quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Nova espécie de pássaro é descoberta na fronteira entre China e Índia

O Tordo-da-floresta-do-Himalaia foi descoberto em partes do nordeste da Índia e da China e
áreas adjacentes por uma equipe de cientistas da Suécia, China, EUA, Índia e Rússia.
Uma nova espécie de ave foi descoberta na fronteira sino-indiana. Em matéria escrita para a revista científica Avian Research, pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan (EUA) e da Universidade de Uppsala, na Suécia deram ao pássaro o seguinte nome:  tordo-da-floresta-do-Himalaia (Zoothera Salimalii). O nome da espécie foi em homenagem ao ornitólogo indiano Salim Al. 

Primeiro, os pesquisadores pensaram que esse tordo era o mesmo que o outro, o tordo (Zoothera mollissima), mas depois perceberam que era uma espécie diferente com base em seus cantos.

A equipe também examinou espécimes do museu das aves e notou "diferenças consistentes na plumagem e estrutura entre as aves. No início, não tínhamos ideia de como eles se diferiam morfologicamente. Ficamos impressionados, disse Pamela Rasmussen da Universidade Estadual de Michigan

Depois de olhar o DNA das aves, os pesquisadores disseram que as espécies foram "geneticamente separadas há vários milhões de anos."

Em termos globais, a descoberta de novas espécies de aves são raras, com apenas cinco espécies catalogadas anualmente durante os últimos 15 anos, principalmente na América do Sul.

* Tradução livre, por Gabriel, com informações da VOA News. Data da publicação: 21/01/2016.

Nenhum comentário: