quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

História de Adolfo , São Paulo – SP

Histórico do Município: Adolfo , São Paulo – SP
Gentílico: adolfino

A região da antiga Vila Mendonça no início do século era ainda dominada por extensas matas, na margem direita do rio Tietê, onde o rio do Cubatão deságua.

Caminho obrigatório nas penetrações para oeste, no local onde desviavam a navegação dos perigos do Salto do Avanhandava, existia, já em 1910, um casarão de madeira e cemitério, em terras do Coronel Xavier de Mendonça, residente em Araraquara.

Nesse local, entre o córrego do Moinho e o Ribeirão dos Bagres, Alcides do Amaral Mendonça, filho do Coronel Xavier, instalou a fazenda, mais tarde conhecida como Retiro. Um outro membro da família Amaral Mendonça Adolfo, em 1928 introduziu a cultura cafeeira, atraindo novos desbravadores, que se instalaram na região entre o rio do Cubatão e o Ribeirão da Fartura, hoje em grande parte submersa pelas águas do Reservatório de Promissão.

O grande número de moradores dispersos levou Vitório Voltolini, auxiliado por Ezequiel Vieira, a construir um templo Protestante, junto ao qual se iniciou o loteamento e o povoado de Jericó, em 1936.

No entanto, a população católica solicitou de Adolfo do Amaral Mendonça, permissão para construir também um templo religioso, inaugurado em louvor a São José, criando-se o povoamento de Maitinga.

A divergência na unificação dos dois povoados quanto ao nome a ser adotado, levou à escolha do nome do proprietário das terras-Adolfo.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Adolfo, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11- 1944, e foi transferido do município de Rio Preto atual São José do Rio Preto para constituir o novo município de Nova Aliança.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Adolfo, figura no município de Nova Aliança.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Adolfo, pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, desmembrado de Nova Aliança. Sede no antigo distrito de Adolfo. Constituído do distrito sede. Instalado 01-01-1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2009.

Transferência distrital

Pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, transfere o distrito Adolfo do município de Rio Preto atual São José do Rio Preto para o novo município de Nova Aliança.

Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário: