sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Climatologia: Ensino e Emprego de Geotecnologias - Edson Soares Fialho

FIALHO, E. S. Climatologia: Ensino e Emprego de Geotecnologias. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, ano 9, v. 13, p. 30-50, 2013.

Baixar o artigo completo em PDF

RESUMO: O ensino de climatologia, nos dias de hoje, sofre com uma incômoda discussão, muitas vezes inerte e superficial, referente às mudanças climáticas globais. Tal comportamento verificado não apenas em sala de aula abdica de um raciocínio dialético em favor de uma perspectiva do “politicamente correto”, abordado por Collischonn e Fialho (2007). Em um mundo de incertezas e avanços geotecnológicos, é muito difícil encontrar opiniões convergentes. E por isso, é de se estranhar que o tema das questões climáticas globais seja aceito sem reflexões, como se o determinismo climático imperasse novamente. E isto se torna mais grave em ambientes universitários de formação de professores, local fonte de disseminação de “saberes científicos”, que não são “verdades absolutas” nas escolas, onde os alunos aceitam a informação de maneira inquestionável, ampliando a sensação de “certeza”, corroborada pela cobertura jornalística. Nesse cenário, o presente trabalho buscará refletir sobre o clima e o tempo, temas de interesse secular, no ambiente acadêmico e escolar, para discutir neste artigo os problemas inerentes à transposição dos conhecimentos climatológicos produzidos pela academia até os bancos escolares, no intuito de reduzir o fosso entre a universidade e a escola, bem como os desafios de aperfeiçoar os métodos de ensino no meio acadêmico, que agora contam com a possibilidade de novas geotecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. 
Palavras-chave: Climatologia, Ensino e Geotecnologias.

*Edson Soares Fialho é professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa. É o coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (BIOCLIMA-UFV).  Conheça o blog BIOCLIMA-UFV :  http://bioclimaufv.blogspot.com/

Nenhum comentário: