sábado, 1 de agosto de 2015

História de Porto Grande, Amapá - AP

Histórico do Município: Porto Grande, Amapá - AP
Gentílico: portograndense

Ainda não existe um levantamento oficial do município de Porto Grande. Sabe-se apenas que as terras foram desmembradas de Macapá. É rico em recursos naturais e possui uma grande área madeireira, constituindo a base de sua economia. A atração turística do município funciona dentro da própria cidade, com um belo balneário e o festival anual do abacaxi, realizado lá, atrai visitantes de todo o Estado.

Não se tem uma definição precisa da origem do nome Porto Grande. Contam os mais antigos que surgiu no tempo em que a colônia do Matapi era tão próspera em termos de produção agrícola que o fato da comunidade se reunir para comercializar o produto, lembrava um grande porto. Há ainda outra versão para o nome que, segundo alguns, surgiu do fato de haver existido uma mercadoria cujo nome era Porto Grande.

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Porto Grande, pela Lei Federal n.º 1.503, de 15- 12-1951, com território desmembrado do distrito de Ferreira Gomes, subordinado ao município de Macapá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
.
Elevado á categoria de município com a denominação de Porto Grande, pela Lei Estadual n.º 03, de 01-05-1992, desmembrado do município de Macapá. Sede no antigo distrito de Porto Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário: