domingo, 16 de agosto de 2015

História de Porto Walter, Acre - AC

Histórico do Município: Porto Walter, Acre - AC
Gentílico: portowaltense

Os primeiros habitantes a residirem no município foram os índios das naçõesArara, Náuas, Amoaças, Kampas, Kulinas e Catianos, que até hoje se encontram na região. No final do século XIX começou a chegar o homem branco, vindo principalmente do nordeste atraído pela extração do látex da seringueira, principal produto econômico da região.

Porto Walter, antes de ser município era formado pelos seringais: Tavares de Lira, Humaitá e Cruzeiro do Vale, congregando grande número de brasileiros, (na maioria nordestinos), até mesmo estrangeiros, em busaca de riquezas trazidas pela borracha. 

Em 1910, aportou ao município um batelão de grande porte, comandado pelo Coronel Absolon de Souza Moreira, que fixou residência na parte mais alta da terra firme. Foi ele que iniciou o desbravamento desta região. Em seqüência apropriou-se de grande soma de hectares de terras que dividiu com os amigos que chegaram posteriormente. 

Atualmente o município denomina-se Porto Walter, em homenagem ao antigo morador Walter de Carvalho.

Formação Administrativa
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município Juruá o distrito de Humaitá. 

Pela Lei n.º 43, de 29-03-1938, o distrito de Humaitá deixa de pertencer ao município de Juruá para ser anexado ao município de Cruzeiro do Sul. 

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Humaitá figura no município Cruzeiro do Sul. 

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Porto Walter ex-Humaitá, figura no município de Cruzeiro do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. 

Elevado á categoria de miuncípio com a denominação de Porto Walter, pela Lei Municipal 1.033, de 28-04-1992, alterado em seus limites, pela Lei Estadual n.º 1.068, de 09-12-1992, desmembrado de Cruzeiro do Sul. Sede no antigo distrito de Porto Walter. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. 

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Biblioteca do IBGE

Nenhum comentário: