PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2008.1 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - Uece - 2008.1 - Em se tratando do meio-ambiente e do contexto geoambiental do Ceará, assinale o INCORRETO. 
A) As matas ciliares e os manguezais se localizam, respectivamente, nas planícies fluviais (várzeas) e nas planícies flúviomarinhas. 
B) A principal limitação ao uso agrícola das serras úmidas decorre da existência de relevos muito acidentados e de vertentes íngremes. 
C) A planície litorânea é, ambientalmente, diversificada e apresenta alta vulnerabilidade às condições de uso e ocupação. 
D) Planaltos sedimentares, como a Chapada do Araripe e a Ibiapaba, têm solos muito férteis e abundância de recursos hídricos superficiais

Questão 02 - Uece - 2008.1 - Sobre a política ambiental e a proteção dos recursos naturais do Brasil, assinale o correto.
A) Áreas de Proteção Ambiental (APAs) constituem Unidades de Proteção Integral, conforme a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
B) A preservação ambiental, na Legislação Ambiental, contempla, com muita ênfase, os ecossistemas litorâneos que são mais vulneráveis ao uso e ocupação.
C) As Unidades de Uso Sustentável, conforme a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), não contêm Áreas de Preservação Ambiental (APAs).
D) Parques Naturais e Monumentos Naturais são unidades propícias à realização de experimentos agrícolas e práticas de agroextrativismo.

Questão 03 - Uece - 2008.1 - Aponte a alternativa que contém, apenas, condições climáticas que propiciam a expansão dos processos de desertificação.
A) Climas temperados continentais, desérticos e periglaciares.
B) Climas tropicais subúmidos, equatoriais e semi-áridos.
C) Climas secos, semi-áridos e subúmidos secos.
D) Climas de monções, mediterrâneos e subtropicais.

Questão 04 - Uece - 2008.1 - Nas regiões de altas latitudes e próximas ao Círculo Polar Ártico, os horizontes superficiais do solo permanecem gelados. É comum, durante poucos meses do ano, a ocorrência de um tipo de vegetação de pequeno porte e que é constituído, basicamente, por musgos e liquens. Assinale a alternativa que contém essa vegetação.
A) Estepe
B) Araucárias
C) Tundra
D) Campos cerrados

Questão 05 - Uece - 2008.1 - Assinale a alternativa que contém a denominação dada aos solos que se formam a partir do acúmulo de sedimentos fluviais em áreas de planícies ribeirinhas.
A) Aluviais
B) Coluviais
C) Eluviais
D) Zonais

Questão 06 - Uece - 2008.1 - Assinale a alternativa que contém, apenas, rochas cristalinas e de consolidação muito antiga (Pré-Cambriano).
A) Arenito, gnaisse e mármore
B) Quartzo, calcário e granito
C) Gnaisse, granito e quartzito
D) Mármore, mica e arenito

Questão 07 - Uece - 2008.1 - Com referência à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), assinale o correto.
A) A planície litorânea é constituída por terrenos cristalinos antigos e tem solos maduros e muito bem desenvolvidos.
B) Os ambientes com características naturais similares aos altos planaltos sedimentares não ocorrem na RMF.
C) As planícies flúvio-marinhas recobertas por manguezais e os campos de dunas da planície litorânea não têm sido impactadas pelo crescimento urbano desordenado.
D) O clima urbano de Fortaleza tem sido fortemente impactado pela ocorrência de “ilhas de calor” que derivam da verticalização do crescimento urbano na orla marítima.

Questão 08 - Uece - 2008.1 - Assinale a alternativa na qual os termos ou denominações são sinônimos ou têm características de origem e de evolução semelhantes.
A) Planície fluvial e planície aluvial
B) Serra cristalina e chapada
C) Mata ciliar e mata de encosta
D) Encosta de barlavento e encosta seca

Questão 09 - Uece - 2008.1 - Sobre as águas oceânicas, assinale o INCORRETO.
A) Os oceanos e mares sempre se constituíram em grandes vias de circulação através das quais navegações, com objetivos os mais variados, têm ocorrido, desde os primórdios da civilização.
B) Continentes e bacias oceânicas têm dimensões quase equivalentes nos hemisférios boreal e austral.
C) As correntes marítimas são verdadeiros rios oceânicos circulando próximas aos continentes e possuindo diferentes temperaturas.
D) A dinâmica atmosférica e o mecanismo de deslocamento das massas de ar são fortemente influenciados pelos oceanos.

Questão 10 - Uece - 2008.1 - Tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto.
A) Os mapas que tratam, tematicamente, dos solos, da pluviometria, do relevo e da fauna correspondem, nesta ordem, aos mapas pedológicos, de isoietas, geológicos e zoogeográficos.
B) A fauna, as rochas, as temperaturas e a vegetação são representadas, nesta ordem, nos mapas zoogeográficos, geológicos, de isotermas e fitogeográficos.
C) Mapas ou cartas que têm escalas grandes e com detalhes a respeito dos temas cartografados são também chamados de Atlas.
D) Nos mapas altimétricos, as linhas que unem pontos que têm as mesmas altitudes são chamadas de linhas isotérmicas ou isobáricas.

Questão 11 - Uece - 2008.1 - Localizado no sudoeste do continente asiático, o Oriente Médio é um território limitado pelos mares Negro, Mediterrâneo e Vermelho, pelo Golfo Pérsico e pelo Mar Arábico, no Oceano Índico. Em termos geopolíticos é considerado como um barril de pólvora devido ao complexo e explosivo clima político, fundamentado por princípios religiosos que orientam permanentes conflitos. Sobre o território em questão, assinale o INCORRETO.
A) Nele se concentra a maior riqueza do continente asiático. Localizados no Golfo Pérsico, os seus lençóis petrolíferos são considerados os maiores do globo terrestre.
B) A Faixa de Gaza e a Cisjordânia constituem as principais áreas de conflitos entre árabes e judeus, palcos de sangrentas manifestações travadas entre radicais islâmicos, bem como, de radicas israelitas que não desejam a formação de um estado palestino.
C) O fundamentalismo islâmico, cujo ideário é a revogação dos costumes modernos e a aplicação da lei corânica à vida cotidiana, bem como, uma rejeição completa ao mundo moderno, galgou o cenário político do Oriente Médio, a partir da Revolução Xiita iraniana, em 1979.
D) Com exceção do Líbano, onde a maioria da população segue o judaísmo, os demais países do Oriente Médio professam o islamismo como religião.

Questão 12 - Uece - 2008.1 - “O estudo do meio era o ponto de partida da pesquisa geográfica. Era preciso observar o movimento de seus elementos, suas funções e limites (...). O meio está, contudo sujeito a uma força poderosa: a ação humana. Como os elementos do meio, o homem age sobre seu meio ambiente ao mesmo tempo que sofre sua ação.”

(GOMES, Paulo César Costa. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996)

Assinale a alternativa que indica, corretamente, a escola do pensamento geográfico e seu precursor, de acordo com o enunciado acima citado.
A) Possibilismo – Paul Vidal de La Blache
B) Geografia Regional – Alexander Humboldt
C) Determinismo Ambiental – Friedrich Ratzel
D) Humanismo – Eric Dardel

Questão 13 - Uece - 2008.1 - “Sertões de Canindé: municípios do Sertão de Canindé estão castigados pela estiagem. Há quem percorra até oito quilômetros em busca de água para beber. A operação carro-pipa foi retomada, mas a ajuda é insuficiente. Muitos agricultores perderam a safra e não têm o que comer. A paisagem é de desolação.” (Jornal O POVO, 25.10.2007)

O texto acima faz referência a um problema recorrente no Nordeste brasileiro: o fenômeno das secas. Sobre o tema, assinale o correto.
A) Consideradas como um fenômeno climático anormal, as secas não podem ser entendidas como um fato social, uma vez que soluções de emergência atenuam o problema em questão.
B) As reivindicações de obras para combater os efeitos das secas no Nordeste tiveram resultados práticos, com a criação da SUDENE.
C) Por ser um fenômeno cíclico, a atuação dos órgãos públicos é permanente, estimulando práticas de convivência no semi-árido.
D) As elites regionais elaboraram um discurso competente sobre o fenômeno das secas, não permitindo que ficassem claras as ligações entre a pobreza e as relações de produção na região.

Questão 14 - Uece - 2008.1 - Em se tratando dos aspectos relacionados ao processo de formação sócio-espacial do Ceará, considere as afirmações:
I. A ocupação tardia do espaço cearense está relacionada com o projeto de expansão da colonização portuguesa, voltado para a expansão das atividades da lavoura açucareira no Maranhão.
II. As condições naturais, marcadas pela ausência de baías e outros recortes acentuados de nosso litoral, dificultaram a chegada do colonizador.
III. Tendo como suporte a atividade da pecuária, a vila de Icó configurava-se como ponto de ligação entre o litoral e o sertão.
IV. A ocupação do território cearense seguiu a lógica das capitanias do Nordeste oriental, tendo seu processo de ocupação iniciado com a lavoura açucareira, justificando, assim, a criação das primeiras vilas: Aquiraz e Fortaleza. Assinale o correto.
A) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
B) Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
C) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
D) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

Questão 15 - Uece - 2008.1 - A tradição nos estudos de geografia urbana no Brasil privilegiou a análise das áreas metropolitanas e o crescimento das grandes cidades. Recentemente, observa-se um crescente interesse pela compreensão das cidades médias e suas articulações no contexto regional e nacional. Assinale o correto.
A) No contexto da rede urbana, as cidades médias constituem-se como nós articuladores entre as pequenas cidades e seus distritos.
B) As cidades médias estão vinculadas, apenas, ao adensamento populacional uma vez que, na nova hierarquia urbana, o tamanho da população é mais importante que a posição da cidade.
C) As cidades médias são centros que oferecem bens e serviços com certo grau de especialização para o contexto regional em que estão localizados.
D) As cidades médias se caracterizam pela presença de inúmeros problemas ambientais, o que não ocorre com os centros metropolitanos.

Questão 16 - Uece - 2008.1 - A urbanização no Brasil ocorreu de modo acelerado nas últimas décadas do século XX, comprimindo no tempo um fenômeno que em outros países aconteceu lentamente. Considere as seguintes afirmações que tratam do processo da urbanização brasileira:
I. As indústrias tiveram papel central no crescimento das metrópoles, sobretudo aquelas localizadas no Sudeste.
II. As metrópoles brasileiras tornaram-se lugar da crise urbana, relevada pela precariedade do sistema de transportes e falta de moradia entre outros problemas que afligem a população de baixa renda.
III. No Nordeste, apesar da pobreza rural, a urbanização com industrialização promoveu um aumento no nível de renda dos trabalhadores.
IV. A extensão contínua dos grandes centros urbanos é definida por cidades que balizam regiões de agricultura moderna, como é caso de Ribeirão Preto em São Paulo. Assinale o correto.
A) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
B) As afirmações I, II e III são as únicas verdadeiras.
C) As afirmações I, II e IV são as únicas verdadeiras.
D) Apenas as afirmações I, III e IV são verdadeiras.

Questão 17 - Uece - 2008.1 - No que se refere à industrialização brasileira, assinale o INCORRETO.
A) Após a Segunda Guerra Mundial, a queda na capacidade de importação, em virtude da dificuldade cambial e das crises no comércio internacional, leva a industrialização brasileira a inaugurar o processo de substituição de importações.
B) Além da crise econômica mundial, um dos fatores que contribuíram para o impulso da atividade industrial foi a subordinação ao capital açucareiro paulista que, no início do século XX, dominava a pauta das exportações.
C) A crescente diferenciação intra-regional, sobretudo entre o Nordeste e as demais regiões brasileiras, ensejou um projeto de industrialização de base autônoma proposto pelo GTDN/SUDENE. D) O capital industrial, originado ainda no final do século XIX, foi uma conseqüência da acumulação do capital no setor cafeeiro.


Questão 18 - Uece - 2008.1 - Vetores de ordem política, econômica e cultural concorrem para ativar a dinâmica da população. No caso do Ceará, as ações implementadas pelo Estado, retendo ou estimulando a mobilidade populacional, sempre ocorreram em diferentes momentos e espaços. Assinale a alternativa que apresenta um caso no qual o papel do Estado funciona como agente inibidor do processo migratório da população no Ceará.
A) “Soldados da borracha” – cearenses que são levados para a Amazônia a fim de ocuparem espaços fronteiriços e garantirem a produção da borracha, durante a Segunda Guerra Mundial.
B) Durante a seca de 1932, o Estado impõe ações emergenciais com o intuito de fazer com que a população permanecesse nos municípios, garantindo assim a concentração populacional em áreas do Ceará.
C) Os incentivos governamentais e privados para a agroindústria do caju provocaram a migração de trabalhadores de outras regiões do estado para o litoral, sobretudo a Região Metropolitana de Fortaleza.
D) A construção da barragem do Castanhão, que provocou o surgimento da cidade de Nova Jaguaribara, quando cerca de 15000 pessoas foram deslocadas para aquele novo centro urbano.

Questão 19 - Uece - 2008.1 - A crescente urbanização do território brasileiro, aliada ao processo de industrialização e aperfeiçoamento dos sistemas técnicos, contribuiu para uma reorganização do setor hidrelétrico, tornando possível comunicar as linhas através de estações e subestações de conversão. Assinale a alternativa que contém as usinas que formam o subsistema hidrelétrico do Norte/Nordeste. A) Tucuruí, Paulo Afonso, Sobradinho e Furnas
B) São Samuel, Ilha Solteira, Jupiá e Balbina
C) Paulo Afonso, Boa Esperança, Três Marias e Tucuruí
D) Boa Esperança, Moxotó, Balbina e Xingó

Questão 20 - Uece - 2008.1 - Leia atentamente: “A união entre a ciência e a técnica que, a partir dos anos 70, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos e portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado (...). O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação de insumos, dos produtos, do dinheiro, das idéias e informações.”

(SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI)

Assinale a alternativa que contém um espaço geoeconômico do Ceará que melhor se identifica com o texto.
A) Zona de irrigação, no Tabuleiro de Russas
B) Zona canavieira do Maciço de Baturité
C) Área pesqueira, no litoral leste
D) Núcleos de pecuária intensiva do Cariri

Questão 21 - Uece - 2008.1 - Sobre a dinâmica natural dos rios, assinale o INCORRETO.
A) No alto curso, prevalecem as ações de erosão e os rios tendem a entalhar fortemente os seus vales.
B) No baixo curso, prevalecem os processos de deposição com a formação de planícies fluviais.
C) Nas desembocaduras, a deposição é feita com materiais sedimentares grosseiros e com seixos, denotando alta energia dos rios.
D) Os perfis longitudinais dos rios são traçados desde as nascentes até a foz; os perfis transversais correspondem às configurações dos vales fluviais.

Questão 22 - Uece - 2008.1 - No que se refere à importância dos oceanos e mares, pode-se afirmar, corretamente, que:
A) A vida no mar é abundante e diversificada, localizando-se, principalmente, nas regiões abissais e no talude.
B) Eles são a fonte primária de água que chega aos continentes sob a forma de chuva ou neve.
C) É insignificante o papel dos oceanos e dos mares na dinâmica do ciclo hidrológico.
D) O Brasil não tem interesse na exploração dos recursos energéticos localizados na plataforma continental, por absoluta escassez desses recursos.

Questão 23 - Uece - 2008.1 - Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto.
A) A realização de mapeamentos temáticos muito detalhados requer a utilização de produtos de sensoriamento remoto de alta resolução e com grandes escalas.
B) Escalas como 1:1.000.000 e 1:500.000 são muito adequadas para a cartografia de detalhe, especialmente de áreas urbanas.
C) O relevo, os solos e a vegetação são cartograficamente representados, nesta ordem, nos mapas geológicos, geomorfológicos e biogeográficos.
D) Em um mapa, construído na escala 1:250.000, uma distância linear de 7,5cm corresponde a uma distância real de 18,75 km lineares.

Questão 24 - Uece - 2008.1 -  A idéia de região enseja um temário no qual a sociedade opta por escolhas que delineiam relações sócio-espaciais diferenciadas e que concebe um conhecimento particular voltado para a diferenciação de áreas.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
A) Um dos conceitos dominantes na evolução do pensamento geográfico foi o de região natural, fortemente influenciado por paradigmas que propunham uma aceitação das ações transformadoras do homem sobre um determinado ambiente.
B) Na perspectiva possibilista, as regiões existem como resultado das ações do meio ambiente sobre a sociedade, considerando ainda que, na evolução das relações entre homem e natureza, os gêneros de vida moldam-se ao ambiente natural.
C) A idéia de região geográfica abrange uma paisagem sintetizada pela ação transformadora do homem sobre um determinado ambiente, havendo um entrelaçamento harmonioso dos componentes humanos e naturais.
D) A identificação de regiões na corrente da geografia crítica é vista como um quadro fundamental na sociedade cuja tessitura conforma um sentimento de pertencimento, uma consciência regional e uma rede de significados e experiências.

Questão 25 - Uece - 2008.1 -  A história da formação colonial brasileira, quando interpretada numa perspectiva que observa o devido realce à dimensão geográfica, indica um processo de incorporação do território à economia-mundo marcado pela divisão social e territorial do trabalho expresso em três grandes setores. Assinale a alternativa que contém esses três grandes setores.
A) Marinho: que correspondia às terras próximas ao litoral e domínio da plantation açucareira; Sertão: área de economia complementar à economia litorânea, com relevância para a pecuária extensiva; Região das Minas: representado pelo denso povoamento e ativa intensificação dos fluxos comerciais tanto com o sertão como a marinha.
B) Recôncavo baiano: núcleo polarizador de grandes e médias propriedades com destaque para a cultura do fumo; Depressão Periférica Paulista: representado pela plantation escravista cafeeira; Amazônia: área do extrativismo vegetal, tendo a exploração da borracha como principal atividade econômica da floresta equatorial.
C) Campanha Gaúcha: que correspondia à fabricação de charque e a lavoura de produtos temperados como a uva e o trigo; Área de industrialização antiga: área correspondente as zonas urbanas emergentes do Rio de Janeiro e São Paulo; Região de mineração e metalurgia de Minas Gerais: onde se estabeleceram grandes usinas siderúrgicas seguida por outros gêneros de indústrias.
D) Centro-Oeste: os cereais se tornaram um produto importante na região, particularmente com a introdução do arroz em Goiás; Vale do Paraíba Fluminense: economia agrária tradicional com fazendas de gado e pequenas lavouras; Norte do Paraná: faixa de agricultura dinâmica, considerada um prolongamento da zona cafeeira paulista.

Questão 26 - Uece - 2008.1 -  “A configuração da paisagem de Fortaleza e da área metropolitana abriga enormes grupos socialmente diferenciados, estando, a maioria, no grupo dos vulneráveis, constituídos, principalmente, por migrantes. São pessoas em busca de um lugar na capital. Na área metropolitana de Fortaleza, os imigrantes constituem, praticamente, um quarto da população”

(SILVA, José Borzacchiello da. A Região Metropolitana de Fortaleza. In: Ceará: um novo olhar geográfico. SILVA, J. B. et all. (orgs.) Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2005)

O texto anterior reflete a dinâmica sócio-espacial da Região Metropolitana de Fortaleza, sobre a qual são feitas as seguintes afirmativas:
I. A cidade de Fortaleza avançou em direção aos municípios vizinhos favorecendo a formação de grandes periferias urbanas aliadas à ocorrência de áreas com significativo nível de desenvolvimento, como é o caso dos condomínios fechados.
II. A macrocefalia urbana exercida por Fortaleza releva o descompasso frente aos demais municípios integrantes do espaço metropolitano, destacandose a necessidade de instalação de infra-estrutura para atender a população aí residente.
III. A configuração sócio-espacial resultante da junção de 13 municípios formata um amplo território no entorno da área central, Fortaleza, incluindo áreas dinâmicas de industrialização, como é o caso dos municípios de Horizonte e Guaiúba.
Assinale o correto.
A) Apenas a I é verdadeira.
B) Apenas a II é verdadeira.
C) Apenas a III é verdadeira.
D) Apenas a I e a II são verdadeiras.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - C
04 - C
05 - A
06 - C
07 - D
08 - A
09 - B
10 - B
11 - D
12 - A
13 - D
14 - A
15 - C
16 - C
17 - B
18 - B
19 - D
20 - A
21 - A
22 - B
23 - A
24 - C
25 - A
26 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...