PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

História de Dirce Reis, São Paulo – SP

Histórico do Município: Dirce Reis, São Paulo – SP
Gentílico: dircense

A história do Município de Dirce Reis inicia-se no século passado, entre os anos de 1816 e 1822, com a descoberta dos índios caigangues pelo naturalista August de Saint-Helaire.
A luta para a pacificação dos caigangues se arrastou até 1912, com a expulsão dos índios que, após lutarem bravamente, foram vencidos.
De 1830 a 1840 a expedição de Patrício Lopes de Souza com seu escravo Geremias, tomou para si a posse de 208 mil alqueires que abrangia o território das hoje Comarcas de Santa Fé do Sul, Jales e parte de Palmeira D'Oeste.
Na imensidão da fazenda, as terras ficaram praticamente incultas, os meeiros de Patrício que ali viviam, criavam um pouco de gado e plantavam apenas o necessário para a sobrevivência, o que propiciou que em 1912, iniciasse o processo de grilagem de toda a área.
Em 1946, a Cooperativa Agrícola de Imigração e Colonização (CAIC) e uma subsidiária da CIA Paulista de Estrada de Ferro comprou parte da fazenda e, posteriormente, dividiu em glebas, sendo uma delas o hoje município de Dirce Reis.
No ano de 1950, havia um morador nessa redondeza, que atendia pelo nome de Paschoal Bernardes, que possuía 3.500 alqueires de terra. Não tendo o proprietário o conhecimento necessário para a formação de plantio de terra, o mesmo resolveu vender em lotes, pequenas quantidades de terra, para formação dos termos em terras produtivas.
O Sr. Paschoal Bernardes resolveu vender esses lotes e concluir toda essa venda, na qual deu a fundação de um povoado.
O maior proprietário destas terras foi o Sr. Raphael Cavalin, o pioneiro que iniciou a plantação. Com o tempo, ficou estabelecido um pequeno povoado, onde foram gradualmente vendidas mais terras à pessoas interessadas em cultivá-las.
O nome de "Dirce Reis" deu-se em homenagem à filha do Sr. Raphael Cavalin, a Sra. Dirce Cavalin, e Reis em razão da data de fundação no dia de Santos Reis, 06 de janeiro.

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Dirce Reis, por Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, subordinado ao município São Francisco.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Dirce Reis figura no município de São Francisco.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.
Elevado à categoria de município com a denominação de Dirce Reis, pela Lei Estadual n.º 6.645, de 09-01-1990, desmembrado do município de São Francisco. Sede no antigo distrito de Dirce Reis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário: