terça-feira, 18 de agosto de 2015

História de Areiópolis, São Paulo – SP

Histórico do Município: Areiópolis, São Paulo – SP
Gentílico: areiopolitano

O povoado de Areiópolis surgiu de um aglomerado (Vila Areia Branca) na confluência de várias propriedades agrícolas que exploravam a cultura do café, na região compreendida entre os Municípios de Lençóis Paulista, São Manoel e Igaraçu do Tietê.

Em 1893, começou a formação da Vila de Areia Branca com a doação à Capela de Santa Cruz, de onze alqueires de terras, à margem esquerda do rio Areia Branca, por Joaquim Ignácio de Oliveira Gois e seu cunhado Antônio Gonçalves da Silva, à Mitra Diocesana de Botucatu para loteamento, por vias de aforamento, à denominada Fábrica de Santa Cruz. Por volta de 1906, a então Vila de Areia Branca passou a denominar-se Areiópolis, topônimo derivado de seu principal rio, Areia Branca.

Após ter sido elevada a Distrito de Paz, vários melhoramentos foram introduzidos na Vila, tais como, instalação de Cartório de Registro Civil e iluminação elétrica.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Areiópolis, pela lei estadual nº 1569, de 03-12- 1917, subordinado ao município de São Manuel.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Areópolis figura no município de São Manuel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Areiópolis, pela lei estadual nº 5285, de 18-02-1959, desmembrado de São Manuel. Sede no antigo distrito de Areiópolis.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1960.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é

Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário: