PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

História de Arco-Íris, São Paulo – SP

Histórico do Município: Arco-Íris, São Paulo – SP
Gentílico: arcoirense 

O distrito de Arco-Íris foi criado em 24 de dezembro de 1948, com sede no povoado de Santa Helena, em terras do município de Tupã e território desmembrado do distrito-sede desse município. A origem da cidade de Tupã, surgida na década de 20, está ligada aos movimentos de exploração e colonização da região localizada no espigão divisor de águas dos rios do Peixe e Feio, ou Aguapeí, então ainda coberta de matas e habitada pelos índios caingangues. Em 1928, atraído pela fertilidade das terras e pela quantidade de madeira de lei, João Lourenço deixou a cidade de Glicério para se estabelecer no local, iniciando o plantio de cereais. Da cidade de Braúna, chegou Aurélio Moreno Zamorra, que construiu a primeira casa em alvenaria de tijolos do povoado de Santa Helena. Logo em seguida, foi aberto um armazém e inaugurada uma serraria. 

Formação Administrativa 

Distrito criado com a denominação de Arco-Iris (ex-povoado de Santa Helena), pela lei estadual nº 233, de 24-12-1948, subordinado ao município de Tupã. 

Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o distrito de Arco-Íris, figura no município de Tupã. 

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991. 

Elevado à categoria de município com a denominação de Arco-Iris, pela lei estadual nº. 8550, de 30-12-1993, desmembrado de Tupã. Sede no antigo distrito Arco-Íris. Instalado em 01-01-1997. 

Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. 

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Biblioteca do IBGE.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...