terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A Música, o Ensino e a Geografia - Moema Lavínia Puga de Godoy

RESUMO
O trabalho trata da música como instrumento didático no ensino de Geografia, trazendo, além da abordagem teórico-conceitual, uma vivência experimental em sala de aula abordando o tema globalização durante um estágio em uma escola de ensino médio. Essa monografia, enfocando a utilização da música no ensino de Geografia, não se opõe à utilização de outras metodologias ou materiais de ensino, como o tradicional livro didático, e tem como objetivo principal inserir e tratar da música como mais uma possibilidade didática para o ensino de conteúdos geográficos do currículo escolar. Os resultados desse trabalho apontam possibilidades para a música na aula de Geografia, as quais proporcionaram melhor participação e compreensão pelos alunos de um tópico dos conteúdos curriculares de Geografia do ensino médio. A música aqui nos serve como um espelho da sociedade e de suas relações com o meio. Com suas letras, suas construções sonoras, seus instrumentos, a música nos fala, muito além da simples distração e diversão, a música pode ensinar, pode levar alunos a vivenciar sentimentos e experiências, pode enfim apresentar aos alunos e professores uma nova Geografia, capaz de produzir além de conhecimentos puros, uma educação plena, completa. . 

GODOY, Moema Lavínia Puga de. (1981) A música, o ensino e a Geografia. Moema Lavínia Puga de Godoy – Uberlândia, 2009. 44 fls.

Baixar em PDF




Nenhum comentário: