PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Prova de Geografia com gabarito - Vestibular 2005.2 - Uece - 1ª e 2ª Fase

Questão 01 - UECE - 2005.2 - Tratando-se do contexto geológico-geomorfológico do Ceará, há predominância do domínio morfo-estrutural de: 
A. Escudos cristalinos 
B. Bacias sedimentares 
C. Coberturas sedimentares recentes 
D. Deformações tectônicas dobradas e de falhamentos

Questão 02 - UECE - 2005.2 - Desequilíbrio no balanço sedimentológico, assoreamento de lagoas e córregos, degradação e aterramento de manguezais são problemas ambientais típicos de:
A. Planícies de erosão
B. Planícies litorâneas
C. Planícies fluviais
D. Serras úmidas com planícies alveolares

Questão 03 - UECE - 2005.2 - A figura abaixo apresenta a configuração da área urbana de Fortaleza. Nota-se,em determinados locais, uma grande freqüência de círculos que representam:

A. Áreas de riscos para ocupação
B. Lagoas costeiras
C. Planícies flúvio-marinhas com manguezais
D. Antigos campos de dunas

Questão 04 - UECE - 2005.2 - Tratando-se dos componentes naturais dos ambientes terrestres é verdadeiro afirmar que:
A. O zoneamento bio-climático tem configuração geográfica de acordo com a rede de meridianos
B. Os ecossistemas terrestres derivam, exclusivamente, das relações mútuas entre os seres vivos
C. O potencial de reservas hídricas superficiais e subterrâneas tem dependência da permoporosidade das rochas
D. Os sistemas erosivos têm sua dinâmica de atuação decorrente de forças endógenas.

Questão 05 - 2005.2 - O fator cobertura sobre o solo é de importância fundamental na prevenção e controle da erosão ou da intensificação dos processos erosivos. Com base nisso, é FALSO afirmar que:
A. Nas áreas florestais em equilíbrio ecológico os efeitos da erosão pluvial são minimizados e os solos protegidos
B. Em áreas desmatadas há intensificação considerável das ações erosivas comandadas por processos pluviais e eólicos
C. O impacto das ações erosivas pluviais na biomassa das caatingas é atenuado em face da capacidade protetora da vegetação perenifólia e subperenifólia que justifica a proteção dos solos
D. As áreas mais fortemente impactadas pelos sistemas erosivos estão associadas aos climas secos/semi-áridos, em decorrência da baixa densidade da cobertura vegetal

Questão 06 - UECE - 2005.2 - A visão globalizada das questões ambientais tem contribuído para uma demanda crescente por informações cartográficas obtidas em ritmo intenso. Isso se deve ao desenvolvimento de técnicas apoiadas no uso de computadores e às imagens obtidas por sensores instalados a bordo dos satélites espaciais. Com base no texto, marque a opção FALSA:
A. O moderno sistema de mapeamento dos recursos naturais ou de temas ambientais, independe do uso dos produtos de sensoriamento remoto
B. As técnicas referidas são englobadas nas atividades de geoprocessamento
C. O mapeamento temático dos componentes ambientais pode ser realizado em curto espaço de tempo e com custos menos dispendiosos
D. As imagens obtidas pelos sensores são também chamadas de imagens orbitais ou de satélites.

Questão 07 - UECE - 2005.2 - Considerando a distribuição dos Domínios Morfoclimáticos do Brasil (Ab’Sáber, 1965), conforme a Figura abaixo, é correto afirmar que:

A. O domínio dos chapadões interiores é constituído por terrenos cristalinos e as florestas-galeria têm a carnaúba como espécie predominante
B. As áreas mamelonares tropical-atlânticas florestadas são desenvolvidas em terrenos de bacias sedimentares e a vegetação é bem preservada
C. O domínio das depressões intermontanas e interplanálticas semi-áridas apresenta o desenvolvimento de vastas superfícies de erosão em rochas do embasamento cristalino
D. Nas terras baixas florestadas equatoriais prevalecem processos de intemperismo físico e de erosão pluvial

Questão 08 - UECE - 2005.2 - Tsunami ou maremoto que afetou parte da costa asiática no dia 26 de dezembro de 2004, ceifando numerosas vidas, foi provocado principalmente por:
A. Manifestações vulcânicas intensas no cinturão do fogo do Pacífico
B. Terremoto localizado na interface de placas tectônicas
C. Tectônica de falhas e dobramentos
D. Movimentos súbitos do nível do mar provocados por glácio-eustatismo

Questão 09 - UECE - 2005.2 - Considere as seguintes afirmações referentes a questões de natureza cartográfica:
I. Em um mapa de escala 1:250.000 o comprimento linear de um rio é de 7,3cm. Assim, o comprimento real desse rio é de 182,5km
II. Na escala mencionada na afirmação I, podem ser obtidas informações detalhadas sobre uso e ocupação da terra e sobre plantas urbanas
III. Na escala numérica de 1:250.000, a escala gráfica para cada centímetro é de 2,5km
Assinale a alternativa verdadeira:
A. As afirmações I e III são corretas
B. Todas as afirmações são corretas
C. Apenas III é correta
D. Todas as afirmações são erradas

Questão 10 - UECE - 2005.2 - Tratando-se de proteção ambiental e do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza no Brasil é verdadeiro afirmar que:
A. Estações Ecológicas e Parques Nacionais são Unidades de Conservação de Uso Sustentável
B. Áreas de Proteção Ambiental, Reservas Particulares do Patrimônio Natural e Reserva de Fauna são Unidades de Proteção Integral C. No Estado do Ceará não existem exemplos dos dois grupos de Unidades de Conservação: (1) de Proteção Integral e (2) de Usos Sustentável
D. Uma das premissas requeridas pela Política de Proteção dos Recursos Naturais é a conservação e o controle de áreas representativas de ecossistemas primitivos e a reabilitação de áreas degradadas ou descaracterizadas

Questão 11 - UECE - 2005.2 - A configuração espacial do sistema de cidades na região Nordeste vem apresentando grandes metamorfoses nas duas últimas décadas. Considere as colunas a seguir:
Nos parênteses da coluna C2 escreva os correspondentes números da coluna C1 e marque a seqüência correta, de cima para baixo:
A. I, III, II, V, IV
B. IV, III, I, V, II
C. V, IV, I, II, III
D. IV, I, III, V, II


Questão 12 - UECE - 2005.2 - Considere as afirmativas concernentes ao rio São Francisco.
I. O extenso e caudaloso rio São Francisco nasce em Minas Gerais, passa por Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
II. A transposição prevê a construção de estações de bombeamento, aquedutos, túneis e outras obras para alimentar dois grandes eixos que atingirão os dois Estados beneficiados: Paraíba e Ceará.
III. Ao longo dos dois grandes eixos, as águas alimentariam rios e açudes, impedindo-os de secar durante a estiagem.
IV. As obras não atravessam áreas de proteção ambiental, parques, reservas biológicas e reservas indígenas.
V. Para os críticos da transposição, o projeto beneficiaria mais as grandes cidades e empresas do que a população dispersa no sertão. Assinale a alternativa verdadeira.
A. I, III, IV e V são certas e II é errada
B. III e V são certas e I, II e IV são erradas
C. I, III e V são certas e II e IV são erradas
D. I, II, III e IV são certas e V é errada

Questão 13 - UECE - 2005.2 - Considere as seguintes afirmativas:
I. A maior parte das mercadorias que circula no mundo é transportada em navios
II. Um bom índice da modernização do sistema de movimento aquaviário são os fluxos de contêineres
III. O tráfego marítimo no oceano Pacífico foi o que mais cresceu nas últimas décadas
IV. Devido ao tradicional comércio entre os EUA e a Europa, o oceano Atlântico é o mais movimentado no tráfego marítimo Assinale a alternativa verdadeira
A. I, II e III são certas e IV é errada
B. II e IV são certas e I e III são erradas
C. I, II, III, e IV são certas
D. III e IV são certas e I e II são erradas

Questão 14 - UECE - 2005.2 - Assinale a alternativa FALSA.
A. Na última década, a taxa de desemprego cresce nos países de baixa renda como o Brasil, o mesmo não acontecendo na Europa e Estados Unidos.
B. A intensificação do uso de máquinas e implementos agrícolas substitui inúmeros trabalhadores no campo.
C. Uma elevada parcela dos trabalhadores das áreas urbanas no Brasil encontra-se na informalidade ou no circuito inferior da economia.
D. O desemprego estrutural, no Brasil, assim como no restante do mundo, está intrinsecamente relacionado à revolução tecnológica, que elimina postos de trabalho.

Questão 15 - UECE - 2005.2 - Assinale a alternativa FALSA.
A. Desde a Conferência de Bretton Woods para discutir os caminhos do mercado financeiro, a ordem financeira mundial tem o dólar norte-americano e o ouro como padrões gerais. Estes são as referências para a remuneração dos pagamentos de juros de empréstimos bancários.
B. As principais praças financeiras do mundo são Nova Iorque, Tóquio e Londres. Da mesma forma, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), foram criados para regular a complexa teia de relações financeiras mundiais.
C. Os recursos primeiramente reunidos no Banco Mundial, quando de sua criação, foram utilizados no reerguimento dos países destruídos na Primeira Guerra Mundial, financiando a reconstrução de cidades, estradas e instalação de indústrias.
D. Nas décadas de 1960 e 1970, o Banco Mundial passou a financiar o desenvolvimento dos novos países industrializados, que tomaram empréstimos para construir as bases para seu desenvolvimento nas áreas de transportes, indústrias de base, energia elétrica etc. Foi esse o caso do Brasil.

Questão 16 - UECE - 2005.2 - Assinale a alternativa FALSA.
A. O fenômeno da Guerra Fria é definido, pela ampla maioria dos estudiosos do assunto, como o período no qual duas superpotências buscavam controlar o mundo e expandir suas áreas de influência opondo dois sistemas – o capitalismo e o socialismo estatal -, ao mesmo tempo que se reafirmavam como as detentoras do poder mundial e impediam o surgimento de outras alternativas de poder.
B. A construção do Muro de Berlim ergueu o maior símbolo concreto da Guerra Fria. Foi construído por determinação das autoridades da RDA para evitar a passagem e as fugas para o território da RFA. Durante cerca de três décadas, ele simbolizou a cisão entre as superpotências.
C. Durante a dominação das superpotências, as ordens mundiais obedeciam às diretrizes traçadas pelos norte-americanos e soviéticos. De um lado os Estados Unidos propondo, por exemplo, uma ordem econômica baseada no livre mercado; de outro, a ex-União Soviética pregando a economia planificada e centralizada.
D. Uma das imagens que a bipolaridade política reforçou foi a de que o mundo estava congelado do ponto de vista político-ideológico. Isso é verdadeiro, já que neste período, nenhuma inovação ocorreu, seja no capitalismo seja no chamado socialismo.

Questão 17 - UECE - 2005.2 - Assinale a alternativa FALSA. A. A difusão do agronegócio de frutas tropicais na região do Baixo Jaguaribe (CE) vem promovendo metamorfoses de inúmeras naturezas, notadamente com a expansão do capitalismo no campo.
B. Dentre os resultados da difusão do agronegócio no Baixo Jaguaribe (CE) temos a crescente desarticulação da agricultura de subsistência e o aumento da participação das empresas agropecuárias no total da produção.
C. A difusão do agronegócio de frutas tropicais no Baixo Jaguaribe (CE), o novo espaço da produção agropecuária globalizada, dá-se com a manutenção dos sistemas técnicos agrícolas, mantendo-se os saberes e fazeres historicamente construídos.
D. No Baixo Jaguaribe, a expansão do agronegócio vem promovendo um aumento da concentração fundiária, da mesma forma que do mercado de terras, contrariando ainda mais as aspirações pela Reforma Agrária na região.

Questão 18 - UECE - 2005.2 - Sobre a mundialização da economia capitalista, assinale a alternativa FALSA.
A. Seu pressuposto básico é a necessidade de uma nova divisão internacional do trabalho. Um mundo dividido em países produtores de bens industrializados e países unicamente produtores de matérias-primas, quer agrícolas, quer minerais não corresponde mais a este novo momento de acumulação do capitalismo.
B. A mundialização da economia pressupõe uma descentralização da atividade industrial e sua instalação e difusão por todo o mundo. Da mesma forma, pressupõe um outro nível de especialização dos produtos oriundos dos diferentes países do mundo para o mercado internacional.
C. A mundialização da economia capitalista não gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo. A Comunidade Econômica Européia (CEE) constitui-se no exemplo mais avançado desse processo de formação e unificação econômica.
D. A indústria multinacional implanta-se nos mercados existentes em todos os países (através de filiais, fusões, associações, franquias etc) e cria bases para a produção industrial adaptada às necessidades desses mercados nacionais. Ao mesmo tempo, atua de forma a aprimorar a exploração e a exportação das matérias-primas requeridas pelo mercado internacional.

Questão 19 - UECE - 2005.2 - Assinale a alternativa FALSA.
A. No Brasil, desde o início do século XXI, o acesso à terra passou a ser possível somente por meio da compra com pagamento em dinheiro, o que está no âmago da estrutura fundiária do país.
B. O processo de modernização da agricultura tem eliminado gradativamente a tradicional separação entre campo e cidade, entre o rural e o urbano.
C. É nas cidades que moram os trabalhadores agrícolas assalariados, principalmente os temporários. Da mesma forma, é nas cidades que se dão as greves destes trabalhadores.
D. A grilagem tem servido para incorporação de territórios indígenas, aumentando ainda mais a concentração de terras em mãos de poucos proprietários.

Questão 20 - UECE - 2005.2 - Considere as seguintes afirmativas:
I. O território é revelador de diferenças de condições de vida da população. Esse aspecto da realidade pode ser analisado, dentre outros, por meio do consumo de energia elétrica, dos equipamentos
domésticos, do equipamento telefônico e do consumo educacional.
II. Nos últimos vinte anos o Brasil conheceu uma extraordinária expansão dos consumos materiais e imateriais. Expandem-se, por exemplo, os consumos de viagens, turismos e lazer.
III. O consumo cultural também se revela importante. São exemplos desta realidade a multiplicação das salas de teatro, assim como um novo consumo cultural nos lares e toda uma indústria associada (aparelhos de vídeo e de DVD, câmaras de vídeo, produção de fitas etc).
IV. O consumo de informação diminui, seja através de jornais diários, livros, revistas, emissoras de rádio e de televisão. Paralelamente, o número de usuários da Internet não cessa de crescer.
Assinale a alternativa verdadeira.
A. I, II e IV são certas e III é errada
B. I, IV são certas e II e III são erradas
C. I e III são certas e II e IV são erradas
D. I, II e III são certas e IV é errada

Questão 21 - UECE - 2005.2 - Assinale a alternativa que NÃO inclui ações de saneamento ambiental urbano:
A. Realizar coleta seletiva de lixo
B. Construir fossas sépticas
C. Realizar estudos e mapeamento de recursos minerais D. Realizar estudos para recuperar e implementar sistemas de dessalinização da água

Questão 22 - UECE - 2005.2 - Associe corretamente, as características climáticas com os respectivos biomas e regiões de ocorrência:
A. Clima superúmido – Floresta ombrófila – Amazônia
B. Clima úmido – Floresta xeromórfica – África Equatorial
C. Clima subúmido – Savana – África Setentrional e Austrália
D. Clima hiperácido – Deserto – Sudeste Asiático

Questão 23 - UECE - 2005.2 - Nas unidades de conservação de uso sustentável os ecossistemas funcionalmente íntegros estão em pleno equilíbrio ambiental. Neles ocorre uma significativa diversificação na composição de seres vivos e algumas atividades NÃO devem ser praticadas, tais como:
A. Pesquisa científica
B. Educação ambiental
C. Ecoturismo
D. Agroextrativismo

Questão 24 - UECE - 2005.2 - Assinale a alternativa FALSA.
A. No Brasil, uma das características do trabalho no campo é a sazonalidade.
B. As relações de trabalho e as formas de pagamento são bastante diversificadas na agropecuária brasileira.
C. Diminui gradativamente o número de trabalhadores especializados na agropecuária no Brasil.
D. Nas últimas décadas, aumenta o mercado de trabalho agropecuário formal no Brasil.

Questão 25 - UECE - 2005.2 - A heterogeneidade econômica intra-regional do Nordeste brasileiro é histórica. Atualmente, convivem áreas agrícolas tradicionais com subespaços dinâmicos. Assinale a alternativa FALSA por não apresentar um subespaço dinâmico.
A. O complexo petroquímico de Camaçari
B. O pólo têxtil e de confecções de Fortaleza.
C. Pólo de moderna agricultura de produção de frutas no Baixo Jaguaribe (CE).
D. As zonas cacaueiras e canavieiras.

Questão 26 - UECE - 2005.2 - Sobre a Amazônia, assinale a alternativa FALSA.
A. O processo de desflorestamento da Amazônia é acentuado desde o início do século XX e se dá de forma homogênea em toda a região.
B. A Floresta Amazônica é um dos principais biomas predominantemente florestais do território brasileiro.
C. Estima-se que detém a mais elevada biodiversidade e o maior banco genético do mundo, 1/5 da disponibilidade mundial de água potável e patrimônio mineral ainda em parte desconhecido.
D.Em termos mundiais, é a maior floresta tropical existente, correspondendo a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - A
04 - C
05 - C
06 - A
07 - C
08 - B
09 - C
10  - D
11 - B
12 - C
13 - C
14 - A
15 - C
16 - D
17 - C
18 - C
19 - A
20 - D
21 - C
22 - A
23 - D
24 - C
25 - D
26 -A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...