quinta-feira, 6 de agosto de 2015

No Facebook, fraude estimula evento contra Dilma

Evento contra Dilma no Facebook usa nome falso para atrair participantes

Militantes contrários à presidenta Dilma Rousseff criaram nesta quinta-feira (6 de Agosto de 2015) um evento no Facebook com nome falso para atrair participantes para manifestações contra o PT marcadas para o próximo dia 16 pelo movimento Vem Pra Rua. Originalmente, a página foi criada com o nome "Eu Não Voto em Aécio Neves!". O evento ficou popular e chegou a ter 67 mil participantes. Mas nesta quinta, o nome foi alterado para "16 de agosto eu vou pra rua #ForaPT".

Logo, os usuários da rede social perceberam ou foram avisados de que estavam em um grupo antipetista, e que haviam caído em uma fraude. Dos 67 mil participantes originais, o evento tinha apenas 48 mil no final da tarde desta quinta. 

Por algum tempo, os organizadores do evento chegaram a mudar o nome da página, mas mantiveram a imagem original.

Creative Commons - CC BY 3.0 -Divulgação/Facebook

A fotógrafo e professora Mana Coelho, 57, foi uma das que caíram na "pegadinha". Mana diz ter sido avisada por amigos, que suspeitaram da fraude, de que estava confirmando presença em um evento contra o atual governo. "Achei que algum robô podia ter invadido meu computador, mas logo vi que outros amigos também estavam no grupo. Eu lutei pela democracia, vivi a ditadura, nunca iria a um evento como este" diz.

Fonte: EBC

Nenhum comentário: