quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A Leitura de Mapas no Ensino de Geografia - Ângela Massumi Katuta

KATUTA, Ângela M. A Leitura de Mapas no Ensino de Geografia. Presidente Prudente. S. P: FCT/UNESP. 2002.

Baixar este artigo completo em PDF:

RESUMO
O presente texto trata da importância da leitura de mapas para a Geografia do ensino básico (fundamental e médio). Num primeiro momento, contextualizamos a relevância dos saberes geográficos para o entendimento da realidade. Em seguida , explicitamos os elementos necessários para a realização da leitura do referido meio de comunicação e finalmente, exemplificamos, a partir da elaboração de algumas questões , como poderíamos provocar nossos estudantes a fim de que esses se tornem leitores e não meros decodificadores de mapas. E importante salientar que nossa reflexão e norteada pelo pressuposto de que a leitura de mapas não deve ser um fim em si mesma , masse constitui num poderoso aliado para o entendimento dos diferentes espaços geográficos e, portanto, da realidade, elemento fundamental para a constituição da autonomia intelectual discente. 
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Geografia ; Questões; Leitura; Mapas; Entendimento da Realidade.

Nenhum comentário: