segunda-feira, 2 de novembro de 2015

10 Curiosidades sobre o Acre

Bandeira do Acre

  1. O Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil.
  2. O Acre está situado no extremo sudoeste da Região Norte, em plena Amazônia brasileira.
  3. O estado do Acre ocupa área de 164.123,739 km , limitando-se ao norte com o estado do Amazonas, a leste com o estado de Rondônia, a sudeste com a Bolívia e ao sul e oeste com o Peru.
  4. O nome Acre origina-se de Áquiri, forma pela qual os exploradores da região transcreveram a palavra Uwákuru, do dialeto dos índios Ipurinã.
  5. Atualmente, o Acre tem população de mais de 800 mil habitantes.
  6. A capital do Acre é Rio Branco. Rio Branco é a mais populosa cidade e concentra quase metade da população do estado.
  7. Quem nasce no estado do Acre (AC) é acriano. Com o novo acordo ortográfico, apenas a forma acriano é aceita para designar quem nasce no Acre. A Academia Acreana de Letras defende uso do gentílico acreano com 'e'.
  8. No Acre fica o ponto extremo oeste do Brasil: as nascentes do Rio Moa, na serra de Contamana ou do Divisor, Acre, fronteira com o Peru.
  9. O estado do Acre (e a parte ocidental do Amazonas) tem fuso horário com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília. O Acre não adere ao horário de verão, então nesse período fica com uma diferença de três horas em relação ao horário de Brasília.
  10. O Tratado de Petrópolis foi assinado no dia 17 de novembro de 1903. O documento formalizou a incorporação do Acre ao território brasileiro.

Nenhum comentário: