sábado, 4 de junho de 2016

Noruega pensa em proibir veículos a gasolina

Partidos políticos noruegueses estão estudando adoção de um novo plano energético que poderia proibir a circulação de veículos a gasolina ou diesel a partir de 2025, segundo o jornal DN.

O país planeja conquistar sua independência total dos combustíveis fósseis a partir de 2015, tomando como nova direção as fontes de energia alternativas e carros elétricos e híbridos.

O preço da gasolina na Noruega é elevado, enquanto o uso de energias alternativas tem apoio do governo, que oferece vantagens como estacionamento grátis em algumas áreas.

Até o momento, quase um quarto dos carros do país é composto de veículos elétricos ou híbridos, o que indica que banir a gasolina não seria um obstáculo insuperável para a Noruega. Ainda assim, a medida exigiria a ampliação da infraestrutura pata o uso de energia alternativa e a construção de mais postos de recarga.

A iniciativa foi elogiada por Elon Musk, fundador da Tesla, empresa que produz carros elétricos. O empresário felicitou o país pelo importante avanço, apesar de a proposta ainda não ter sido aprovada no Parlamento.

*Com informações da Sputnik Brasil.

Nenhum comentário: