a legislação vigente. 
B) esterilização de grandes efetivos demográficos, a partir da laqueadura e da vasectomia. 
C) redução das taxas de natalidade, associadas aos processos de urbanização. 
D) considerável emigração para os países localizados na zona temperada do globo.

Questão 18 - Uece - 2011.1 - Toca Tocantins - Composição: Nilson Chaves e Jamil Damous 
Toca Tocantins 
Tuas águas para o mar 
Os meios não são os fins 
Por que vão te matar? 
Por que te transformar 
Em águas assassinas 
E nelas afogar a vida? 
Os versos acima apresentados exprimem 
A) a condição de rio de fronteira, por onde pistoleiros de aluguel conseguem escapar após resolverem, à bala, conflitos pela posse da terra no Pará. 
B) a devastação da biodiversidade da Amazônia, sem nenhum respeito com as práticas conservacionistas e a riqueza da cultura local. 
C) a concentração de indústrias químicas às margens do rio Tocantins, essenciais para a produção de adubos e fertilizantes necessários ao Centro-Oeste. 
D) as disputas entre o Estado do Pará e Tocantins pelas riquezas naturais das regiões em suas margens, ricas em ouro e solos agricultáveis.

Questão 19 - Uece - 2011.1 - Em 2007, o Governo Federal lançou um pacote de investimentos denominado “Programa de Aceleração do Crescimento” (PAC). Dentre as obras mais polêmicas do PAC está a transposição das águas do Rio São Francisco. Com relação aos impactos deste projeto considere as seguintes afirmações. 
I. A qualidade da água dos rios e açudes das regiões receptoras será alterada com as águas do São Francisco. 
II. Não haverá riscos de redução da biodiversidade das comunidades biológicas aquáticas nativas nas bacias receptoras. 
III. Haverá a introdução de espécies de peixe prejudiciais ao homem na região, como piranhas, que se alimentam de outros peixes. Está correto o que se afirma em 
A) I e III, apenas. 
B) I e II, apenas. 
C) II e III, apenas. 
D) I, II e III.

Questão 20 - Uece - 2011.1 - Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais, numa mesma área agrícola. A rotação de culturas é vantajosa por que 
A) viabiliza a possibilidade de produção de vários produtos na mesma safra. 
B) diminui a longo e médio prazo os gastos com recuperação de solo. 
C) garante, ao agricultor, maior lucratividade em curtíssimo prazo. 
D) aumenta a lucratividade do produtor por conta da qualidade do produto.

Questão 21 - Uece - 2011.1 - Leia atentamente o texto abaixo: Trata-se de um modelo de desenvolvimento que não esgota, mas conserva e realimenta a sua fonte de recursos naturais e que não inviabiliza a sociedade, mas promove a repartição justa dos benefícios econômicos alcançados. Não é movido por interesses imediatistas, mas sim baseado no planejamento de sua trajetória, sendo capaz de manter-se no tempo e no espaço. A esse modelo de desenvolvimento, denomina-se 
A) crescimento econômico. 
B) desenvolvimento sustentável. 
C) desenvolvimento social. 
D) desenvolvimento político.

Questão 22 - Uece - 2011.1 - As afirmações abaixo tratam do uso e ocupação do solo no Brasil. Assinale a única que NÃO é verdadeira. 
A) Tem sido bastante significativo o desenvolvimento científico e tecnológico para uso do solo agrícola em termos qualitativos e quantitativos, demonstrando uma evolução positiva desse cenário nos últimos anos. 
B) O uso predominante do solo é na agropecuária. Todavia, parte significativa do país, principalmente no semi-árido, tem solos totalmente desaconselháveis para qualquer tipo de atividade agrícola. 
C) A salinização do solo em regiões onde a evapotranspiração potencial é superior à pluviosidade verifica-se principalmente no Nordeste do país e é motivada pelo manejo inadequado na irrigação. 
D) O modelo agrícola predominante no país é norteado pela dimensão ecológica e conservacionista, em detrimento da dimensão econômica que prioriza o aumento da produção, mesmo com tecnologias rudimentares.

Questão 23 - Uece - 2011.1 - Ao quociente entre o vapor d’água contido na atmosfera em um dado momento e a quantidade que ela poderá suportar para atingir o ponto de saturação denomina-se 
A) evaporação. 
B) umidade absoluta. 
C) umidade relativa. 
D) evapotranspiração.

Questão 24 - Uece - 2011.1 - Com relação aos recursos energéticos, assinale a afirmação verdadeira. 
A) Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos, quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades. 
B) São chamados de combustíveis fósseis aqueles formados pelo acumulo e decomposição de material orgânico em estruturas sedimentares. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool. 
C) A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona um sombreamento do planeta e, por consequência, o resfriamento das temperaturas globais. 
D) Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada "tecnologia limpa".

Questão 25 - Uece - 2011.1 - Assinale a afirmação que se relaciona corretamente à globalização no mundo contemporâneo. 
A) Estabelece limites rígidos para o capitalismo, inibindo o liberalismo econômico e dificultando as privatizações. 
B) Manifesta um aumento no mercado consumidor de bens e tecnologia, proporcionando um crescimento econômico global e mais igualitário. 
C) Compreende o processo de transnacionalização, expansão das corporações transnacionais na economia mundial. 
D) Concentra cada vez mais a necessidade de produção agrícola nas nações populosas do Hemisfério Sul, restringindo a industrialização.

Questão 26 - Uece - 2011.1 - Os biomas tropicais tornaram-se tema das grandes discussões ambientais. No caso da Amazônia, constata-se que o seu solo não é considerado, na maioria dos casos, apropriado ao desenvolvimento da agricultura extensiva. Atualmente, considera-se possível conciliar a preservação da Amazônia com o seu aproveitamento econômico, pois sua real importância reside 
A) nas possibilidades extrativas vegetais e animais, facilmente exploráveis. 
B) na riqueza mineral de seu subsolo, ainda em grande parte desconhecida. 
C) no seu potencial como banco genético, devido à sua enorme biodiversidade. 
D) nas possibilidades agrícolas favorecidas pelo clima permanentemente quente e úmido.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - C
04 - A
05 - C
06 - B
07 - B
08 - C
09 - C
10 - A
11 - B
12 - C
13 - A
14 - D
15 - C
16 - A
17 - C
18 - B
19 - A
20 - B
21 - B
22 - D
23 - C
24 - A
25 - C
26 - C

Nenhum comentário: