quarta-feira, 15 de julho de 2015

São Paulo (cidade)

São Paulo é a capital do estado de São Paulo, principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. Cidade mais populosa do Brasil, da América e de todo o Hemisfério Sul, São Paulo é a metrópole brasileira mais influente no cenário global. Foi considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta e recebeu a classificação de cidade global alfa por parte doGlobalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
Do topo, da esquerda para a direita: Ponte Octávio Frias de Oliveira;
Museu de Arte de São Paulo (MASP) na Avenida Paulista; Catedral Metropolitana de São Paulo;
visão geral do centro velho da cidade; Parque Ibirapuera; Estação da Luz e panorama da cidade à noite.
A cidade exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista. Sedia eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.

A cidade possui o 10 maior PIB do mundo, que representa, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiroe 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo. Abriga as sedes de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil.

São Paulo é a sexta maior cidade do planeta, e sua região metropolitana, com 19.223.897 habitantes, é a quarta maior aglomeração urbana do mundo. Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e a Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Expandido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do Hemisfério Sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

Fonte: Itamaraty

Nenhum comentário: