PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 11 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2007.2 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - UECE - 2007.2 - Com base na análise da figura abaixo, pode-se afirmar corretamente que:
A) Trata-se de uma depressão interplanáltica embutida entre um maciço cristalino, a leste, e um planalto sedimentar, a oeste. 
B) A área contém, exclusivamente, terrenos pertencentes a rochas cristalinas antigas. 
C) A área contém, exclusivamente, terrenos estratificados de bacias sedimentares. 
D) Relevos colinosos e em morros de topos convexos ocorrem no planalto sedimentar na porção ocidental da área.

Questão 02 - UECE - 2007.2 - Da relação entre relevo, solo e uso da terra no Ceará, assinale a associação verdadeira:
A) Tabuleiros pré-litorâneos – areias quartzosas – cajucultura.
B) Planícies fluviais – solos podzólicos – rizicultura.
C) Chapadas – rochas cristalinas – policultura.
D) Serra úmidas – solos arenosos – pecuária extensiva.

Questão 03 - UECE - 2007.2 - São verdadeiras as afirmações abaixo sobre o Nordeste brasileiro, EXCETO:
A) A degradação generalizada dos recursos naturais renováveis em ambientes secos, semi-áridos ou subúmidos, implica a expansão do processo de desertificação nos sertões.
B) Na área do bioma da caatinga, existem possibilidades de ocorrência de fontes de energia oriundas do agroextrativismo.
C) As serras úmidas estão sendo ordenadamente ocupadas em obediência aos preceitos normativos da legislação ambiental.
D) Em relação ao consumo primário de energia, as fontes mais importantes para o Nordeste são a hidreletricidade, o petróleo e a produção de lenha e carvão.

Questão 04 - UECE - 2007.2 - Com referência às condições de tempo e clima, pode-se afirmar que o quociente entre a quantidade de vapor d’água realmente contida no ar e a quantidade que ele poderá suportar para atingir o ponto de saturação, denomina-se:
A) Evaporação.
B) Umidade relativa.
C) Umidade absoluta.
D) Orvalho.

Questão 05 - UECE - 2007.2 - Dentre as escalas abaixo, a que mais se adapta para o mapeamento de uma área urbana como Fortaleza é:
A) 1 : 500.000
B) 1 : 5.000.000
C) 1 : 50.000
D) 1 : 5.000

Questão 06 - UECE - 2007.2 - Em se tratando do intemperismo físico a que as rochas são submetidas na superfície da terra, assinale a alternativa que NÃO condiciona esse tipo de processo:
A) Aquecimento e dilatação dos minerais determinados por elevadas amplitudes térmicas.
B) Fragmentação das rochas provocada por alternância gelo/degelo.
C) Decomposição dos minerais por infiltração da água.
D) Fragmentação das rochas pela penetração de raízes nas fraturas.

Questão 07 - UECE - 2007.2 - Sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é correto afirmar que:
A) As Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) enquadram-se no Grupo das Unidades de Proteção Integral.
B) Parques e Estações Ecológicas pertencem ao Grupo das Unidades de Uso Sustentável.
C) As Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) abrangem ambientes muito vulneráveis como as matas ciliares e os manguezais.
D) As Unidades de Conservação só podem ser criadas a partir de iniciativas governamentais e a nível federal.

Questão 08 - UECE - 2007.2 - Em se tratando de impactos ambientais nos diferentes ambientes brasileiros, pode-se afirmar corretamente que:
A) Nas planícies fluviais e flúvio-marinhas do Nordeste, recobertas, respectivamente, por matas ciliares e manguezais, os principais impactos derivam de desmatamentos desordenados e de aumento da salinidade hídrica e edáfica.
B) Os enclaves de matas úmidas no domínio morfoclimático das caatingas estão sendo preservados, mantendo-se o equilíbrio ecológico, a qualidade ambiental e a capacidade produtiva dos recursos naturais.
C) O domínio morfoclimático dos mares de morros revestidos pelos cerrados e araucárias não tem apresentado maiores impactos em face da baixa pressão exercida pela população sobre a base de recursos naturais.
D) Os domínios das caatingas, dos cerrados e da mata atlântica apresentam uma ocupação ordenada que se adapta à capacidade de suporte do ambiente, alcançando condições de equilíbrio socioambiental.

Questão 09 - UECE - 2007.2 - Assinale a alternativa que contém apenas rochas pertencentes a bacias sedimentares:
A) Granito, mármore e argila.
B) Arenito, calcário e areia.
C) Gnaisse, rochas vulcânicas e siltes.
D) Areia, granito e quartzo.

Questão 10 - UECE - 2007.2 - O processo responsável pela formação de relevos kársticos (grutas, dolinas, uvalas etc.) denomina-se:
A) Ação hidráulica.
B) Dissolução.
C) Intemperismo físico.
D) Desagregação mecânica das rochas.

Questão 11 - UECE - 2007.2 - A organização do espaço urbano nas grandes cidades, geralmente, é marcada:
A) Pelo movimento frenético de crescimento que incorpora áreas rurais de maneira contígua e uniforme, criando uma “mancha” edificada que só tende a aumentar;
B) Pela divisão fragmentada e não articulada de espaços de (re)produção (espaços estes determinados pela geração e circulação de riquezas) onde as pessoas moram, estudam e se divertem;
C) Pelo choque de contrastes (representados pela paisagem) através da diversidade de uso do solo, que, apesar de diferentes, não implicam contradições políticas e de infraestrutura;
D) Pela mobilidade desigual dos indivíduos pelo território, em que a população de baixo poder aquisitivo está confinada a “pedaços” da cidade, ao passo que as camadas de alta renda dispõem de expressivo poder de movimento e circulação.

Questão 12 - UECE - 2007.2 - “Os festejos do 1o de Maio na Venezuela e na Bolívia giraram em torno da consolidação dos processos de nacionalização dos recursos energéticos. O governo Chávez ocupou instalações de quatro empresas mistas, das quais o governo passará a sócio majoritário, que exploram petróleo no Orinoco. A Bolívia entregará hoje os 44 novos contratos sobre a exploração do gás – três deles com a Petrobrás”.
Fonte: Folha de S. Paulo. Quarta-feira, 02 de maio de 2007. Mundo, p. 01.
O acontecimento noticiado representa uma recente tendência em alguns países da América Latina de:
A) Criar uma resistência ao neoliberalismo, defendendo velhas instituições históricas do Estado nacional popular, em sintonia com as propostas sugeridas por instituições internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
B) Adotar o receituário neoliberal, segundo o qual os países estimulam as empresas e os cidadãos a participarem da concorrência internacional, atraindo o capital produtivo e financeiro com a venda de matérias-primas estratégicas e a oferta de mão-de-obra barata aos grandes investidores.
C) Aderir a um modelo nacionalista de intervenção estatal, ao contrário do adotado por países que respeitam a política econômica de abertura aos capitais internacionais.
D) Cumprir as determinações recomendadas pelo Consenso de Washington, responsável por generalizar, na América Latina, uma reforma do Estado e um ajuste estrutural na economia.

Questão 13 - UECE - 2007.2 - Sobre os novos acontecimentos internacionais e a recente realidade da economia do mundo, marque o INCORRETO:
A) Uma das mais importantes conquistas da nova organização econômica mundial consiste na abertura e no uso irrestrito do conhecimento, da pesquisa científica e da tecnologia pelos mais diversos países, o que se dá através de alianças estratégicas internacionais de cooperação.
B) Quando se fala de globalização, está-se designando bem mais do que um conjunto de trocas comerciais entre países, outrossim, um novo jogo de relações que modela a vida econômica, social e política em diversas dimensões do globo.
C) Apesar do aumento do processo de internacionalização da economia e das finanças mundiais, muitos países, regiões dentro de países e até áreas continentais não são alcançadas pelo movimento de globalização, a não ser sob a forma contraditória de sua própria marginalização.
D) O condicionamento subjetivo dos habitantes do planeta pela persuasão da mídia e o papel especial desempenhado pelos Estados Unidos na dominação do imaginário individual e coletivo ainda se impõem como marcas notáveis da posição central norte-americana na dominação capitalista mundial.

Questão 14 - UECE - 2007.2 - O debate sobre as fontes e o uso da energia tem tomado um rumo bastante polêmico nos últimos anos. Sobre o tema, marque o correto:
A) O petróleo tem sido a fonte de energia mais importante no mundo desde a segunda Revolução Industrial, embora, na última década, tenha perdido demasiadamente sua expressão em função da radical decisão dos Estados Unidos de abandonar o consumo de seus derivados na indústria e na produção de combustíveis.
B) A despeito das inconveniências econômicas, ambientais e políticas, fontes de energia tradicionais como o petróleo e o carvão mineral continuam sendo consumidas em grande escala em países de economia capitalista avançada.
C) As tensões políticas internacionais, ocasionadas pela disputa por áreas ricas em fontes de energia, começaram a ser extintas no final da década de noventa, sobretudo em função da descoberta generalizada de novas fontes limpas e renováveis.
D) No Brasil, apesar das novas descobertas e explorações feitas pela Petrobrás no litoral do Rio de Janeiro, a importação do petróleo continua sendo um dos principais motivos para o freqüente déficit na balança comercial.

Questão 15 - UECE - 2007.2 - Sobre a geografia dos meios de transporte no Brasil é possível afirmar, corretamente, que:
A) É indiscutível a integração nacional plena com os diversos meios de transporte distribuídos de forma igualitária e homogênea.
B) Apesar das vantagens de outros meios de transporte no território nacional, o transporte rodoviário ainda é o mais utilizado no deslocamento de pessoas e de cargas, por ser menos dispendioso que o aéreo e o ferroviário.
C) O transporte ferroviário, no Brasil, alcançou seu esplendor no século XIX, deslocando minerais e produtos agrícolas, através de uma densa rede nacional de estradas de ferro, atualmente, abandonada.
D) No Brasil, o transporte aéreo encontra condições que lhe são particularmente favoráveis, principalmente, em razão da dimensão do território nacional e da estrutura do seu povoamento, responsáveis por criar uma demanda de deslocamentos para os quais o avião é bem mais cômodo do que outros meios de transporte.

Questão 16 - UECE - 2007.2 - Considere as afirmações a seguir:
I) Em todos os países capitalistas desenvolvidos, com o avanço da mecanização e da computação nas empresas somado às crescentes conquistas sindicais, as pessoas trabalham cada vez menos e dispõem de um tempo maior para o lazer, as artes, a natureza e a família.
II) Uma das estratégias da economia globalizada, nas últimas décadas, foi a de adotar a prática empresarial do melhor resultado ao menor custo possível, instaurando uma reengenharia nas relações de trabalho que implica no aumento do emprego parcial, temporário, precário e subcontratado.
III) O novo mapa do emprego industrial no Brasil vem indicando uma transferência do trabalho fabril da região Sudeste para áreas sem nenhuma tradição industrial, a exemplo de algumas porções do Nordeste brasileiro, que vêm sofrendo grande mudança ocupacional ao atrair a mão-de-obra qualificada contratada pela recente indústria de alta tecnologia.

Com base no que foi lido, podemos afirmar, corretamente, que:
A) São verdadeiras a I, a II e a III.
B) São verdadeiras somente a I e a II.
C) Somente a II é verdadeira.
D) Somente a III é verdadeira.

Questão 17 - UECE - 2007.2 - Sobre a modernização da agricultura brasileira é FALSO afirmar que:
A) O advento das inovações de caráter técnico e tecnológico e o amplo desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia no Brasil ocorreram a partir das últimas décadas, quando o país começou a substituir lavouras de economia natural por atividades agrícolas integradas à indústria.
B) O crescimento do processo produtivo altamente mecanizado marcou a entrada definitiva do espaço agrário brasileiro no circuito moderno de produção agropecuária, em que, partindo das regiões Sul e Sudeste, os novos investimentos abrem eixos de expansão territorial, capitaneados pelo plantio da soja, do algodão, do café e de frutas tropicais.
C) Mesmo com o desenvolvimento da produção agrícola no Brasil, algumas regiões ainda não foram incorporadas pelos novos padrões modernos da produção e do consumo capitalistas, em especial, as regiões Nordeste e Norte do país, onde inexiste qualquer tipo de agricultura moderna e mecanizada.
D) O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas” de expansão agroindustrial.

Questão 18 - UECE - 2007.2 - Marque o correto:
A) Com os episódios desencadeados a partir dos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos e o aumento das restrições aos imigrantes neste país, a entrada de brasileiros no território norte-americano foi totalmente interrompida.
B) A partir da década de 1980, ficou, cada vez mais, claro que um crescente número de brasileiros passara a residir no exterior, sendo que somente uma pequena parte dos fluxos migratórios era constituída do que se convencionou chamar de “ilegais” ou “clandestinos”.
C) O contexto global atual tem alterado o caráter da migração internacional, sobretudo no que se refere à livre circulação de migrantes brasileiros, cada vez mais, aceitos nos países desenvolvidos, em função de uma rápida adaptação política, econômica e cultural.
D) A forma como a questão da imigração tem sido tratada nos países desenvolvidos parece revelar a consolidação de um padrão que tem adotado políticas restritivas e interessadas em coibir o fluxo de estrangeiros, além de restringir o direito de imigrantes, já estabelecidos, como é o caso de alguns brasileiros na Inglaterra e na França.

Questão 19 - UECE - 2007.2 - Marque a opção que NÃO corresponde a uma das características da atual rede urbana brasileira no seu processo de interação espacial:
A) A pequena complexidade funcional da rede urbana brasileira associa-se a um padrão de interações espaciais eminentemente regional, visto que o país está estruturado em torno de metrópoles que articulam relações de limitada abrangência espacial.
B) A inserção do Brasil no processo de globalização resultou em uma melhoria progressiva dos meios de circulação, viabilizando interações espaciais mais eficientes de mercadorias, pessoas, informações e capital, envolvendo a integração rodoviária do país e a criação de uma moderna e eficaz rede de telecomunicações.
C) A concentração espacial dos centros com expressivos fluxos de objetos, pessoas e informação pode ser evidenciada a partir do papel econômico, político e administrativo assumido por algumas cidades localizadas no Centro-Sul do Brasil.
D) As mudanças no setor de distribuição atacadista e varejista implicaram uma transformação dos hábitos da população brasileira, que passou a conviver com a presença marcante do consumo estandardizado em supermercados e shopping centers.

Questão 20 - UECE - 2007.2 - Considere o cartograma a seguir e numere os parênteses de acordo com a caracterização regional no estado do Ceará:

( ) De formação litológica sedimentar, possui níveis altimétricos superiores a 900 metros, onde é desenvolvida uma agricultura voltada para o cultivo de frutas e hortaliças e, mais recentemente, tem-se destacado pela produção de flores, voltada para exportação.
( ) Apresenta-se como um novo espaço da produção agropecuária no estado, onde a difusão do agronegócio de frutas tropicais vem promovendo metamorfoses sociais e econômicas de inúmeras naturezas.
( ) Situada em uma sub-bacia sedimentar, apresenta aspectos diferenciados do sertão circundante, favorecendo o desenvolvimento da agroindústria canavieira e de importantes atividades da indústria cearense, a exemplo das indústrias de calçados e de confecções.
( ) Espaço de consumo, verdadeira expressão da transformação da natureza em mercadoria, posta à disposição para turistas ou grupos de veranistas que constroem segundas residências.
( ) Concentra as principais atividades comerciais, industriais, financeiras, portuárias, culturais e de lazer, além dos maiores investimentos nos setores de educação, saúde, infra-estrutura e saneamento básico do Ceará. Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:
A) 3, 4, 5, 1 e 2
B) 5, 4, 3, 2 e 1
C) 3, 5, 4, 1 e 2
D) 4, 3, 5, 1 e 2

Questão 21 - UECE - 2007.2  - A respeito dos domínios morfoclimáticos brasileiros, é correto afirmar que
A) os enclaves de matas úmidas no domínio morfoclimático da caatinga estão sendo preservados, mantendo-se o equilíbrio ecológico, a qualidade ambiental e a capacidade produtiva.
B) o domínio dos cerrados recobre vastas áreas de embasamento cristalino com solos férteis e é influenciado pelo clima equatorial.
C) o domínio dos mares de morros florestados pela mata atlântica é o que apresenta as mais fortes evidências da degradação ambiental e que vem se manifestando desde os primórdios da colonização do país.
D) os domínios das araucárias e das florestas equatoriais apresentam uma ocupação ordenada que se ajusta à capacidade de suporte do ambiente, alcançando condições de equilíbrio socioambiental.

Questão 22 - UECE - 2007.2  - Dentre as afirmações abaixo, assinale a ERRADA.
A) A biodiversidade é um conceito que engloba todas as espécies de plantas, animais e microorganismos, assim como os ecossistemas e processos ecológicos dos quais são componentes.
B) A preocupação com a valorização e manutenção da biodiversidade foi um dos pontos mais exaltados pela Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, realizada em 1992, no Rio de Janeiro (a ECO-92).
C) O decisivo apoio dos Estados Unidos da América ao Protocolo de Kioto sobre o aquecimento global demonstra a preocupação daquele país com um problema que tem sérias repercussões nas mudanças climáticas.
D) Em se tratando da biotecnologia, há estreita dependência entre ela e a biodiversidade, pois quanto maior a variedade de seres vivos, maiores são as possibilidades de descobertas de novas substâncias úteis para a humanidade.

Questão 23 - UECE - 2007.2  - Considere as seguintes afirmativas.
I. No escoamento fluvial, quando o rio tem sua capacidade erosiva diminuída, passa a depositar sedimentos à jusante, formando planícies fluviais.
II. Rios e geleiras são agentes erosivos capazes de escavar vales através dos processos lineares de erosão.
III. Nos climas secos ou semi-áridos, desenvolvemse superfícies aplainadas (pediplanos). Nos climas úmidos, em face do escavamento de vales pelos rios, há maior dissecação do relevo.
IV. Independentemente da existência de cobertura vegetal, a erosão eólica atua de modo semelhante em regiões desérticas ou litorâneas e em regiões úmidas florestadas. Assinale o correto.
A) Todas são verdadeiras
B) Apenas IV é falsa
C) Apenas II é falsa
D) Apenas III é falsa

Questão 24 - UECE - 2007.2  - Leia, com atenção, o texto a seguir: “Em algum momento, daqui a um ou dois anos, uma mulher vai dar à luz na favela de Ajegunle, em Lagos, na Nigéria; um rapaz fugirá de sua aldeia no oeste de Java para as luzes brilhantes de Jacarta ou um fazendeiro partirá com a família empobrecida para um dos inumeráveis pueblos jovenes de Lima. O fato exato não importa e passará totalmente despercebido. Ainda assim, representará um divisor de águas na história humana, comparável ao Neolítico ou às revoluções industriais. Pela primeira vez, a população urbana da Terra será mais numerosa do que a rural”. Fonte: DAVIS, Mike. Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 13.
Assinale o ERRADO.
A) Enquanto a urbanização da sociedade segue seu curso, a grande metrópole explode, dando lugar às novas formas urbanas (os subúrbios, os conjuntos residenciais e os pequenos aglomerados satélites), representando expressiva manifestação do domínio da cidade sobre o campo.
B) O impacto das políticas neoliberais e o aumento do desemprego e da pobreza nas maiores cidades do mundo vêm contribuindo para mudar a imagem de utopia urbana, largamente difundida pela sociedade industrial: de centros de modernização que se destinavam a superar o atraso e a escassez, as grandes cidades passaram a representar um dos mais agudos problemas produzidos pela modernidade.
C) Embora o padrão predominante global seja a expulsão dos pobres do centro, algumas cidades dos países subdesenvolvidos reproduzem a segregação urbana à moda dos Estados Unidos, com a classe média pós-colonial fugindo do núcleo para condomínios fechados e para as habitações de alto status, localizadas nos subúrbios.
D) A despeito da reprodução de fenômenos como enchentes, poluição do ar, violência e favelização, ocorridos com freqüência nas megacidades do hemisfério sul, o processo de urbanização continua mantendo firmes as conquistas sociais adquiridas nas maiores cidades européias e norteamericanas.

Questão 25 - UECE - 2007.2  - Leia as afirmativas abaixo:
I. A recente organização do espaço industrial no Brasil configura um novo mapa locacional, marcado pela distribuição das fábricas, tradicionalmente concentradas na região Sudeste, em outras regiões do país, onde a instalação de pólos de indústrias de bens de capital tende a comprometer o domínio econômico e financeiro de antigos centros como o Estado de São Paulo.
II. A opção por um desenvolvimento subordinado à penetração internacional, a partir da década de 1990, expôs fortemente a estrutura produtiva industrial brasileira à concorrência externa, transferindo para a economia nacional os riscos e as incertezas comuns ao mercado mundial.
III. A incorporação da Amazônia ao processo geral de expansão do crescimento econômico brasileiro verificou-se a partir de sua transformação, dada à dimensão territorial dos recursos naturais, no mais novo pólo petroquímico do país, sobretudo a partir da futura instalação de uma refinaria da Petrobrás em parceria com o Governo da Venezuela. Assinale o correto.
A) I e II são verdadeiras.
B) II e III são verdadeiras.
C) Somente I é verdadeira.
D) Somente II é verdadeira.

Questão 26 - UECE - 2007.2  - Sobre o processo de colonização e organização espacial do continente africano, é correto afirmar que
A) Somente no pós-guerra, a África se tornou o centro dos interesses mundiais, presenciando inúmeros tipos de exploração, que culminaram com a resistência dos países imperialistas à independência dos Estados nacionais africanos.
B) Protegido por dois oceanos, um imenso deserto e um litoral não muito hospitaleiro, o continente africano permaneceu durante séculos fora das rotas comerciais, limitando qualquer penetração estrangeira, até a exploração européia liderada pela Inglaterra da “Era Vitoriana”.
C) Entre os muitos males causados à África em função do seu modelo de colonização, está a organização política e territorial que praticamente desconsidera os processos históricos e culturais como fatores modeladores do arranjo socioespacial.
D) A expressão geográfica da riqueza mineral africana é um dos condutores básicos para a exploração mais intensa de algumas partes do continente, sobretudo com a descoberta dos imensos poços de petróleo na África Negra, de domínio árabe.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - C
04 - B
05 - D
06 - C
07 - C
08 - A
09 - B
10  - B
11 - D
12 - C
13 - A
14 - B
15 - D
16 - C
17 - C
18 - D
19 - A
20 - A
21 - C
22 - C
23 - B
24 - D
25 - D
26 -C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...