quarta-feira, 30 de setembro de 2015

História de Comendador Levy Gasparian, Rio de Janeiro - RJ

Histórico do Município: Comendador Levy Gasparian, Rio de Janeiro - RJ
Gentílico: gaspariense 

A origem dos municípios de Areal e Comendador Levy Gasparian encontra-se ligada à de Três Rios, município ao qual pertenciam até recentemente, como sedes distritais.

A época de desbravamento da região acha-se ligada ao ciclo do ouro, intensificando-se quando bandeirantes e faiscadores atingiram a foz do Rio Paraibuna, que nasce em Minas Gerais, no Rio Paraíba do Sul, na região de Três Rios.

Nas primeiras décadas do século XVIII, verifica-se a formação de alguns núcleos na área, como o de Nossa Senhora de Monte Serrat, que passou a desempenhar importante papel no estabelecimento do registro, com a finalidade de evitar o contrabando de outro e diamantes e arrecadar os direitos reais de passagem.

Também outros núcleos se desenvolveram na região, como os de Nossa Senhora de Bemposta e São Sebastião de Entre Rios, aglomerados populacionais incentivados pelo fato de essa zona constituir o acesso entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O processo de desenvolvimento econômico de Três Rios operou-se graças à introdução da cultura do café no século XIX. Com a decadência da cafeicultura, porém, as terras foram ocupadas para agricultura de subsistência e pecuária de corte, posteriormente transformada em pecuária leiteira.

A partir da inauguração da rodovia União-Indústria, em 1858, a localidade de Entre Rios passou a ser beneficiada por vários melhoramentos, convertendo-se em grande centro comercial. Em 1867, foi implantada a Estrada de Ferro D. Pedro II, com cruzamento da estrada de rodagem no local, tornando o núcleo de Entre Rios importante entroncamento rodoferroviário.

Apesar do progresso experimentado, somente após a República, em 1890, foi criado o distrito de Entre Rios que, juntamente com Monte Serrat, Areal e Bemposta, fazia parte do município de Paraíba do Sul. Em 1938, esses distritos foram desmembrados daquele município e constituíram município de Entre Rios, mudado para Três Rios em 1943. 

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Serraria, pela lei estadual nº 2382, de 18-01-1955, subordinado ao município de Três Rios.
Em divisão territorial datada de l-Vll-1955, o distrito de Serraria permanece no município de Três Rios.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de l-Vll-1960.
Pelo decreto legítimo nº 99, de 30-01-1963, o distrito de Serraria passou a denominar-se Comendador Levy Gasparian.
Elevado à categoria de município com a denominação de Comendador Levy Gasparian, pela lei estadual nº 1923, de 23-12-1991, desmembrado de Três Rios. Sede no antigo distrito de Comendador Levy Gasparian. Constituído de 2 distritos: Levy Gasparian e Afonso Arinos. Ambos desmembrado do município de Três Rios. Instalado em 01-01-1993. 
Pela lei estadual nº 1923, 23-12-1991, define, ainda os seus limites. 
Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Comendador Levy Gasparian e Afonso Arinos. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital 
Serraria para Comendador Levy Gasparian alterado, pelo decreto legítimo nº 99, de 30-01-1963.

Fonte: Biblioteca IBGE.

Nenhum comentário: