PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 31 de outubro de 2015

História de Cássia dos Coqueiros, São Paulo – SP

Histórico do Município: Cássia dos Coqueiros, São Paulo – SP
Gentílico: cassiano

Cássia dos Coqueiros tem seu nome derivado de Cássia, cidade Italiana onde se encontra  o corpo de Santa Rita- Padroeira do Município ou ainda de uma planta da família das leguminosas, de flores amarelo-douradas, e coqueiros, em virtude da profusão de palmeiras nativas.

A região onde se instalou o núcleo de povoamento foi descoberta por volta de 1830, por um garimpeiro de nome José Moreira da Silva, vindo do garimpo de Jacuí, que pretendia dirigir-se à então freguesia de São Francisco de Monte Santo, em Minas Gerais.

Encantado com o aspecto do local, coberto de matas, solicitou sesmaria ao Governo Imperial, denominando-a de Sesmaria da Delícia. Os herdeiros de José Moreira da Silva, após sua morte, venderam parte das terras a Joaquim Lopes de Siqueira, provindo de Juiz de Fora.

Foram essas famílias originárias dos dois troncos primitivos- Moreira e Lopes- que povoaram a região, quando, em 18 de novembro de 1877, a viúva de José Ferreira Lopes, Constantina Rosa de Alexandria, doou terras ao Patrimônio de Santa Rita e Santo Antônio, onde construíram capela e iniciou-se o núcleo. 

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Santa Rita de Cássia dos Coqueiros, por lei no 680, de 14-09-1899, subordinado ao município de Cajuru. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santa Rita de Cássia dos Coqueiros figura no município de Cajuru. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto estadual nº 9775, de 30-11-1938, o distrito de Santa Rita de Cássia dos coqueiros passou a denominar-se Cássia dos Coqueiros. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Cássia dos Coqueiros permanece no município de Cajuru. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Cássia dos Coqueiros permanece no município de Cajuru.
Elevado à categoria de município com a denominação de Cássia dos Coqueiros, por lei estadual no 5285, de 18-02-1959, desmembrado de Cajuru. Sede no antigo distrito de Cássia dos Coqueiros. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1960.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001. 

Alteração Toponímica Distrital
Pelo decreto lei estadual nº 9775, o distrito de Santa Rita de Cássia dos Coqueiros passou a denominar-se Cássia dos Coqueiros.

Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...