segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Nova Publicação: IBGE lança A Geografia do Café

O IBGE divulga hoje (05/12/2016) o primeiro volume da série Dinâmica Territorial da Produção Agropecuária, com o tema A Geografia do Café. A publicação contempla o deslocamento dessa cultura agrícola no espaço rural brasileiro ao longo de quatro décadas (1970 a 2010). Além disso, identifica os principais vetores de mobilidade espacial da cafeicultura, que são as condições naturais (como eventos climáticos), socioeconômicas (como períodos de superprodução e preços elevados) e políticas públicas (como as ações de renovação da cultura cafeeira).

A série Dinâmica Territorial da Produção Agropecuária tem o objetivo de acompanhar o deslocamento espacial e revelar a geografia contemporânea de produtos da agropecuária nacional. O foco é sistematizar, em uma mesma base cartográfica, um conjunto de informações que contribuam para a análise geográfica dos principais segmentos que compõem o espaço rural brasileiro na contemporaneidade. Os produtos selecionados para compor essa série são aqueles que, ao longo do tempo, alcançaram uma expressão relevante na estruturação do espaço rural brasileiro.

A obra A Geografia do Café, além de seu formato em pdf, também está disponível em um aplicativo de análise geográfica, que incorpora, em ambiente interativo, todas as informações contidas no projeto. O aplicativo permite a navegação tanto por usuários que desejam ter acesso somente ao conjunto de textos e mapas, via download, como também para aqueles que buscam informações geográficas online.

Nenhum comentário: