PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de novembro de 2015

Salve os Blogs

Por Gabriel

Desde que conheci o mundo dos blogs sempre naveguei por horizontes distantes. Conheci blogs de pessoas de outras culturas, línguas e países. E a cada post lido ao longo de quase uma década sempre tinha a esperança de encontrar um link que promovesse um salto imediato para uma nova aventura.

E essa viagem virtual era quase sem barreiras, bastava uma conexão com a internet. Hoje, em tempos de Facebook, os blogs já não são mais os mesmos. Tiveram que se adaptar: os blogueiros tem que se dedicar cada vez mais para divulgar no Facebook e em outras redes sociais qualquer publicação do seu blog. 

E o Facebook parece cada vez mais fechado em si mesmo: mostra cada vez mais coisas parecidas com aquilo que você já curtiu ou compartilhou e tende a valorizar mais fotos, vídeos e textos publicados dentro da rede social. Já tentou compartilhar algum link de seu blog no Facebook? Em geral, o número de pessoas alcançadas, curtidas e compartilhamentos é bem menor. E o número de pessoas que vão através do link até o seu blog é menor ainda. E se você quiser ser visto por mais pessoas que podem gostar do que você escreve, tem que pagar pela divulgação. 

Os blogs estão cada vez mais isolados e o Facebook está parecendo televisão. A rede social sabe o que você gosta e compartilha então ela mostra somente isso, fazendo com que você não desconecte-se de lá . É cada vez é maior o número de pessoas que começam e terminam o dia ali mesmo. Não visitam outros ambientes da internet e se visitam limitam-se a poucos instantes.

Isso limita nossa visão do mundo: sempre nos é mostrado mais do mesmo. Cadê a novidade? Cadê o espanto? E os blogs?

Os blogs vão continuar. Só que para sobreviverem terão que repensar outras estratégias. Segue abaixo o endereço de um blog que eu acompanhava e que está (quase) em extinção. 

ePORTUGUÊSe - Autor: Rede ePORTUGUÊSe - http://eportuguese.blogspot.com.br/

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei das palavras. Com toda a certeza a sociedade tem ficado cada vez mais mecanizada, e o trabalho dos blogueiros para alcançar a população e atraí-las para um conteúdo que as façam refletir além do que as cerca em seus "pequenos mundos" tem sido cada vez mais difícil.

Gabriel disse...

Projeto Rae, agradeço pelo comentário e pela visita. É preciso estimular mais os debates nos blogs para aumentar a nossa presença na internet.

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...