domingo, 25 de outubro de 2015

Enem 2015: confira o que caiu no segundo dia de prova

Segundo dia do Enem tem Chico Buarque, Toquinho, gráficos e geometria espacial

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcado por questões que exigiam muita capacidade de interpretação do texto e análise de dados e gráficos.

A prova, que já tinha trazido uma questão sobre igualdade de gênero na área de ciências humanas, com uma citação da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir, no dia anterior, foi considerada feminista nas redes sociais ao trazer como tema da proposta de redação a violência contra a mulher. 
Linguagem, códigos e suas tecnologias

Com textos muitos longos, a prova de Linguagem exigiu preparo e atenção dos candidatos. Com o volume grande de informações, os estudantes precisaram de muita concentração para não fugir à proposta do enunciado.
Língua Estrangeira

Ambas as provas de língua estrangeira, ingles e espanhol, focaram mais em questões de interpretação de texto do que em vocabulário. Na prova de inglês, uma questão trouxe uma tirinha que brincava com os vários significados da palavra "season". Já na de espanhol, uma campanha de conscientização para respeitar os direitos das pessoas deficientes foi a única imagem a constar do teste. As demais foram todas baseadas em textos, a maioria deles mais longos do que a de inglês.
Língua Portuguesa

No mesmo estilo das provas de língua estrangeira, a prova de língua portuguesa priorizou a capacidade de interpretação de texto dos estudantes. Muitas questões abordaram o conceito de língua e suas funções, bem como a importância da comunicação e da oralidade nesse contexto.

Como já é tradição, o Enem trouxe trechos de poesias e textos dos mestres de nossa literatura. Manuel Bandeira, Raul Pompeia, Ferrreira Gullar, Olavo Billac, Cecília Meirelles estavam entre os autores que figuraram na prova.

Também muitas canções estiveram presentes na prova desse ano. A música "Assim preto", do mestre do baião, Luiz Gonzaga, foi utilizada para questionar os estudantes sobre as alterações de pronúncia, morfologia, léxico e sintaxe presentes na letra da música. Uma outra questão trouxe a música "Yaô", de Pixinguinha, para falar sobre a influência africana na construção do português falado no país. Ainda falando sobre linguagem, "Essa pequena", de Chico Buarque, apareceu em uma questão que falava sobre a variedade coloquial da linguagem.

Notícias e atualidades também foram destaque na prova de língua portuguesa. O descarte correto de resíduos, a obesidade como fator de risco para outras doenças e até mesmo as adaptações da língua e a mudança no fluxo de informação mediante o avanço tecnológico foram alguns dos assuntos presentes na prova.

Fonte: EBC.

Nenhum comentário: