sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

História de Águas da Prata, São Paulo – SP

Histórico do Município: Águas da Prata, São Paulo – SP
Gentílico: pratense

A descoberta da fonte de água mineral, na margem do Ribeirão da Prata, em 1876 por Rufino Luiz de Castro Gavião, que aí fazia caçadas, proveniente de São João da Boa Vista, é atribuída ao acaso. 
Fonte de Águas da Prata : Município de Águas da Prata (SP) - 1958.
O caçador percorria as terras do Alegre, quando percebeu a preferência dos animais silvestres pela água da nascente, resolvendo prova-la, surpreendeu-se com suas qualidades. O fato foi relatado e comprovado por outras pessoas. 

Com a inauguração do ramal da Estrada de Ferro Mogiana, ligando Cascavel (hoje Aguaí ) a Poços de Caldas, em 1886, despertou o interesse dos cafeicultores da região para a estação de embarque da ferrovia no vale banhado pelo Ribeirão das Prata e o Córrego da Platina, que passaram a construir suas residências junto à estação, nascendo então um povoado. 

Em 1916 fez-se o primeiro hotel e, por iniciativa particular de seus moradores, foi efetuada a análise química da água das fontes, constatando-se suas propriedades alcalinas, semelhantes às das fontes de “Vichy”na frança, ficando a Prata conhecida com o cognome de a “Vichy Brasileira”. 

A vocação para Estância Hidromineral consolidou-se quando químicos do Departamento Geográfico e Geológico do Estado, pesquisando a região, fizeram prospecção das fontes, comprovando a viabilidade da exploração econômica de sua mineração. Criou-se em 1913, uma empresa para o fim em questão, fazendo com que surgissem hotéis e toda infra-estrutura necessária. 

Em 1925, foi criado o Distrito de Paz de Águas da Prata, no Município de São João da Boa Vista. 

O município da Estância Hidromineral de Águas da Prata foi instalado em dezembro de 1935, alterando-se o Topônimo para Águas da Prata. 

Formação Administrativa 

Distrito criado com a denominação de Estância Hidromineral de Águas da Prata (ex-povoado de Prata), pela lei estadual nº 2093, de 23-12-1925, subordinado ao município de São João da Boa Vista. 

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Estância Hidromineral de Águas da Prata, figura no município de São João da Boa Vista. 

Elevado à categoria de município com a denominação Águas da Prata, pelo decreto-lei estadual nº. 7277, de 03-07-1935, desmembrado de São João da Boa Vista. Sede no atual distrito Águas da Prata (ex-Estância de Hidromineral de Águas da Prata). Constituído de distrito sede. Instalado em 16-12-1935. 

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município já denominado de Águas de Prata é constituído do distrito sede. 

Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.

Pela estadual no 233, de 24-12-1948, é criado o distrito de São Roque da Fartura e anexado ao município de Águas da Prata. 

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Águas da Prata e São Roque da Fartura. 

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009. 

Alteração toponímica distrital 

Estância Hidromineral de Águas da Prata para simplesmente Águas da Prata, alterado pelo decreto-lei estadual nº 7277, de 03-07-1935.

Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário: